Unidades de Itatiba gerenciadas pela FUABC fazem ação especial do ‘Outubro Rosa’

Publicado em: 28/10/2022

Foto: Divulgação/Prefeitura de Itatiba

Todas as unidades de saúde de Itatiba gerenciadas pela Fundação do ABC abriram no sábado, dia 22 de outubro, em ação especial da campanha Outubro Rosa. Os serviços realizaram a orientação de prevenção, pedidos de mamografia, testes rápidos de HIV e coleta de Papanicolau — previamente agendada —, além de consultas médicas, de enfermagem e odontológicas. A ação, batizada de ‘Sábado Rosa’, gerou a emissão de mais de 250 pedidos de mamografia.

Ao todo foram 822 ações, que envolveram todas as unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESFs) do município, além das unidades Central, Cruzeiro, Virgínia, Pires, Engenho D’Água, Tapera e Harmonia.

Por ordem de atendimento, foram 274 coletas de Papanicolau e 258 pedidos para exames de mamografia – o grande foco da campanha. Também foram realizadas 82 avaliações odontológicas, 173 testes rápidos e 35 avaliações médicas.

“Trata-se de mais uma ação importante para a conscientização da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e câncer de colo de útero, tanto para as mulheres como para a sociedade. A parceria entre a FUABC e a Secretaria Municipal de Saúde de Itatiba tem gerado grandes fruto, e o principal deles é o cuidado continuado e com excelência para a população de Itatiba”, disse o gerente administrativo da FUABC, Caio Arato.