Vice-presidente da FUABC recebe título de ‘Cidadão São-Bernardense’

Publicado em: 04/10/2017

Médico e artista plástico, Dr. Wagner Kuroiwa está à frente da Diretoria do Departamento de Proteção à Saúde e Vigilâncias de São Bernardo

 

Sessão solene será hoje (6 de outubro), na Câmara Municipal de São Bernardo

O Poder Legislativo de São Bernardo do Campo realizou dia 6 de outubro sessão solene para entrega do título de ‘Cidadão São-Bernardense’ ao médico e artista plástico Dr. Wagner Shiguenobu Kuroiwa – atual vice-presidente da Fundação do ABC e diretor do Departamento de Proteção à Saúde e Vigilâncias de São Bernardo. A cerimônia aconteceu na Câmara Municipal de São Bernardo, no Palácio João Ramalho – Plenário Tereza Delta (Praça Samuel Sabatini, nº 50 – Centro).

Natural de Garça, no interior do Estado de São Paulo, Dr. Wagner Kuroiwa é médico formado pela Escola Paulista de Medicina / Universidade Federal de São Paulo (EPM-UNIFESP), com especialização em Saúde Pública e em Direito Sanitário pela Universidade de São Paulo. Aos 70 anos, traz no currículo diversas atribuições no campo da gestão. Já atuou como secretário de Desenvolvimento Econômico de Diadema, diretor do Grupo de Vigilância Sanitária Regional do Grande ABC da Secretaria de Estado da Saúde e diretor da Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social. Na Prefeitura de São Bernardo, foi diretor do Departamento de Vigilância à Saúde entre 2001 e 2008 e, atualmente, assumiu a Diretoria do Departamento de Proteção à Saúde e Vigilâncias.

Como artista plástico, Dr. Kuroiwa faz parte da geração de pintores descendentes de japoneses que influenciaram a cena artística brasileira nas últimas décadas. Traz mais de 40 exposições individuais no currículo e dezenas de coletivas – em 1995, apresentou seus trabalhos ao lado de mestres como Manabu Mabe e Tikashi Fukushima, em exposições em São Paulo e Curitiba. Acumula considerável produção e prêmios, como no Salão Bunkyo de Artes Plásticas, em 1997 e 1998, e menção honrosa do Open Studio da União Cultural Brasil-Estados Unidos, em 1999.

Neste 2017, expôs na Pinacoteca da Associação Paulista de Medicina, em São Paulo, 25 pinturas e desenhos com técnicas variadas – como bico de pena, aquarela, pastel, entalhes em madeira e acrílica sobre tela. Os trabalhos estrearam o espaço cultural na APM, onde a ideia é divulgar novos e consagrados valores das artes plásticas brasileiras.

O Cidadão São-Bernardense é casado com a psicóloga Deise de Sá Bergamos Kuroiwa e tem três filhos: Wagner Shiguenobu Kuroiwa Filho (do primeiro casamento), Bruno de Sá Bergamos Kuroiwa e Beatriz de Sá Bergamos Kuroiwa.

Na mesma sessão solene, o Poder Legislativo de São Bernardo entregou o título de ‘Cidadão’ ao contabilista, administrador de empresas e advogado Laércio Giglioli.