UPA Franco da Rocha planta árvores no ‘Dia Mundial do Meio Ambiente’

Publicado em: 06/06/2014

Administrada pela Central de Convênios da Fundação do ABC desde a inauguração no final de 2013, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Franco da Rocha aproveitou o Dia Mundial do Meio Ambiente, na última quinta-feira (5 de junho), para realizar plantio de 11 árvores de variadas espécies dentro do complexo de saúde.

Entre as mudas selecionadas estão exemplares de Aroeira-salsa, Ipê-de-jardim, Maracá-da-serra, Ipê-amarelo, Quaresmeira e Ipê-roxo. O plantio das novas espécies buscou envolver funcionários das quatro diretorias da UPA e também colaboradores terceirizados. “Chamamos representantes de todos os departamentos para o plantio. Cada muda ganhou uma placa à frente com o nome da espécie e o setor da UPA responsável pelos cuidados”, explica o gestor ambiental da UPA Franco da Rocha, José Alexandre Filho.

As 11 novas mudas foram cedidas pelo departamento de Meio Ambiente da Prefeitura de Franco da Rocha. Já as placas com o nome das espécies foram feitas a partir de materiais reciclados, com apoio da equipe da Oficina de Reciclagem da Fundação do ABC. Entre as autoridades que prestigiaram o evento esteve o prefeito Kiko Celeguim.

Além da homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente e da conscientização sobre a importância da preservação ambiental, a ação na UPA de Franco da Rocha serviu como pontapé inicial para a arborização do complexo de saúde. “Temos ampla área verde no terreno da UPA, mas poucas árvores. Pretendemos realizar outras ações como essa, a fim de arborizar o complexo e chamar a atenção para a importância da preservação do meio ambiente”, completa José Alexandre Filho.

A questão ambiental tem sido pauta prioritária na Fundação do ABC e unidades mantidas. Em 2013, por exemplo, o Hospital de Clínicas Dr. Radamés Nardini, de Mauá, conquistou o prêmio do Governo do Estado “Hospital Amigo do Meio Ambiente”. Em edições anteriores, a honraria foi entregue duas vezes ao Hospital Estadual Mário Covas, ao Hospital da Mulher de Santo André e à própria mantenedora, a FUABC, pelo programa de Oficina de Reciclagem para adolescentes em tratamento no Ambulatório de Hebiatria da Faculdade de Medicina do ABC.

 

Dia Mundial do Meio Ambiente

A ONU (Organização das Nações Unidas) decretou em 1972 o 5 de junho como Dia Mundial do Meio Ambiente para mobilizar populações e países em torno de ações de conscientização em favor de um mundo sustentável. Os principais objetivos da comemoração são mostrar o lado humano das questões ambientais, capacitar pessoas a se tornarem agentes ativos do desenvolvimento sustentável, promover a compreensão de que é fundamental que comunidade e indivíduos mudem atitudes em relação ao uso dos recursos ambientais e incentivar parcerias para garantir que todas as nações e povos desfrutem um futuro mais seguro e próspero.