Unidades da Fundação do ABC comemoram “Dia das Crianças”

Publicado em: 14/10/2016

As unidades da Fundação do ABC não deixaram o mês das crianças passar em branco. Foram diversas comemorações, a começar pela Faculdade de Medicina do ABC, que na manhã de 8 de outubro recebeu no campus universitário grande festa destinada aos pacientes em tratamento no Ambulatório de Oncologia Pediátrica. Equipe multidisciplinar, funcionários da FMABC e grupo de voluntários estiveram reunidos para proporcionar quase três horas com muitas atividades recreativas, lúdicas e culturais – todas desenvolvidas juntamente com os pais e familiares, a fim de promover a integração com as crianças e com as equipes assistenciais.

Festa da Oncologia Pediátrica agitou campus da Medicina ABC

Festa da Oncologia Pediátrica agitou campus da Medicina ABC

A animação do ambiente ficou por conta de um DJ e entre as atrações constaram teatro, brincadeiras com palhaços e rodas de capoeira. Presenças de cão “pet terapeuta”, príncipe e princesa, além de motoqueiros que levaram os convidados para passear ao redor do campus abrilhantaram a festa, assim como sessões de massagem para as mães. Pintura facial, brigadeiro de colher, bolo, algodão doce e muitos “comes e bebes” também não faltaram na comemoração.

“Foi um dia gostoso e mágico, em que as horas passaram super-rápidas. Eu, meu marido e meu filho Lucas nos divertimos muito. Todos estavam acompanhados de seus familiares, com muita diversão para a criançada e comida à vontade. Houve interação entre os pacientes e seus familiares e esquecemos de todo o resto. A festa foi incrível. Não tenho palavras para agradecer a todos. São momentos assim que fazem a gente esquecer de todo o tratamento e apenas lembrar do principal, que é viver a vida alegremente. Fiquei muito feliz pela diversão do meu filho Lucas e feliz por todas as crianças, que se divertiram muito e com sorrisos nos rostos. Dias assim de festa são a alegria de todos nós”, descreve Andréia Silva Moran, mãe do pequeno Lucas, de 5 anos.

Todas as crianças em tratamento no ambulatório foram “apadrinhadas” e ganharam kits com roupas, calçados e brinquedos dos voluntários da ONG Amigos Solidários.

‘OPERAÇÃO CONTA GOTAS’ EM OSASCO

Na manhã de 11 de outubro, véspera do Dia das Crianças, o Hospital Municipal Central de Osasco (HMCO) ficou mais colorido. O grupo de palhaços voluntários da Operação Conta Gotas visitou o Pronto Atendimento Infantil da unidade – que recebe cerca de 260 crianças diariamente – para animar o ambiente terapêutico e promover a interação entre os pacientes, familiares, acompanhantes e equipes assistenciais.

Palhaços da Operação Conta Gotas animaram Pronto Atendimento Infantil de Osasco

Palhaços da Operação Conta Gotas animaram Pronto Atendimento Infantil de Osasco

“A comemoração do Dia das Crianças é uma tradição do hospital. Nos preocupamos com o bem-estar dos nossos pacientes e cada gesto, cada detalhe, é pensado para que o ambiente terapêutico seja o mais agradável no período em que estão conosco”, afirma a coordenadora do Serviço de Apoio ao Usuário (SAU), Andrea Marcandalli.

Além das festividades no pronto atendimento, as crianças internadas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica e na Clínica Pediátrica receberam brinquedos – fruto de doações recebidas – e também interagiram com o grupo de palhaços. Desde o último mês de abril, os “Doutores Sorrisologistas”, como são conhecidos, visitam a unidade quinzenalmente, passando por todas as alas do hospital: pronto-socorro, Clínica Médica, Clínica Cirúrgica e Ortopedia.

No período da tarde, a Clínica Pediátrica e o Pronto-Socorro Infantil do HMCO receberam visita de um grupo de Contadores de Histórias composto por 10 voluntários vindos da comunidade. Na oportunidade, os pequenos foram introduzidos ao mundo lúdico dos livros, com a leitura de poemas, fábulas, contos, histórias de aventura, entre outros temas que animaram ainda mais o “esquenta” para o Dia das Crianças.

