Urologia da FMABC promove mutirão de vasectomias no Hospital de Clínicas de SBC

Publicado em: 24/11/2017

Disciplina articula com prefeituras do ABC ações em apoio à campanha Novembro Azul

 

Procedimento atenderá 36 pacientes do município que estavam na fila pelo procedimento

A disciplina de Urologia da Faculdade de Medicina do ABC (FMABC), em parceria com a Secretaria de Saúde de São Bernardo do Campo, promoverá no próximo sábado (25/11) um mutirão de cirurgias de vasectomia, procedimento cirúrgico de esterilização para homens. Ao todo, 36 pacientes do município que estavam na fila pelo procedimento serão operados. O atendimento será das 7h às 13h, no Hospital de Clínicas Municipal de São Bernardo (HC-SBC), no bairro Alvarenga.

Seis urologistas, quatro médicos residentes, além de funcionários do hospital, participarão do atendimento dos pacientes em três salas cirúrgicas previamente separadas. O procedimento, feito geralmente sob anestesia local, dura de 30 a 40 minutos. “Esta é uma das maiores demandas do município, por isso aproveitamos a campanha sobre o Novembro Azul para dar início ao mutirão e ajudar quem precisa e deve se cuidar. Será a primeira vez, mas a expectativa é de agendarmos novas datas”, explica o médico assistente de Urologia da FMABC, coordenador da Urologia do HC-SBC e da Liga de Urologia da FMABC, Dr. Leonardo Seligra Lopes.

Todos os pacientes farão acompanhamento pós-cirúrgico na unidade, quando serão realizados exames de espermograma para avaliar a eficácia das cirurgias.

MEIA MARATONA DE SANTO ANDRÉ

O mutirão de vasectomias é inspirado na campanha Novembro Azul, mês que intensifica a prevenção e tratamento de doenças masculinas, especialmente o câncer de próstata. Por isso, a disciplina de Urologia da FMABC também realiza outras duas atividades esta semana, entre as quais a participação na Meia Maratona de Santo André, no próximo domingo (26/11).

Um estande da Liga de Urologia da FMABC será montado das 7h às 12h no estacionamento do Paço Municipal, em parceria com a Secretaria de Esporte e Prática Esportiva. São esperadas cerca de 3.000 pessoas para o evento. No local, urologistas farão abordagens especialmente entre homens acima dos 50 anos. Serão dadas orientações para realização periódica de exames que rastreiem doenças da próstata, bem como avaliações de rotina, dicas de alimentação saudável, atividade física e controle da pressão arterial.

A doença tem maior incidência em homens afrodescendentes, obesos ou com histórico familiar da doença. “No local teremos acesso a um público-alvo extremamente importante para divulgação dessas informações”, disse Dr. Leonardo Lopes, que também ministrou na quarta-feira (22/11) palestra sobre prevenção de doenças urológicas aos funcionários do Hospital de Clínicas Municipal de São Bernardo.

Em 2017, 61,2 mil casos de câncer de próstata devem ser diagnosticados no Brasil. Trata-se do segundo tipo mais comum entre os homens brasileiros, atrás apenas do câncer de pele. Os dados são do Instituto Nacional de Câncer (INCA).