Visita de palhaça melhora rotina de pacientes oncológicos no Hospital Anchieta

Publicado em: 05/04/2023

Encontros semanais integram programa de humanização da Prefeitura de São Bernardo e promovem atendimento terapêutico

 

Foto: Omar Matsumoto/PMSBC

Semanalmente, os corredores do Hospital Anchieta, gerenciado pela Fundação do ABC em parceria com a Prefeitura de São Bernardo, se alegram com a visita da Palhaça Curtiça. A interação com pacientes, acompanhantes e funcionários integra o trabalho de humanização do equipamento de Saúde, cuja vocação é o atendimento oncológico. A ação terapêutica integra o projeto Engraxados – Manutenção do Riso, com mais de 800 atendimentos mensais, promovendo interações humanas e colaborando para o bem-estar dos usuários do local.

Trajada com macacão de trabalho para serviços de manutenção, caracterizada tipicamente – com nariz e sapato de palhaço – e munida de seu violão e repertório musical que vai de Milton Nascimento a Simone e Simaria, além de notas com piadas e trocadilhos sobre temas variados, Curtiça percorre todos os corredores e alas do Hospital Anchieta e interage com aqueles que aguardam por consultas e exames, estão internados ou no cumprimento de suas funções nos mais diversos setores. Ninguém pode ficar de fora. Desde a cozinha, onde inicia o dia dançando com a equipe ao som de “Zona de Perigo”, do cantor Léo Santana, até laboratórios, almoxarifado e alas administrativas.

“O que o cadarço falou para o tênis? Me amarro em você”, brinca a palhaça Curtiça provocando risos. “É um trabalho de transformação, intenso e verdadeiro. Não consigo transformar o que está por dentro das pessoas, mas consigo melhorar o humor, aquilo o que está fora”, revela a profissional com 15 anos de experiência, formada na Fundação das Artes e especializada em Escola de Palhaços. “Meu objetivo é potencializar as paixões positivas. Tem todo um trabalho mais apurado de leitura de público para encontrar nas pessoas, em sua maioria adultos aqui no hospital, um caminho para acessar o brincar”, revela.

O Hospital Anchieta conta com ambulatório de oncologia, quimioterapia e radioterapia, além de internação nas áreas de clínica médica e oncologia e é dedicado a cuidados mais complexos, sendo referência para todo o Grande ABC. “A humanização em ambiente hospitalar é fundamental e traz resultados positivos ao tratamento do paciente, com a liberação dos hormônios de bem-estar, além de colaborar também para o atendimento, já que alegra e deixa o dia dos colaboradores mais leve”, observa o secretário de Saúde de São Bernardo, Dr. Geraldo Reple Sobrinho.

LEVEZA

Aqueles que estão no Hospital Anchieta para receber cuidados médicos aprovam a presença da palhaça Curtiça, caso da dona de casa Valdirese Evaristo, 46 anos, paciente da quimioterapia. “Nem todo dia estamos bem, às vezes estamos mais fragilizados e ela (Curtiça) consegue deixar nosso dia mais leve”, comenta. Quem concorda é o aposentado Deusdedith Souza, 67 anos, que realiza tratamento na unidade de Saúde desde 2020. “Levanta o astral da gente. Esse povo aqui é maravilhoso”, considera, referindo-se aos funcionários do hospital.

AÇÕES PERMANENTES

Para a diretora do Hospital Anchieta, Dra. Mônica Carneiro, trabalhos como esse têm o poder de melhorar a rotina dos pacientes e funcionários sem gerar custos à Administração pública, tendo em vista que são realizados por meio de parcerias ou de forma voluntária. “Além do projeto Engraxados – Manutenção do Riso, também temos a pet terapia, por meio de uma parceria com a ONG Alquimia do Amor, e a atuação da Associação de Voluntárias para o Combate ao Câncer do ABC (AVCC)”, destaca.

TRATAMENTO

Todo o tratamento oncológico ofertado pela Prefeitura é realizado no Hospital Anchieta, reaberto pela Prefeitura em 2020. Durante a pandemia, o equipamento de Saúde atuou no atendimento de pacientes com a Covid-19 e, em 2022, retomou sua vocação oncológica. A unidade recebeu o primeiro aparelho de radioterapia pública municipal da região do Grande ABC. O município oferta em média 800 consultas oncológicas mensais, 700 sessões de quimioterapia e outras 500 de radioterapia.