Sob nova gestão, Hospital Mário Covas buscará aumentar cirurgias em até 50%

Postado por Akira Suzuki em 10/mar/2025 -

Novo diretor-geral, Dr. Eduardo Grecco é gastrocirurgião e endoscopista, professor e coordenador do Serviço de Endoscopia do Centro Universitário FMABC

 

Inaugurado em 2001, o Hospital Estadual Mário Covas (HEMC), em Santo André, se consolida, ano após ano, como principal referência hospitalar do Grande ABC. Com 313 leitos e cerca de 2.400 colaboradores diretos e indiretos, a unidade está sob nova gestão e com robustos desafios assistenciais. Professor do Centro Universitário da FMABC, instituição que é braço acadêmico da Fundação do ABC, o gastrocirurgião e endoscopista Dr. Eduardo Grecco assume a diretoria-geral da unidade com olhar estratégico direcionado ao aumento da eficiência operacional do HEMC. Atualmente, a unidade é referência para os sete municípios do Grande ABC para procedimentos de média e alta complexidade. No âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), são procedimentos ambulatoriais e/ou cirúrgicos que envolvem tecnologia e alto custo, como cirurgias cardiovasculares, neurológicas, oncológicas, entre outras.

O compromisso da nova Diretoria não se limita apenas a atingir as metas contratuais firmadas com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), mas superá-las — e com o mesmo recurso orçamentário. Esse desafio passa decisivamente pelo aumento da produção cirúrgica da unidade, que hoje realiza anualmente cerca de 10 mil cirurgias, entre eletivas, de urgência e em regime de hospital-dia. A missão está alinhada aos objetivos da Presidência da FUABC, conduzida pelo Dr. Luiz Mário Pereira da Souza Gomes, a quem Grecco dirigiu agradecimentos pela oficialização do convite. “Como ex-aluno da FMABC, estou muito feliz por assumir esse desafio. O ‘Mário Covas’ é um hospital acolhido e reconhecido pela nossa população. O que tenho que entregar à Presidência da FUABC, que está apostando em mim, é a contratualização do serviço. O hospital precisa atender a sua demanda, e se possível até mais, dentro do nosso orçamento. Temos que cumprir metas, para responder ao Estado e seguirmos atendendo com a excelência que conquistamos. Vou fazer uma gestão para o paciente”, disse Grecco, que também responde pela coordenação do serviço de Residência Médica em Endoscopia Digestiva da FMABC.

Entre os compromissos da nova gestão está a reorganização das agendas cirúrgica e ambulatorial da unidade, com foco em beneficiar cada vez mais novos pacientes dos municípios do Grande ABC. Além das quase 10 mil cirurgias anuais — volume que ratifica a vocação cirúrgica do serviço —, a unidade realiza por ano cerca de 188 mil consultas ambulatoriais médicas e não médicas.

Para aumentar ainda mais a capacidade cirúrgica, o objetivo é ampliar em pelo menos 50% a quantidade de procedimentos. Atualmente são feitas 28 cirurgias por dia, em média. O objetivo é realizar de 45 a 50. Para isso, é necessário repactuar e redimensionar vagas ambulatoriais e cirúrgicas junto à SES e manter constante articulação com os serviços municipais de saúde e suas necessidades. “Temos pacientes no nosso ambulatório que estão aqui há algum tempo, mas que talvez poderiam seguir com o acompanhamento no seu município, ou nos ambulatórios da FMABC. Pelo hospital ser de referência, é difícil o paciente querer sair daqui. Não queremos tirar a vaga do usuário já atendido e estabilizado, mas sim disponibilizar mais vagas para novos pacientes do próprio município. Esse mapeamento será fundamental para que tenhamos um ambulatório enxuto e já preparado para a área cirúrgica”, explica Grecco.