PROMOÇÃO DA SAÚDE INFANTIL NA FMABC

As ligas acadêmicas de Medicina Legal e de Pediatria e Puericultura da Faculdade de Medicina do ABC organizaram em 12 de outubro o “Dia da Promoção da Saúde Infantil”. Das 9h às 15h, o campus universitário esteve aberto com objetivo de realizar atividades expositivas e educativas sobre prevenção de agravos à saúde envolvendo crianças. O evento multidisciplinar reuniu profissionais da saúde, alunos e professores de diversos cursos – entre os quais Medicina, Enfermagem, Farmácia, Nutrição, Fisioterapia e Terapia Ocupacional –, que receberam famílias e crianças de zero a 10 anos munícipes de Santo André, em acompanhamento pediátrico nos ambulatórios da FMABC ou nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) vinculadas à faculdade.

Entre as atividades desenvolvidas constaram avaliação da saúde bucal, orientações sobre prevenção de acidentes domésticos, dicas de alimentação saudável e avaliação nutricional, além de estimulação para o desenvolvimento motor. Também houve orientações sobre descarte consciente de medicamentos, com noções básicas sobre tempo de vida útil e armazenamento adequado.

UTI NEONATAL DE FRANCISCO MORATO

Enfermagem de Francisco Morato entregou pirulitos e enfeitou UTI Neonatal

Enfermagem de Francisco Morato entregou pirulitos e enfeitou UTI Neonatal

Os profissionais de Enfermagem da UTI Neonatal do Hospital Estadual de Francisco Morato enfeitaram todo o setor em 12 de outubro, penduraram bexigas e distribuíram pirulitos aos pais como forma de comemorar o Dia das Crianças. A ação também buscou integrar e motivar as equipes assistenciais a partir da mensagem: “Gostar de criança, apenas, não basta! É preciso ter brilho nos olhos enquanto trabalha e vontade de se doar para fazer parte do desenvolvimento dos recém-nascidos que entram em nossa unidade para serem cuidados”.

PALHAÇOS E BRINCADEIRAS EM PRAIA GRANDE

Crianças e adultos internados no Hospital Municipal ou em atendimento no Pronto-Socorro Central do Complexo Hospitalar Irmã Dulce de Praia Grande receberam visitas animadas em 11 de outubro, em comemoração pelo Dia das Crianças. Além da dupla de palhaços “Bororó” e “Sorriso”, jovens do Arco-Íris da Alegria e integrantes do projeto Corrente do Bem levaram mensagens e presentes aos pacientes. Quem estava nas UTIs Adulto, Pediátrica e Neonatal também foi contemplado.

Iniciativa da Comissão de Humanização do Irmã Dulce, o entretenimento ocorreu inicialmente com as presenças de Bororó e Sorriso, distribuição de brinquedos e dos tradicionais narizes de palhaço.

Em Praia Grande, bonecas “Naninhas” foram entregues a crianças hospitalizadas

Em Praia Grande, bonecas “Naninhas” foram entregues a crianças hospitalizadas

Para a enfermeira Josefa Carlos Cavalcante de Araújo, que coordena as unidades de Clínica Médica e de Psiquiatria do Irmã Dulce e que também preside a Comissão de Humanização do Complexo Hospitalar, a iniciativa levou novo ânimo a pacientes de todas as idades. “Percebemos que todos interagiram com os grupos. Essas pessoas desenvolvem uma nobre atividade, porque alegram o ambiente e quebram a rotina hospitalar”, disse.

Bonecas apelidadas de “Naninhas”, produzidas em tecido por artesãs do Projeto Corrente do Bem, foram outros brindes entregues às crianças hospitalizadas. Autor da inciativa, Milton Alvarenga destacou a importância do trabalho. “É gratificante poder levar essa alegria aos pacientes e perceber o quanto ficaram satisfeitos com nossa presença”.