Universidades brasileiras se unem para descobrir efeitos da Covid-19 na pele

Publicado em: 18/06/2021

Estudo é realizado pela Medicina ABC, em parceria com outras quatro universidades e com apoio da Sociedade Brasileira de Dermatologia

 

Infecção pelo novo coronavírus também pode se manifestar na derme

Fadiga, depressão, dificuldade de concentração, dores intensas. Além dos efeitos no pulmão, cérebro e coração já relatados em diferentes estudos, a infecção pelo novo coronavírus também pode se manifestar na derme. Por isso, pesquisadores de cinco universidades brasileiras se uniram para investigar os efeitos do pós-Covid na pele: Centro Universitário Faculdade de Medicina do ABC (FMABC), Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Faculdade de Medicina da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade Federal de Goiás (UFG) e Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

A pesquisa tem apoio da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e consiste em uma enquete on-line, que busca descobrir como se comportaram as manifestações dermatológicas após a infecção pelo novo coronavírus e a repercussão da Covid-19 em pacientes com doenças inflamatórias crônicas, como hidradenite supurativa, urticária, psoríase, dermatite atópica, hanseníase, entre outras.

A colaboração com o estudo “Aspectos cutâneos da síndrome pós-Covid” é feita de maneira anônima pelo site https://bit.ly/3tyseVk e o preenchimento do questionário leva menos de 5 minutos. Não há necessidade inserção de dados ou identificação pessoal (com informações da SBD e PUCPR).