UPA Centro é inaugurada em Osasco

Publicado em: 17/06/2016

A exemplo do Hospital Municipal Central, nova Unidade de Pronto Atendimento está sob gestão da FUABC

 

A Prefeitura de Osasco inaugurou em 14 de junho a Unidade de Pronto Atendimento Centro – batizada UPA Vicente Missiano. A exemplo do Hospital Municipal Central de Osasco (HMCO), a gestão do novo equipamento de saúde é compartilhada com a Fundação do ABC, o que permite otimizar recursos disponíveis, ampliar áreas de atendimento e melhorar a assistência em benefício de toda a população do município.

A presidente da FUABC, Maria Aparecida Batistel Damaia, e o prefeito de Osasco, Jorge Lapas

A presidente da FUABC, Maria Aparecida Batistel Damaia, e o prefeito de Osasco, Jorge Lapas

Abrigada em prédio próprio com mais de 1.300 m², a UPA Vicente Missiano assume os serviços de urgência e emergência adulto do Hospital Municipal Central – os atendimentos pediátricos continuam no pronto-socorro infantil do HMCO. A nova unidade funciona 24 horas por dia, inclusive aos sábados, domingos e feriados, atendendo casos de urgência e emergência como paradas cardíacas, derrames, fraturas, quedas graves e febre alta, entre outros problemas. Com infraestrutura moderna, a UPA garante maior conforto e agilidade no atendimento desses usuários. “A expectativa é de que o local receba até 550 pacientes por dia provenientes de demanda espontânea ou referenciada. Serão cerca de 16,5 mil atendimentos por mês”, calcula o diretor geral do HMCO, Dr. Alessandro Neves.

Classificada como UPA Porte III, a nova Unidade de Pronto Atendimento Centro de Osasco conta com 19 leitos de observação e atende casos de pequenas e médias urgências e emergências nas áreas de Clínica Médica, Clínica Cirúrgica e Ortopedia, além da inauguração do serviço de Urgência em Odontologia. São dois andares com consultórios, salas de espera e recepção, administração e almoxarifado, além de posto de enfermagem, quartos de observação masculina, feminina e isolamento. Também há espaços destinados à inalação, sutura, curativos, coleta de exames e hidratação.

Entre os serviços de apoio diagnóstico e terapêutico constam exames laboratoriais de hematologia, bioquímica e análises de amostras biológicas como urina, fezes e secreções, por exemplo. No campo de imagem, o parque tecnológico oferece eletrocardiografia, radiologia geral e odontológica.

Prefeito Jorge Lapas, o diretor geral do HMCO, Dr. Alessandro Neves, e o secretário de Saúde de Osasco, José Amando Mota

Prefeito Jorge Lapas, o diretor geral do HMCO, Dr. Alessandro Neves, e o secretário de Saúde de Osasco, José Amando Mota

Iniciativa do Governo Federal, as Unidades de Pronto Atendimento – também conhecidas como UPAs 24h – integram a rede de urgência e emergência e caracterizam-se como componente pré-hospitalar fixo. De complexidade intermediária, ocupam espaço entre a Atenção Básica e a Atenção Hospitalar. São implantadas em locais estratégicos, em conformidade com a Política Nacional de Atenção às Urgências. Com atendimento à demanda espontânea e referenciada, têm como objetivos oferecer à população serviço de pronto atendimento e exames correlatos, reduzir o tempo de espera nessa área e melhorar a assistência, além de diminuir a sobrecarga das unidades hospitalares municipais.

A UPA Vicente Missiano fica na Rua Aymoré de Mello Dias, 51, Centro – Osasco (SP).

PROTOCOLO DE MANCHESTER

Implantado com sucesso no Hospital Municipal Central de Osasco, o Protocolo de Manchester teve continuidade na UPA Vicente Missiano. Trata-se de sistema internacional de classificação de risco aplicado ao atendimento de casos de urgência e emergência, cujo objetivo é classificar os usuários de acordo com a gravidade do quadro clínico. Dessa forma, quanto mais crítico o estado de saúde do paciente, mais rapidamente ele recebe assistência, conforme recomendação da Organização Mundial da Saúde e do Ministério da Saúde.

Ao chegar à unidade, o paciente passa por avaliação prévia com enfermeiros capacitados à aplicação do Protocolo de Manchester. Nesse momento é feita a classificação de risco, que é separada por cores e tem cinco níveis de intensidade. Casos classificados com a cor vermelha são gravíssimos e o atendimento é imediato. Em seguida, a prioridade é dos muito urgentes, de cor laranja, que sinaliza pacientes graves, com risco significativo e que devem ser assistidos o mais rápido possível. O terceiro nível é o das situações urgentes, de gravidade moderada e sem risco imediato, seguido pelos pouco urgentes (verde), que têm condições de aguardar atendimento, assim como os não urgentes (azul), que também podem esperar ou procurar uma Unidade Básica de Saúde.

FUNDAÇÃO DO ABC / HMCO

Caracterizada como pessoa jurídica de direito privado, entidade filantrópica de assistência social, saúde e educação, a Fundação do ABC assumiu em abril de 2015 a gestão do Hospital Municipal Central de Osasco “Antonio Giglio”. A unidade atende, em média, 700 pessoas diariamente e realiza 340 cirurgias por mês. Conta com mais de 200 leitos e 770 funcionários diretos vinculados à FUABC. Trata-se de hospital geral, sem maternidade, com pronto-socorro infantil e leitos de internação em áreas como Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Ortopedia e Pediatria, além de contar com Unidade de Terapia Intensiva adulto e infantil e Hospital Dia.

No campo diagnóstico e terapêutico estão disponíveis exames laboratoriais de hematologia, bioquímica, análises de amostras biológicas, imunoquímicos, hormonais, microbiologia, anatomia patológica e parasitologia, além de radiologia, tomografia, ultrassom, endoscopia e doppler.