Urologia organiza curso de ureteroscopia flexível

Publicado em: 07/02/2014

A disciplina de Urologia da FMABC organizou em 18 de janeiro o primeiro curso teórico e prático de ureteroscopia flexível para formação de residentes. Coordenado pelo Dr. Antonio Corrêa Lopes Neto e sob supervisão do Dr. Antonio Carlos Lima Pompeo, o treinamento reuniu residentes R3, R4 e R5 em aulas teóricas sobre o passo a passo da ureteroscopia flexível, seguidas de treinamento prático do procedimento cirúrgico em estações “Hands On”, com simuladores e equipamentos de alta tecnologia.

A ureteroscopia é procedimento considerado minimamente invasivo. Consiste na verificação do ureter por via endoscópica, através de um aparelho com uma microcâmera na ponta, que é passado pela uretra e bexiga, até chegar ao ureter. Dessa forma, é possível visualizar o problema sem necessidade de incisão cirúrgica, o que reduz o tempo de internação e de recuperação do paciente.

A indicação é feita principalmente em casos de obstrução urinária provocada por cálculos (pequenas “pedras” que se deslocam dos rins para o ureter). Essa obstrução causa forte cólica e ocorre, geralmente, em pacientes com idade entre 20 e 40 anos. Com a ureteroscopia é possível identificar os cálculos e removê-los. O procedimento também é adotado quando há suspeita de tumor de ureter (que normalmente acomete fumantes com mais de 60 anos de idade), momento em que é retirada pequena parcela do local suspeito e encaminhada para biópsia.

O curso teórico e prático de ureteroscopia flexível teve parceria com o ICEPS – Instituto de Capacitação em Ensino e Pesquisa em Saúde.