UPA Central de Santos completa 6 meses com marca de 100 mil consultas

Publicado em: 19/08/2016

Inaugurada em 15 de janeiro deste ano, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Central de Santos comemorou 6 meses de funcionamento com a marca de 100.000 consultas realizadas nas áreas de Clínica Médica, Ortopedia, Pediatria, Odontologia e Enfermagem. Parceria entre Prefeitura e Fundação do ABC, o equipamento de saúde na Vila Mathias é porta de entrada para casos de urgência e emergência do município, com média diária de aproximadamente 550 atendimentos.

A marca foi atingida às 21h02 de um domingo – 24 de julho. Do total, 70,98% (70.979) são pacientes de Santos. Os demais vieram, principalmente, de São Vicente (20.343 pacientes), Praia Grande (2.045), Guarujá (1.415), Cubatão (1.106), São Paulo (347), Itanhaém (107), Mongaguá (105), Peruíbe (67) e Bertioga (59).

Unidade de urgência e emergência na Vila Mathias também contabilizou quase 170 mil exames e procedimentos

Unidade de urgência e emergência na Vila Mathias também contabilizou quase 170 mil exames e procedimentos

Outro número que impressiona neste primeiro semestre de atividades da UPA Central é o de exames e procedimentos. Foram quase 170 mil, com destaque para 81.622 exames laboratoriais, 71.799 medicações administradas na unidade, 9.909 exames de raio-x, 2.815 inalações e 1.986 eletrocardiogramas, além de 210 suturas e 196 curativos.

QUANTIDADE COM QUALIDADE

A Ouvidoria da Prefeitura de Santos instalou em 15 de junho, na UPA Central, seu primeiro Posto Avançado Itinerante – projeto que percorrerá outros equipamentos públicos ao longo deste ano, com objetivo de aproximar ainda mais a população da administração municipal.

Os trabalhos na UPA seguiram até 1º de julho e os resultados confirmam que a unidade não se destaca apenas pelo elevado número de atendimentos realizados, mas também pela qualidade da assistência ofertada à população. Conforme levantamento do Posto Avançado da Ouvidoria, a aprovação do tempo de espera para a classificação de risco na UPA Central foi de quase 90%, enquanto a aprovação do tempo de espera até a consulta com o médico atingiu aproximadamente 80%.

No período em que o Posto Avançado da Ouvidoria ficou na UPA Central, 6.986 pessoas foram atendidas pelos médicos da unidade, sendo 5.025 moradores de Santos – ou seja, 71,9%. Somente 6% dos pacientes que procuraram atendimento médico no local esperaram mais tempo do que o previsto pelo protocolo de classificação de risco municipal. Dos 151 cidadãos que registraram elogios, queixas ou fizeram sugestões, apenas nove relataram demora para serem chamados pelo médico.

“A grande maioria da população está satisfeita com o atendimento na UPA Central, o que mostra que estamos no caminho certo. Trata-se de uma unidade extremamente nova, com seis meses recém-completados, e cujos trabalhos têm sido aprimorados a cada dia”, afirma a gerente da UPA Central, Zilvani Guimarães, que acrescenta: “Os resultados do trabalho do Posto Avançado da Ouvidoria são mais um estímulo a todos os colaboradores da unidade. Mais de 80% dos pacientes consideraram que nossos médicos são atenciosos, educados e que os examinaram muito bem. Isso é muito gratificante”.

O posto avançado disponibilizou o suporte da Ouvidoria aos pacientes que procuravam a UPA, com um funcionário permanente no local, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Nos demais horários, nos finais de semana e feriados, a população teve um formulário à disposição para registrar queixas e elogios com relação ao atendimento e conforto na UPA Central.

A UPA Central de Santos foi inaugurada no início deste ano e substitui com vantagens o antigo Pronto-Socorro Central da cidade, com mais conforto aos usuários e agilidade no atendimento. A unidade conta com programa de Acolhimento com Classificação de Risco, que visa garantir que pacientes em sofrimento intenso, com risco de morrer ou com quadro clínico agravado sejam atendidos primeiro. Ao chegar à unidade, os usuários passam por avaliação prévia com enfermeiro e são classificados por cores, que indicam a gravidade do caso: vermelha (prioridade zero) = emergência; amarela (prioridade 1) = urgência; verde (prioridade 2) = não urgente; e azul (prioridade 3) = baixa complexidade.