UPA Zaíra, em Mauá, inicia processo de informatização

Publicado em: 17/01/2023

Até o fim de janeiro, as 4 UPAs de Mauá terão aderido ao sistema

 

Foto: Evandro Oliveira/PMM

A informatização da saúde em Mauá segue avançando. Dia 16 de janeiro, a Prefeitura começou a implantação do sistema na recepção da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Zaíra. Em dezembro, a gestão realizou o mesmo processo na UPA Vila Assis e, na semana passada, na Barão de Mauá. Depois, será a vez da unidade da Vila Magini. Até o final de janeiro, as quatro unidades da cidade estarão operando com o novo sistema.

O projeto de informatização faz parte do programa Mauá Cidade Digital, que garante investimentos em tecnologia para o município, e teve início em junho de 2022. Prevê serviços como cadastro dos usuários, controle de agendas dos profissionais, recepção dos pacientes, solicitação e regulação de exames e consultas especializadas.

Entre os objetivos está garantir mais agilidade no atendimento, organizar demandas e ofertas por consultas e procedimentos.

Na primeira fase, em operação nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde), centros de especialidades e Central de Regulação Municipal, os serviços solicitam as consultas e exames especializados com agendamentos também feitos pelo sistema.

Os pacientes recebem um SMS no celular com a data da consulta ou exame. A medida visa reduzir as faltas nestes procedimentos. Por isso, é importante o munícipe manter os dados atualizados. Cerca de 200 mil pacientes já estão cadastrados.

A informatização da recepção, agendas e registro de produção de cadastros e atendimentos começou em julho do ano passado. Hoje, 20 das 23 UBSs do município já operam neste modelo, além do Centro de Especialidades Médicas de Mauá, Centro de Referência em Saúde da Mulher, Criança e Adolescente, Centro de Especialidades Odontológicas, Centro Especializado em Reabilitação e regulação ambulatorial.

Na próxima fase será implantado o prontuário eletrônico. Unidade piloto da informatização na cidade, a UBS Zaíra 1 vem realizando os atendimentos neste modelo desde setembro.

A Prefeitura também entregou tablets para os agentes comunitários de saúde das UBSs revitalizadas (Macuco, Magini, Kennedy e Zaíra 1). Os dispositivos móveis têm aplicativo para o registro dos cadastros, assim como das visitas domiciliares.