Unidades da Fundação do ABC têm novos diretores gerais

Publicado em: 24/02/2017

Neste início de ano, cinco mantidas da Fundação do ABC passaram a contar com novos diretores gerais. Com a mudança de comando nas Prefeituras da região do ABC e na Presidência da FUABC, novos gestores foram selecionados, em comum acordo, com objetivo de ampliar as parcerias existentes e de otimizar ações na gestão compartilhada vigente nas unidades.


Aroldo da Costa Saraiva

Aroldo da Costa Saraiva

Maior unidade mantida da Fundação do ABC, a Central de Convênios tem como novo diretor geral Aroldo da Costa Saraiva. Formado em Ciências Biológicas pela Universidade de Mogi das Cruzes, com pós-graduação em Zoologia pela PUC de Belo Horizonte, o gestor já ocupou cargos de secretário municipal de Finanças (2015) e de Saúde (2015-2016) em Campos do Jordão, secretário municipal de Finanças em Ubatuba (2011-2012) e coordenador do Centro de Ciências Humanas, Letras e Educação na Universidade Braz Cubas de Mogi das Cruzes, entre outras atividades.

Criada em 2007 para prestar serviços sob necessidades específicas em saúde, a Central de Convênios atua em áreas clínicas e administrativas de UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), UBSs (Unidades Básicas de Saúde), PID (Programa de Internação Domiciliar), CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), Programa de Saúde da Família e SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), entre outros equipamentos.

Nas parcerias mais recentes da Central de Convênios estão a UPA do bairro Rodeio, em Mogi das Cruzes, e a UPA Central de Santos.


Nilton Angelo Lorandi

Nilton Angelo Lorandi

Composto pelo Hospital Anchieta, Hospital Municipal Universitário, Hospital Municipal de Clínicas José Alencar e Hospital e Pronto-Socorro Central, o Complexo Hospitalar Municipal de São Bernardo do Campo tem como novo diretor geral o economista Nilton Angelo Lorandi. O gestor traz no currículo graduação em Ciências Econômicas pelo IMES / Universidade de São Caetano do Sul (1975-1979), MBAs em Gestão Hospitalar e em Gestão Empresarial, ambos pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), EAD em Docência pela FGV, além de pós-graduações em Administração Hospitalar pelo Instituto Paulista de Ensino e Pesquisa e em Sistema de Informação pela Escola de Engenharia Mauá.

Entre os cargos de chefia já ocupados, o novo diretor do CHMSBC já desempenhou as funções de superintendente do Hospital e Maternidade Brasil (1986-2010) e de diretor administrativo do Hospital Estadual Mário Covas (2013-2014), entre outras organizações de saúde.


Onésimo Duarte

Onésimo Duarte Ribeiro Junior

O anestesista Dr. Onésimo Duarte Ribeiro Junior é o novo diretor geral do Hospital da Mulher “Maria José dos Santos Stein”, em Santo André. O gestor é formado em Medicina pela Faculdade de Medicina de Taubaté e traz no currículo mestrado em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina do ABC – instituição pela qual atua como professor da disciplina de Anestesiologia e coordenador da Residência Médica em Anestesiologia.

De acordo com Duarte, assumir o hospital é um grande desafio, tendo em vista a importância do equipamento de saúde para o Grande ABC e, principalmente, para a cidade de Santo André. “O Hospital da Mulher é considerado hoje o maior centro de referência em saúde da mulher da região do ABC e responde por 100% dos partos da cidade realizados via Sistema Único de Saúde. É uma responsabilidade muito grande estar à frente de uma unidade desse porte e tenho certeza de que vamos avançar na oferta de serviços, assim como na qualidade e humanização do atendimento”, afirmou.


Patrícia Veronesi

Patrícia Veronesi

A advogada Patrícia Veronesi é a nova diretora geral do Complexo Hospitalar Municipal de São Caetano do Sul, composto pelo Hospital Márcia Braido, Hospital Maria Braido, Hospital de Emergências Albert Sabin, Hospital São Caetano, Hospital Euryclides de Jesus Zerbini e Complexo Municipal de Saúde.

Formada em Direito em 1995, advogada militante, atuou como coordenadora do Departamento Jurídico da APAE de São Caetano do Sul até 2011. Possui pós-graduação Lato Sensu na Escola Superior de Advocacia, em Direito do Terceiro Setor. É procuradora adjunta da Federação das APAEs do Estado de São Paulo e tutora no curso “Da Denúncia à Intervenção”, promovido pela UNIAPAE. Foi sócia até 2013 da Dotta Sociedade de Advogados, sediada em São Caetano do Sul, pela qual assessorou os municípios de Itapetininga, Carapicuíba e Ferraz de Vasconcelos. De abril de 2013 a dezembro de 2016, advogou no escritório Almeida Teixeira Advogados Associados S/C.


Ricardo Carajeleascow

Ricardo Carajeleascow

Formado em Medicina pela Universidade de Taubaté (1995), com residência médica em Ginecologia e Obstetrícia pelo Hospital do Mandaqui e em Cirurgia Oncológica Pélvica pelo Instituto Brasileiro de Controle do Câncer (IBCC), Dr. Ricardo Carajeleascow é o novo diretor geral do Complexo de Saúde de Mauá – o COSAM –, que engloba o Hospital de Clínicas Dr. Radamés Nardini.

O gestor traz no currículo pós-graduação em Gestão Pública pela UNIFESP e pós-graduação em Gestão Pública pelo Instituto Gilmar Mendes. Já atuou como secretário municipal de Saúde em Paulínia (2013-2016) e assessor técnico da Secretaria de Saúde (2012-2013), entre outras atribuições.


 



Ex-aluno da primeira turma da FMABC

assume Secretaria de Saúde de Bertioga

Dr. Jurandyr José Teixeira das Neves

Aluno da primeira turma da Medicina ABC, de 1969, Dr. Jurandyr José Teixeira das Neves assumiu neste ano a Secretaria Municipal de Saúde de Bertioga, no Litoral paulista. Médico andreense com especialização em Ginecologia e Obstetrícia, radicou-se em Bertioga em 1984, onde foi vereador por três legislaturas e desincompatibilizou-se para assumir a Superintendência do Hospital Bertioga, cargo que ocupou entre 2009 e 2012. Dr. Jurandyr também já respondeu pela Secretaria Geral da Fundação do ABC e foi secretário adjunto de Saúde da Prefeitura de Santo André.

Neste novo desafio em Bertioga, comanda uma Secretaria de Saúde responsável por supervisionar os serviços médicos e odontológicos do município e por orientar as políticas de saúde coletiva. A Pasta responde pela assistência médica à população, sobretudo em atendimentos de urgência e emergência, além de trabalhar medidas preventivas na Atenção Básica, coordenar as campanhas de saúde e cuidar do controle de zoonoses e de epidemias, entre outras atribuições.