UTI Neonatal do Hospital Nardini celebra campanha ‘Novembro Roxo’

Publicado em: 03/12/2021

Equipe da UTI Neonatal da unidade

A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal do Hospital Nardini, em Mauá, promoveu dia 23 de novembro ações de sensibilização sobre a campanha Novembro Roxo, que tem como principal objetivo prevenir partos prematuros e incentivar cuidados para gestações seguras. A campanha é promovida durante todo o mês, mas concentra suas ações, principalmente, no dia 17, marcado pelo Dia Mundial da Prematuridade. O roxo é a cor símbolo da causa da prematuridade, que representa a sensibilidade e a individualidade, características peculiares aos bebês prematuros.

As mães de bebês prematuros internados na UTI Neonatal do Nardini foram presenteadas com a entrega de brindes terapêuticos, os polvos de crochê. A ideia dos polvos feitos de crochê para bebês prematuros surgiu na Dinamarca, em 2013, quando nasceu o “Projeto Octo”, responsável pela costura e distribuição dos brinquedos para bebês prematuros em UTI Neonatais de diversos países. A intenção é de que, quando abraçado, o brinquedo transmita calma e proteção ao recém-nascido, já que os tentáculos remetem ao cordão umbilical e causam a sensação de segurança parecida à do útero materno.

“É importante ressaltar que os polvos, de forma alguma, substituem a presença fundamental dos pais ou métodos consagrados como o aleitamento materno e o Método Canguru. Por questão de segurança, os polvos de crochê devem ser 100% de algodão para serem lavados. Além disso, é importante que os tentáculos não ultrapassem a medida de 22 centímetros”, orienta a enfermeira coordenadora da UTI Neonatal e Pediátrica da unidade, Amália Luci Benedito, que coordenou a campanha.

Em 2021, o tema da campanha Novembro Roxo é ‘Separação Zero’, ponderação crítica frente ao afastamento e limitações impostas a pais de crianças prematuras como medidas de contenção da pandemia.

A iniciativa teve colaboração da equipe multidisciplinar da UTI Neonatal, formada por médicos, enfermeiros, fonoaudióloga, fisioterapeuta, além de colaboradores do Posto de Coleta de Leite Humano (PCLH).

Palestra do Coren-SP teve como tema a segurança dos pacientes

NOVA VISITA DO COREN-SP

No mesmo dia, 23 de novembro, o Hospital Nardini recebeu nova visita do Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP). Desta vez, o objetivo foi ministrar aula sobre segurança do paciente aos profissionais da categoria. Sediada no auditório e organizada pelo Núcleo de Ensino, Pesquisa e Educação Permanente (NEPEP), a palestra foi realizada pela enfermeira Vanessa Morrone Maldonado, conselheira do Coren-SP e ex-aluna do Centro Universitário Faculdade de Medicina do ABC (FMABC).

“Nossa experiência tem demonstrado que os serviços de saúde que possuem um programa de Educação Continuada com capacitações e disseminações contínuas sobre a relevância da aplicação destes protocolos para a qualidade da assistência conseguem manter suas equipes engajadas neste propósito. Outro fator muito importante nesta prática é mensurar, por meio de indicadores, todos os eventos ocorridos e desenvolver um sistema de gerenciamento dos mesmos”, disse a palestrante.

Participaram da atividade 31 colaboradores das áreas de enfermagem, administrativo, controladoria de acesso, além de estagiários do curso de enfermagem nível técnico e funcionários da rede de saúde do município de Mauá.