Vídeo da Oftalmo ABC é premiado em congresso e ‘viraliza’ na internet

Publicado em: 22/06/2018

Trabalho recebeu “Prêmio Especial” no Congresso Internacional de Catarata e Cirurgia Refrativa; disciplina de Oftalmologia teve 11 premiações e 49 participações no evento, tanto na coordenação de mesas e palestras como na apresentação de trabalhos científicos

 

Equipe da Oftalmo ABC durante 18º BRASCRS; em destaque, entrega de prêmio à Dra. Elen Nishi

A disciplina de Oftalmologia da Faculdade de Medicina do ABC marcou presença na 18ª edição do Congresso Internacional de Catarata e Cirurgia Refrativa – mais conhecido pela sigla BRASCRS –, realizada entre os dias 16 e 19 de maio no Transamérica Expo Center, na Capital. Ao todo foram 11 premiações e 49 participações da Oftalmo ABC no evento, com destaque para o vídeo “O outro lado”, vencedor na categoria “Prêmio Especial” do Festival de Filmes Científicos. Assinado pelas doutoras Erica Ferraz e Elen Nishi, o filme destaca a importância da humanização nos serviços de saúde. Acompanha a rotina dos pacientes até chegarem à consulta, propondo aos médicos uma inversão de papeis, para que sintam as dificuldades e os obstáculos dos usuários – especialmente do Sistema Único de Saúde (SUS) – em busca de atendimento.

Em menos de uma semana, o vídeo que emocionou a plateia no BRASCRS foi visto no YouTube por mais de 27 mil pessoas e está disponível no link: https://bit.ly/2Mk0PRt.

18º BRASCRS

O congresso internacional da Associação Brasileira de Catarata e Cirurgia Refrativa é considerado o terceiro maior congresso da subespecialidade no mundo e o maior do hemisfério sul. Neste ano foram mais de 30 convidados internacionais – sem contar os da América Latina, além de aproximadamente 250 palestrantes brasileiros do mais alto nível prático e científico.

A equipe da Oftalmo ABC participou em peso do evento, com cerca de 80 profissionais entre docentes, médicos, residentes e fellows. Ao todo foram 11 premiações (3 vídeos e 8 casos clínicos) e 49 participações, sendo 4 coordenações de mesa, 7 palestras, 3 discussões de mesa, 15 casos clínicos, 14 vídeos científicos, 5 instruções em curso e 1 pôster.

Segundo o professor da FMABC e chefe do Setor de Cirurgia Refrativa, Dr. Edmundo José Velasco Martinelli, a disciplina de Oftalmologia incentiva a produção científica entre seus residentes e fellows, o que tem aumentado o número de participações e premiações nos congressos ao longo dos anos. “No caso específico da produção de filmes, teremos em outubro a 15ª edição do Festival de Vídeos Científicos do ABC. Trata-se de um concurso interno da Oftalmo ABC, com as mesmas regras do BRASCRS. É realizado anualmente, com participação obrigatória de todos os residentes e fellows, tendo como comissão julgadora os professores da disciplina. Graças e esse tipo de iniciativa, o ABC tem se aprimorado ano a ano. Hoje somos reconhecidos pela nossa produção de vídeos em Oftalmologia, pois, desde 2008, nos diversos congressos nacionais e internacionais, sempre temos algum membro da equipe premiado”, destaca Martinelli, que participou da edição 2018 do BRASCRS como palestrante, coordenador de mesa, discutidor e orientador de diversos trabalhos apresentados.