Uso responsável de medicamentos é tema de orientação em Itatiba

Publicado em: 05/08/2022

Pacientes hipertensos e diabéticos puderam tirar dúvidas e conhecer mais sobre suas doenças, controle e interações medicamentosas

 

A unidade de Estratégia de Saúde da Família (ESF) do bairro Jardim das Nações, em Itatiba, promoveu dia 28 de julho uma série de orientações para um grupo de 13 pacientes hipertensos e diabéticos sobre o uso responsável de medicações para tratamento e acompanhamento das doenças. Todos os participantes tiveram verificadas a pressão arterial e a glicemia capilar.

A palestra foi conduzida pelo farmacêutico André Luis Pera, com apoio da enfermeira responsável, Donata Kelly, além de agentes comunitários de saúde (ACSs).

Todos os pacientes foram orientados quanto às medicações mais comuns anti-hipertensivas e antidiabéticas, insulinas, além das ações dessas medicações junto a anti-inflamatórios, antigripais, entre outras medicações que podem inibir, reduzir ou alterar os efeitos esperados.

Caso o paciente passe em consultas com outros especialistas, é imprescindível levar a receita das medicações que faz uso, para que haja interação dos profissionais em relação ao tratamento integral dos pacientes.

“Esses grupos são de extrema importância para a adesão dos portadores de doenças crônicas que não têm bom controle terapêutico, inclusive aos cuidadores. Na unidade do Nações, os grupos acontecem sempre na última quinta-feira do mês, às 7h30. Fica o convite para toda a população portadora de doenças crônicas e também aos que tenham interesse em participar”, disse o gerente administrativo da FUABC, Caio Arato.

ESF PORTO SEGURO

No dia 29 de julho foi a vez da unidade de Estratégia Saúde da Família Porto Seguro promover conscientização sobre diabetes e hipertensão com nove pacientes da unidade. O terceiro encontro do grupo foi conduzido pelo farmacêutico da unidade, que discorreu sobre a importância da eficácia, efeitos e síndrome metabólica dos medicamentos para controle das doenças. O grupo ocorre uma vez ao mês e foi retomado após a pandemia.

ODONTOLOGIA

Dia 2 de agosto, a dentista Jéssyca Barbosa Maestre e a enfermeira Donata Kelly, da ESF Jardim das Nações, participaram da 11ª Semana do Bebê, organizada pela Prefeitura de Itatiba. Na reunião com cerca de 50 pais, as profissionais orientaram sobre temas como saúde e higiene bucal; cronograma vacinal do bebê e da criança; alimentação saudável; consultas de puericultura; como evitar traumas odontológicos, entre outros assuntos.

ESF ZUPARDO

Equipes da unidade de ESF do Zupardo realizaram uma palestra na EMEB Philomena Salvia Zupardo, dia 2 de agosto, para 26 meninos e meninas sobre as mudanças no corpo humano durante a puberdade e sexualidade. Houve demonstração do uso correto de absorventes e foram fornecidas informações sobre como realizar a higiene íntima adequadamente. A próxima atividade de orientação está agendada para o dia 29 de agosto, sobre prevenção de acidentes domésticos.