EMERGÊNCIA

Além dos desafios ambulatoriais e das demandas cirúrgicas, outro enfrentamento assumido pela nova gestão será ajustar os atendimentos que chegam pela Emergência. O hospital não possui pronto-socorro, ou seja, recebe pacientes apenas encaminhados via regulação estadual, pelo Sistema Informatizado de Regulação do Estado de São Paulo (SIRESP). No entanto, devido à alta credibilidade do serviço na região, muitos pacientes ainda procuram a unidade voluntariamente em busca de atendimentos considerados de baixa complexidade. “Jamais deixaremos de atender qualquer paciente. Todos serão assistidos e, posteriormente, orientados quanto à sequência do tratamento. No entanto, há ótimas estruturas municipais que podem absorver essas demandas. O que não podemos é ter no hospital pacientes que não precisariam estar nele. Precisamos ofertar à população o que é compatível com a nossa missão, enquanto uma unidade de média e alta complexidade”, explica.

RESIDÊNCIA MÉDICA

Aumentar a eficiência cirúrgica e operacional de um hospital deste porte demanda um esforço coletivo que envolve muitas frentes. Uma delas é o já estabelecido tripé: ensino, pesquisa e assistência. Como hospital-escola e universitário, a unidade hospitalar acumula respeitada expertise em produção acadêmica e científica, graças ao campo de ensino destinado a médicos preceptores e residentes do Centro Universitário FMABC. Professores, alunos e residentes estão presentes no dia a dia da atividade assistencial, com foco no aprendizado, na pesquisa e no aprimoramento do conhecimento técnico. Grecco deixou claro a priorização desse vínculo universitário em benefício da saúde da população.

“Tive uma resposta maravilhosa das equipes médicas. Já me reuni com todas para entender a realidade atual dos serviços, dos atendimentos, dos campos de residência e ensino. Não podemos, jamais, prejudicar a assistência. É fundamental esse alinhamento para a condução dos trabalhos, especialmente para atingirmos o objetivo de otimizar a oferta de serviços aos pacientes”, conclui o diretor.

DADOS ASSISTENCIAIS

A importância regional do HEMC, que beneficia milhares de pacientes para além da fronteira do Grande ABC, se traduz em números cada vez mais contundentes. Por ano, a unidade realiza média de 522 mil exames, 188 mil consultas ambulatoriais médicas e não médicas, 21 mil sessões de quimioterapia, 17 mil de radioterapia e cerca de 13,3 mil internações. Entre as especialidades cirúrgicas, destacam-se a cirurgia geral, traumatologia, neurocirurgia, otorrinolaringologia, cirurgias cardiovasculares, oncológicas, ginecológicas, torácicas, plásticas, pediátricas e de cabeça e pescoço.

TRAJETÓRIA

Formado na 26ª turma do curso de Medicina da Faculdade de Medicina do ABC e com pós-graduação em Administração Hospitalar, Dr. Eduardo Grecco possui especialização em Endoscopia Digestiva Alta pelo Hospital Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e especialização em Gestão de Negócios com ênfase em Saúde pela Fundação Dom Cabral (FDC). Atualmente é professor afiliado e coordenador do Serviço de Residência Médica em Endoscopia Digestiva do Centro Universitário FMABC, em Santo André.

Após compor a equipe clínica e assistencial como endoscopista no antigo Pronto-Socorro Central de São Bernardo do Campo, estrutura atualmente absorvida pelo Hospital de Urgência (HU) do município, Grecco foi convidado a assumir o cargo de coordenador de planejamento na unidade em 2009. Anos depois, em 2012, tomou posse como diretor-adjunto no próprio Hospital Estadual Mário Covas, cargo que ocupou até 2016. De volta ao HEMC, Grecco substitui o infectologista Dr. Adilson Cavalcante, que estava no posto desde 2021.

AME Itapevi moderniza parque tecnológico para aprimorar atendimento à população

Postado por Akira Suzuki em 07/mar/2025 -

Unidade adquiriu equipamentos modernos para diagnósticos mais precisos, monitoramento contínuo e maior eficiência nos serviços de saúde

 

Novo aparelho de ecocardiograma

O Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Itapevi, sob gestão da Fundação do ABC e em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, deu um importante passo para aprimorar a qualidade do atendimento à população. No final de 2024 e no primeiro trimestre de 2025, a unidade renovou parte de seu parque tecnológico, adquirindo equipamentos de última geração para oferecer um atendimento mais preciso, eficiente e humanizado aos pacientes.

