Unidades da FUABC em Itatiba promovem orientação a gestantes e puérperas

Publicado em: 02/06/2022

Pacientes participaram de rodas de conversa sobre saúde mental materna

As unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF) Parque da Colina, Jardim das Nações e Zupardo, em Itatiba, gerenciadas pela Fundação do ABC, promoveram entre 23 e 27 de maio rodas de conversa e grupos de orientação com gestantes e puérperas sobre a campanha “Maio Furta-Cor”, que tem como objetivo conscientizar sobre a importância da saúde mental materna como forma de prevenir o adoecimento psíquico das gestantes. Na oportunidade, participaram, além da equipe, uma psicóloga perinatal que aplicou um teste de avaliação de risco da saúde mental.

SEMANA MUNDIAL DO BRINCAR

Com apoio da Fundação do ABC, entre 23 e 29 de maio a Prefeitura de Itatiba promoveu a Semana Mundial do Brincar 2022. As unidades de saúde de Itatiba gerenciadas pela FUABC dedicaram a semana à realização de atividades voltadas ao estímulo de desenvolvimento cognitivo e vínculo entre pais e crianças. O município aderiu ao Programa São Paulo pela Primeiríssima Infância, do Governo do Estado, que visa o desenvolvimento infantil completo e saudável por meio de práticas clínicas da saúde, educação e ação social.

SIMPÓSIO LGBTQIA+

Dia 26 de maio, no Teatro Ralino Zambotto, da Câmara Municipal de Itatiba, a enfermeira coordenadora assistencial da Fundação do ABC, Lana Lopes, foi uma das palestrantes convidadas do 1º Simpósio de Promoção da Cidadania LGBTQIA+ da cidade. Especialista em Saúde da Família e Gestão do Cuidado – Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais, a colaboradora discursou sobre a defesa dos direitos e liberdade da população LGBTQIA+ no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).