Unidades ligadas à FUABC recebem obras de arte da exposição “Coração Humano”

Publicado em: 10/03/2023

Centro Hospitalar Municipal (CHM), Hospital da Mulher e Hospital Estadual Mário Covas receberam esculturas

 

Cerimônia de entrega da escultura no CHM-SA

Na manhã desta sexta-feira (10/03), o Centro Hospitalar Municipal (CHM) de Santo André recebeu uma das dez obras de arte que integraram a segunda edição da campanha “Siga seu Coração”, organizada pelo Instituto Lado a Lado Pela Vida. Outras duas unidades geridas pela FUABC selecionadas para receber as esculturas foram o Hospital da Mulher Maria José dos Santos Stein e o Hospital Estadual Mário Covas (HEMC). Os serviços foram escolhidos em razão do perfil de atendimento, com assistência de qualidade reconhecida aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

O Instituto Lado a Lado Pela Vida é uma organização social brasileira que se dedica simultaneamente às duas principais causas de mortalidade no Brasil e no mundo, o câncer e as doenças cardiovasculares, além de realizar um intenso trabalho relacionado à saúde do homem.

Ao todo, a campanha “Siga seu Coração” exibiu dez esculturas no formato de coração, assinadas por dez renomados artistas plásticos. O objetivo da exposição foi a conscientização sobre a saúde do coração por meio da arte. Promovida desde 2014, a campanha reforça a importância da mudança de hábitos para prevenir doenças cardiovasculares.

CHM-SA recebeu a obra de arte “Coração de Homem”

O CHM foi agraciado com a escultura “Coração de Homem”, feita pelo artista Anderson da Silva. Na cerimônia de entrega estiveram presentes a vice-presidente da Fundação do ABC, Dra. Maria Odila Gomes Douglas, o diretor-geral da Rede de Atenção Hospitalar de Santo André, Dr. Victor Chiavegato, o diretor técnico do CHM, Dr. Sérgio Murilo Marques de Souza, a coordenadora da Linha de Cuidado em Saúde da Mulher de Santo André, Dra. Ana Paula Ponciano, a coordenadora administrativa do Instituto Lado a Lado pela Vida, Vitória Marina, entre outros convidados.

“Agradecemos imensamente a preferência do Instituto pelas unidades de Saúde de Santo André. Todos trabalhamos, homens ou mulheres, com o coração e para o coração. E quem trabalha com a saúde não trabalha com números ou dinheiro. Trabalhamos com pessoas. É motivo de muita alegria a FUABC ter três unidades selecionadas para receberem estas obras. Estes corações precisam e serão preservados”, disse a vice-presidente da FUABC, Dra. Maria Odila Gomes Douglas.

A vice-presidente da FUABC, Dra. Maria Odila Gomes Douglas

A entrega simbólica da obra de arte foi feita pela coordenadora administrativa do Instituto, Vitória Marina. “É uma honra para o Instituto compartilhar estas ações. O foco da campanha é conscientizar a população sobre a maior causa de morte no País, as doenças cardiovasculares. Por isso, tentamos trazer por meio da arte, de forma lúdica, para que as pessoas tenham mais interesse de cuidar da saúde do coração”, explica.

O diretor-geral da Rede de Atenção Hospitalar de Santo André, Victor Chiavegato, marcou presença no CHM e na cerimônia de entrega das obras no Hospital da Mulher, que ocorreu no dia anterior. “É uma iniciativa que está para além da saúde preventiva e curativa, pois trata-se também de uma ação de promoção da saúde. É um espaço para que possamos reconhecer que saúde também é arte. Agradecemos imensamente ao instituto por integrar o nosso calendário de ações neste mês da mulher”.

“Fico bastante emocionado, pois acredito muito neste hospital, nos colaboradores e no cuidado cada vez mais fortalecido. Estava ansioso pela vinda desta obra. A partir deste coração, humanizaremos e cuidaremos cada vez mais da nossa unidade”, disse o diretor técnico do CHM, Dr. Sérgio Murilo Marques de Souza.

HOSPITAL DA MULHER

Na quinta-feira (09/03), foi a vez do Hospital da Mulher de Santo André receber sua obra. Batizada de “Coração do Mundo”, do artista Antônio Malta Campos, a escultura é confeccionada em fibra de vidro e mede 1,70 m de altura, 2,25 m de comprimento e tem 1 m de largura.

“Essa obra tem tudo a ver conosco. Não somos vocacionados ao cuidado do coração, mas cuidamos do ‘coração figurativo’ da mulher, que são os bebês. Nosso hospital carrega o DNA da humanização. Como funcionários, e em nome dos pacientes, agradecemos ao Instituto por essa homenagem. Certamente um fato inédito e emocionante para todos”, disse o diretor técnico Hospital da Mulher, Dr. José Kleber Kobol Machado.

MÁRIO COVAS

Outra unidade vinculada à FUABC que foi selecionada pelo Instituto Lado a Lado Pela Vida é o Hospital Estadual Mário Covas (HEMC), em Santo André. O equipamento de saúde recebeu em 10 de fevereiro a obra “Coração Humano”, pela artista Janaína Wagner.

Todas as obras foram produzidas por artistas convidados em uma das salas do Hotel Maksoud Plaza, em São Paulo, em agosto de 2021. Cada artista, utilizando sua técnica e inspiração, deu vida às esculturas em um desafio diário para que cada uma pudesse expressar as mensagens e encantar o público com suas cores inebriantes.

A exposição “Siga seu Coração” foi lançada no final de 2021, no Conjunto Nacional, em São Paulo. Depois, percorreu o Shopping Jardim Pamplona, o Shopping Anália Franco e o Shopping Feira da Madrugada. Após os ciclos de exposições, foi realizada a seleção dos hospitais que seriam guardiões das obras.

Entrega no Hospital da Mulher reuniu gestores e demais colaboradores