UPA 24h de Mogi realiza 23 mil atendimentos em três meses de funcionamento

Publicado em: 09/03/2016

O secretário municipal de Saúde de Mogi das Cruzes, Marcello Delascio Cusatis, e a nova presidente da Fundação do ABC, Maria Aparecida Batistel Damaia, visitaram em 22 de fevereiro a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas do bairro do Rodeio. Inaugurada no final de outubro, a unidade de saúde contabilizou no primeiro trimestre de funcionamento 23.169 atendimentos – a grande maioria pacientes que residem no distrito e bairros próximos, comprovando a importância da escolha daquela região para implantação da unidade.

Do total de atendimentos prestados nos primeiros três meses, quase 60% dos pacientes declararam residir em Cézar de Souza, Rodeio, Jardim Maricá, Boturuju, Mogilar e outros bairros próximos. “Os primeiros resultados comprovam que foi acertada a decisão de implantarmos a primeira UPA 24 horas nessa região. Uma outra UPA 24 horas já está sendo construída na avenida Kaoru Hiramatsu e complementará o atendimento de urgência e emergência na cidade”, explicou o secretário.

Durante a visita, Cusatis mostrou para a presidente da Fundação do ABC as instalações da UPA e os fluxos de atendimento. Ela ficou impressionada com a organização da unidade. “Está tudo muito bem instalado e organizado, podendo servir de exemplo para outros serviços de urgência e emergência ou gestores de saúde”, afirmou Maria Aparecida Batistel Damaia.

 

NÚMEROS EXPRESSIVOS

Nos primeiros três meses de funcionamento, a UPA 24 horas realizou 23.169, sendo 19.615 atendimentos de clínica médica e 3.554 de pediatria. Deste total, 784 pacientes permaneceram em observação e 204 foram transferidos para hospitais da cidade. A UPA 24 horas entrou em operação em 31 de outubro, dotada de equipamentos de ponta, medicamentos de alto custo e profissionais capacitados para prestar atendimentos de urgência e emergência em toda a região de Cézar de Souza, Rodeio e bairros próximos.

A unidade funciona 24 horas por dia, inclusive sábados, domingos e feriados, para atender casos de urgência e emergência para crianças e adultos, como paradas cardíacas, derrames, fraturas, quedas graves, febre alta, entre outros problemas que exijam atendimento rápido, eficiente e com resolutividade. São 1,3 mil metros quadrados de construção na avenida Pedro Romero, s/nº, ao lado da AACD.

 

VILA SUÍSSA

Além da nova Unidade de Pronto Atendimento, a população continua contando com os serviços do Posto de Saúde Vila Suíssa, que funciona de segunda a sexta-feira com consultas agendadas de clínica médica, pediatria, ginecologia, odontologia, vacinas, curativos, além de exames de tomografia computadorizada. Desde a implantação da UPA 24 horas, já foram realizadas 5.416 consultas no Vila Suíssa e 1.053 tomografias.