Vereadores de Mauá cumprem agenda com a presidente da FUABC

Publicado em: 10/03/2022

Zé Carlos Nova Era e Ricardinho da Enfermagem nesta semana na sede da Fundação do ABC para discutir a Saúde do município

 

Décio Teixeira Prates Júnior, Zé Carlos Nova Era, Dra. Regina Maura Zetone Grespan e Ricardinho da Enfermagem

O presidente da Câmara Municipal de Mauá, Zé Carlos Nova Era, e o segundo secretário, Ricardinho da Enfermagem, estiveram na tarde de ontem (09/03) na sede administrativa da Fundação do ABC para reunião com a nova presidente da entidade, Dra. Regina Maura Zetone Grespan. O tema do encontro foi a Saúde do município e a necessidade de maior aproximação com a CROSS (Central de Regulação e Oferta de Serviços de Saúde) e os equipamentos do Governo do Estado. O dirigente da Central de Convênios da FUABC, Décio Teixeira Prates Júnior, também esteve presente.

A agenda foi solicitada pelos vereadores de Mauá, que parabenizaram a presidente pelo início de trabalho e manifestaram interesse na maior aproximação da Câmara com a gestão da Saúde da cidade, o que passa diretamente pelo trabalho desenvolvido pela Fundação do ABC. Hoje a entidade é responsável pela gestão do Complexo de Saúde de Mauá – COSAM, que engloba o Hospital de Clínicas Dr. Radamés Nardini, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Unidades Básicas de Saúde (UBSs), entre outros equipamentos.

Ao todo são cerca de 2.000 funcionários diretos da FUABC atuando nos serviços de Saúde de Mauá. “A Fundação do ABC exerce papel estratégico no apoio à secretaria de Saúde e tem trabalhado intensamente em busca de oferecer assistência de qualidade à população que depende do Sistema Único de Saúde (SUS). Receber os vereadores e poder trocar informações sobre o sistema de Saúde da cidade é altamente benéfico e certamente contribui para melhorarmos cada vez mais os serviços”, considera a presidente da FUABC, Dra. Regina Maura Zetone Grespan.

REGULAÇÃO

Entre os temas abordados na reunião esteve a necessidade de mais vagas estaduais para atendimentos de alta complexidade. Os vereadores pediram apoio à FUABC para melhorar a sistemática de encaminhamentos e a regulação realizada pela CROSS, a fim de que sejam priorizados os pacientes da região nos equipamentos estaduais de Saúde – o que aumentaria o número de vagas disponíveis e, consequentemente, reduziria o tempo de espera para exames, procedimentos e internações referenciadas.