UPA Central de Santos faz treinamento para brigada de incêndio

Publicado em: 20/12/2018

Grupamento recebeu capacitação sobre combate a incêndio, manobras cardíacas, entre outras técnicas

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Central de Santos realizou em 7 de dezembro a terceira edição do “Curso básico de formação de Brigada de Incêndio” – treinamento anual e obrigatório para a renovação do AVCB – Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros, necessário para o funcionamento do prédio da UPA. Sob comando do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho da Fundação do ABC (SESMT-FUABC), a atividade contou com 30 participantes.

A capacitação do grupamento visa a proteção da integridade física de funcionários, pacientes e do patrimônio da unidade de saúde. Posteriormente, os integrantes da brigada devem se reunir periodicamente em encontros de atualização e reciclagem.

O treinamento na UPA Central contou com aulas teóricas e práticas de primeiros socorros, assim como de princípios de incêndio, rotas de fuga, classes de incêndio e conhecimentos técnicos sobre os equipamentos de combate a incêndio, entre os quais os tipos de extintores, hidrantes, detectores de fumaça, alarmes de incêndio e mangueiras. Durante a capacitação, também foram ministradas aulas sobre sinais, sintomas e condutas em situações como desmaio, convulsão, ferimentos externos e até mesmo parada cardiorrespiratória, quando os colaboradores simulam massagem cardíaca.

“Temos realizado o curso anualmente, desde a abertura da UPA em 2016. Trata-se de uma atividade importante, que permite mantermos sempre funcionários habilitados a lidar com situações de combate a incêndio e atendimento às vítimas”, revela a gerente da UPA Central de Santos, Zilvani Guimarães.