UPA Central de Santos organiza ‘SIPAT’

Publicado em: 06/10/2017

Sipat ocorreu em horários variados, a fim de abranger o maior número possível de colaboradores

Parceria entre Fundação do ABC e Prefeitura de Santos, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Central, localizada na Vila Mathias, promoveu entre 2 e 6 de outubro a segunda edição da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho, a SIPAT. Trata-se de evento cujos principais objetivos são fortalecer os princípios de segurança, instruir para práticas adequadas na execução do trabalho e, dessa forma, prevenir acidentes no ambiente de trabalho – especialmente na unidade de saúde, onde existem riscos biológicos de contaminações e infecções.

As atividades ocorreram em horários variados, a fim de abranger o maior número possível de colaboradores. Entre os temas abordados estiveram “Segurança com manuseio de produtos químicos”, “Cuidados com a pele”, “Doenças sexualmente transmissíveis”, “Você sabe o que está comendo?”, “Normas Regulamentadoras NR-32 e NR-06”, “Atendimento de Suporte Básico”, “Prevenção de acidentes com material perfurocortante”, “Humanização na saúde” e “Ginástica laboral”. A fim de estimular a integração entre os funcionários, todos os dias, no intervalo entre as palestras, houve espaço para coffee break.

Com periodicidade anual, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho é promovida pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) e está prevista na Norma Regulamentadora Nº 5 (NR-5) do Ministério do Trabalho e Emprego.

Profissionais de Ortopedia em atividade de sensibilização para o Acolhimento com Classificação de Risco

CLASSIFICAÇÃO DE RISCO

Outra ação de destaque realizada recentemente na UPA Central de Santos envolveu a equipe de Ortopedia da unidade. Em 28 de setembro, os profissionais estiveram reunidos em atividade de sensibilização para o Acolhimento com Classificação de Risco. “Esse tipo de iniciativa faz parte da cultura de educação continuada que cultivamos na UPA e é muito importante para a manutenção dos indicadores positivos de humanização no atendimento. É um trabalho permanente, que tem garantido êxito em todas as nossas prestações de contas junto ao município”, revela a gerente da UPA Central de Santos, Zilvani Guimarães.

Neste outubro será a vez das equipes de Clínica Médica e de Pediatria passarem pela sensibilização.