Unidades gerenciadas pela FUABC em Itatiba retornam com grupos de atenção e promoção à Saúde

Publicado em: 04/03/2022

Agente comunitária da ESF Jardim Ipê orienta casal sobre cuidados durante a gestação

As unidades gerenciadas pela Fundação do ABC em Itatiba, interior de São Paulo, retornaram com a programação de grupos de atenção para atendimento à população em diversas áreas, como cuidado à gestante e ao parceiro, saúde mental, puericultura, hipertensão, diabetes, entre outras. A iniciativa, norteada por preceitos de promoção à saúde e prevenção de agravos, é baseada na Política de Atenção Básica e nos princípios doutrinários do Sistema Único de Saúde (SUS) de integralidade, universalidade e equidade.

“A intenção é promover saúde e corresponsabilizar o paciente por seu estado de bem-estar. Além disso, visa integrar a população, fazendo com que seja um ponto de encontro e troca de ideias entre profissionais e população. A iniciativa estava parada por conta da pandemia, mas está retornando gradualmente com todos os cuidados exigidos pela Vigilância Sanitária”, disse o gerente administrativo da FUABC em Itatiba, Caio Arato.

Todas as unidades de saúde têm programação para um grupo por semana, todos os meses do ano. Diversos profissionais participam como orientadores, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, dentistas, auxiliares de saúde bucal, agentes comunitários de saúde e, em alguns casos, voluntários como podólogos, farmacêuticos e psicólogos.

DIA DA MULHER

Para além dos grupos, a gestão FUABC-Itatiba está planejando uma ação conjunta em todas as unidades de saúde da cidade, no dia 8 de março, para o cuidado voltado à mulher. Haverá orientações, livre demanda para coleta de exame citopatológico (Papanicolau) e limpeza dentária, além de brindes, café, caminhadas e distribuição de kits de higiene.