A modernização do parque tecnológico foi viabilizada após levantamento das necessidades, realizado em conjunto com a Secretaria de Estado da Saúde. Com base nesse estudo, o AME Itapevi adquiriu diversos novos equipamentos, incluindo um impedanciômetro, dois monitores multiparâmetros, um aparelho de ecocardiograma, quatro oxímetros de pulso, três projetores optótipos, dois videocolonoscópios, um videogastroscópio, um nasofibroscópio e uma câmara de vacina.

Os novos equipamentos permitirão um diagnóstico mais preciso, monitoramento contínuo e exames de alta qualidade, essenciais para a detecção precoce de doenças e o acompanhamento adequado de condições de saúde. Além disso, a câmara de vacina adquirida será utilizada para a conservação de medicamentos, garantindo a manutenção das condições ideais de temperatura para sua eficácia.

Com essa renovação, o AME Itapevi reforça seu compromisso de oferecer uma assistência médica de excelência, garantindo mais conforto e segurança aos pacientes, e atendendo de forma mais eficiente a demanda crescente da população. A parceria com o Governo do Estado de São Paulo e a contínua modernização dos serviços de saúde na região são fundamentais para a melhoria da qualidade de vida da comunidade.

Vigilância Sanitária promove palestra sobre combate à dengue no AME Itapevi

Postado por Maíra Oliveira em 07/mar/2025 -

O Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Itapevi, sob gestão da Fundação do ABC em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, realizou no dia 28 de fevereiro uma palestra sobre a importância do combate à dengue. Organizada pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) da unidade, a atividade foi conduzida pelas agentes da Vigilância Sanitária do município, Talita Valillo e Sirlei Mazzei, com o objetivo de conscientizar os colaboradores sobre medidas preventivas contra a proliferação do mosquito Aedes aegypti.

Foram abordadas informações essenciais sobre o ciclo de vida do mosquito transmissor da dengue e os principais locais onde ele deposita seus ovos. As agentes reforçaram a importância de evitar o acúmulo de água parada em recipientes como vasos de plantas, garrafas, pneus e calhas, além de manter caixas d’água devidamente fechadas para impedir a reprodução do mosquito.

Além das orientações preventivas, os participantes também receberam informações sobre os sintomas da dengue, que incluem febre alta, dor de cabeça, dores no corpo e manchas vermelhas na pele. O diagnóstico precoce e a procura imediata por atendimento médico são fundamentais para evitar complicações graves da doença.

A CIPA do AME Itapevi reforça seu compromisso com a saúde e segurança dos colaboradores e pacientes por meio dessas ações, incentivando a adoção de hábitos que contribuam para a redução dos casos de dengue na comunidade. A iniciativa faz parte de um esforço contínuo para promover a conscientização e a mobilização social no combate ao mosquito transmissor, garantindo um ambiente mais seguro e saudável para todos.

Em Santo André, Saúde em Movimento completa um ano e chega a 100 mil atendimentos

Postado por Maíra Oliveira em 07/mar/2025 -

Desenvolvido em parceria com a Fundação do ABC, programa roda bairros de Santo André de forma itinerante oferecendo serviços de saúde gratuitamente

 

Helber Aggio/PSA

Lançado em janeiro de 2024, o Saúde em Movimento, ação itinerante que circula por todas as regiões de Santo André, alcançou a marca de 100 mil atendimentos entre consultas com nutricionista, bioimpedância, aferição de pressão arterial, dextro (medição do açúcar no sangue) entre outros procedimentos e exames.

Desenvolvido em parceria com a Fundação do ABC, o programa conta com uma carreta equipada com dois consultórios médicos e diversos profissionais de saúde como nutricionistas, educadores físicos e enfermeiros. De segunda a sexta-feira essa estrutura se desloca para uma região da cidade e oferta os serviços como orientação física, orientação nutricional, bioimpedância, antropometria, além de promover atividades físicas e demais serviços vinculados à unidade de saúde de referência.

