USCS fecha parceria para divulgação da CoronaVac na Fundação do ABC

Publicado em: 19/08/2020

Com 25 mil funcionários diretos na área da Saúde, FUABC irá colaborar com a Universidade Municipal de São Caetano do Sul na captação de voluntários para testar a vacina contra a Covid-19

 

A Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) acaba de fechar parceria para divulgação dos testes da CoronaVac junto aos 25 mil funcionários da Fundação do ABC (FUABC). O objetivo do acordo é recrutar profissionais da Saúde interessados em participar da pesquisa com a vacina contra o novo coronavírus. Trata-se de convênio inédito entre o Instituto Butantan e a farmacêutica Sinovac Life Science, do grupo Sinovac Biotech, que prevê a produção e testes da vacina contra a Covid-19 – uma das mais promissoras em todo o mundo e que tem a USCS como um dos centros de pesquisa credenciados.

O estudo encontra-se na fase final e prevê a testagem de 9 mil profissionais da Saúde que trabalham no atendimento a pacientes com Covid-19. Os voluntários devem ter mais de 18 anos e não podem ter sido infectados pelo novo coronavírus, tampouco participar de outros estudos.

A Fundação do ABC está entre as maiores empregadoras do País na área da Saúde. A entidade foi escolhida pela USCS justamente pelo grande número de funcionários contratados e por estar na linha de frente do combate à Covid-19 na maioria dos equipamentos de Saúde que administra. Hoje a FUABC está à frente de diversas unidades públicas de saúde, entre as quais 16 hospitais, 4 Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs), do Centro Universitário Saúde ABC / Faculdade de Medicina do ABC e da Central de Convênios, que gerencia dezenas de unidades na Atenção Básica, rede de Urgência e Emergência, Saúde Mental, entre outras.

Os profissionais da Saúde interessados em participar como voluntários dos testes com a CoronaVac podem obter mais informações e se inscrever no site https://coronauscs.org.

 

ACORDO INTERNACIONAL

Em 11 de junho, o Governo do Estado de São Paulo anunciou a parceria entre o Instituto Butantan e a farmacêutica chinesa Sinovac Life Science para testes clínicos e produção de vacina CoronaVac, em estágio avançado de desenvolvimento. O acordo prevê testagem em cerca de 9 mil voluntários no Brasil e fornecimento de doses até junho de 2021, caso a imunização se prove eficaz e segura.

Se a vacina for aprovada, Sinovac e Butantan vão firmar acordo de transferência de tecnologia para produção em escala industrial e fornecimento gratuito à população por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

A fase 1 (inicial) consistiu em testes preliminares realizados na China, em adultos, que foram monitorados de perto para avaliar segurança. A fase 2 (ampliada), também em território chinês, contou com 600 voluntários e testou a segurança de forma mais detalhada, assim como a resposta imune dos participantes. A fase 3 (final) é a atual, em que a USCS participa como Centro de Pesquisa parceiro do Instituto Butantan para testagem de 9 mil voluntários, a fim de verificar a segurança e a eficácia da vacina na proteção contra a doença.