“O Saúde em Movimento é um grande sucesso, tendo em vista o número expressivo de 100 mil atendimentos realizados em apenas um ano de funcionamento. À medida que as pessoas passam pelo caminhão e atestam a qualidade dos serviços, esse número vai crescendo naturalmente. Neste ano temos ações com mais de mil atendimentos realizados em um único dia. É o SUS indo ao encontro de quem mais precisa”, destaca o secretário de Saúde, Pedro Seno.

Com a alta adesão da população, a Secretária de Saúde de Santo André ampliou a atuação do Saúde em Movimento. Em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas e com o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), está levando o caminhão para os parques da cidade aos finais de semana. A primeira edição aconteceu no dia 15 de fevereiro no Parque Celso Daniel, que também vai receber a próxima ação no dia 8 de marco.

“Promover ações de saúde e bem-estar para a população está diretamente ligado à redução de custos no sistema público de saúde, uma vez que atuamos de forma preventiva diminuindo o sedentarismo e oferecendo a possibilidade de uma vida com hábitos mais saudáveis, o que diminui a pressão na busca por consultas e tratamentos médicos”, pontua Pedro Seno.

Entre os serviços mais procurados no primeiro ano do Saúde em Movimento estão a aferição da pressão arterial, o dextro e os exames de bioimpedância. Consultas com nutricionistas e as orientações para a prática de atividades físicas, além dos exercícios propostos pelos profissionais de saúde também têm boa adesão da população.

Agenda do Saúde em Movimento nos próximos dias:

07/03 (sexta-feira) – OAB Centro (Avenida Portugal, 233 – Centro)

08/03 (sábado) – Parque Celso Daniel (Avenida Dom Pedro II, 940 – Bairro Jardim)

10/3 (segunda-feira) – Rua Potirendaba com a Rua Massaranduba – Jardim Sorocaba

11/03 (terça-feira) – Moeda Verde na Vila Sá (em frente ao Cesa – Rua Planaltina – Utinga)

12/03 (quarta-feira) – Geju (Avenida Martim Francisco, 1.946 – Jardim Utinga)

Fundação do ABC capacita colaboradores do Hospital São Mateus em combate a incêndio

Postado por Akira Suzuki em 06/mar/2025 -

Treinamento reforça a segurança e preparo dos profissionais para emergências

 

Da FUABC, participaram colaboradores do PS e da UTI de Queimados

A Fundação do ABC realizou em meados de fevereiro um treinamento de Noções Básicas de Combate a Incêndio para seus colaboradores que trabalham no Hospital Geral de São Mateus, em São Paulo (SP).

A capacitação contou com a participação de profissionais do Pronto-Socorro Adulto e Infantil, e da UTI de Queimados, com objetivo de reforçar a segurança e o preparo das equipes para situações de emergência.

O treinamento foi ministrado por especialistas em segurança e prevenção de incêndios, que abordaram temas como identificação de riscos, manuseio correto de extintores, procedimentos de evacuação e primeiros socorros em casos de sinistro. As orientações foram repassadas de forma prática e teórica, garantindo que os participantes estivessem aptos a agir de maneira eficiente em situações críticas.

Com a conclusão do curso, os 136 participantes receberam certificados de formação, reforçando o compromisso do Hospital Geral de São Mateus com a excelência no atendimento e a segurança de todos os envolvidos.

Fundação do ABC assume a gestão de 10 leitos de UTI do Hospital Ipiranga, na Capital

Postado por Akira Suzuki em 06/mar/2025 -

Novo contrato amplia parceria com o Governo do Estado; FUABC também responde pela gestão do PS Adulto e do serviço de Endoscopia

 

A Fundação do ABC acaba de assumir a gestão de 10 leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto do Hospital Ipiranga, na Capital, em nova parceria firmada com o Governo do Estado de São Paulo. A homologação do chamamento público foi publicada no Diário Oficial do Estado em 6 de fevereiro e a gestão do novo serviço teve início em 2 de março. O objetivo é garantir assistência humanizada, resolutiva e de alta qualidade à população atendida pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Com valor anual de R$ 6,6 milhões, a proposta prevê a implantação de uma equipe multidisciplinar composta por plantonistas e diaristas, operando em regime de 24 horas/dia para assegurar assistência contínua e de qualidade. De acordo com o plano de trabalho apresentado pela FUABC, o time assistencial conta com ao menos quatro médicos, 25 profissionais na Enfermagem e outros quatro na equipe multiprofissional, incluindo fisioterapeutas e fonoaudiólogos.

O Hospital Ipiranga atende a cerca de 500 mil pessoas na região Sudeste da cidade de São Paulo, sendo referência para os distritos de Cursino, Ipiranga e Sacomã. Além de atuar como hospital de porta aberta, a unidade é considerada estratégica no atendimento secundário e terciário, com especialidades como clínica médica, ginecologia e obstetrícia, cirurgia geral, ortopedia, urologia e cirurgia vascular.

O novo contrato amplia os serviços já operacionalizados pela FUABC no Hospital Ipiranga: o gerenciamento do serviço de Urgência e Emergência e do setor de Endoscopia. Anteriormente, entre 2020 e 2021, em contratos emergenciais firmados durante a pandemia, a FUABC também respondeu pela gestão de leitos de UTI, de enfermaria e de um Centro de Triagem para atendimento aos casos de Covid-19.

Funcionários do AME Praia Grande organizam dinâmica sobre trabalho em equipe

Postado por Akira Suzuki em 28/fev/2025 -

Atividade estimulou integração e comunicação entre colaboradores

 

Iniciativa estimulou a comunicação entre os funcionários

No dia 21 de fevereiro, os funcionários do AME Praia Grande participaram de uma dinâmica divertida e interativa, intitulada “Duas Verdades e Uma Mentira”. O evento, que teve ótima aceitação por parte de todos os envolvidos, foi organizado com o objetivo de promover a integração, o conhecimento mútuo e o fortalecimento do trabalho em equipe.

Cada participante compartilhou duas verdades e uma mentira sobre si, enquanto os colegas tentavam adivinhar qual informação era falsa. A atividade, além de descontraída, estimulou a comunicação e a confiança entre os funcionários, criando um ambiente de lazer e descontração no local de trabalho.

Os colaboradores aprovaram a iniciativa e já pediram que dinâmicas como essa sejam realizadas com mais frequência. A iniciativa reforça a importância de atividades que unam diversão e propósito, contribuindo para um clima organizacional mais saudável e produtivo. O AME Praia Grande demonstra assim seu compromisso com o bem-estar e a integração de sua equipe.

Segurança do paciente e gestão de riscos são temas da 2ª Oficina da Qualidade de 2025

Postado por Akira Suzuki em 28/fev/2025 -

Evento reuniu profissionais das unidades gerenciadas para debater práticas de melhoria contínua e estratégias de prevenção de falhas na assistência à saúde

 

Cerca de 35 profissionais participaram do segundo encontro do ano

A Fundação do ABC realizou, dia 27 de fevereiro, a segunda Oficina da Qualidade de 2025, com o tema “Segurança do paciente e gestão de riscos”. O evento, organizado pela Diretoria de Projetos e Qualidade da FUABC, ocorreu na sala de videoconferência do Centro Universitário FMABC, em Santo André, e contou com a participação de cerca de 35 profissionais do Comitê Participativo da Qualidade da FUABC.

A oficina integra o Programa Corporativo de Qualidade e Melhoria Contínua e teve como objetivo fortalecer as práticas de segurança do paciente, além de discutir estratégias para identificar e mitigar riscos nos processos assistenciais. O instrutor Keltom Roberto Reis, consultor da Auguri Soluções em Saúde Coletiva, conduziu as atividades com dinâmicas interativas e reflexões sobre a importância da colaboração e da comunicação eficiente no ambiente de saúde.

Um dos momentos marcantes foi a exibição de um vídeo intitulado “Jantar Íntimo”, que retratou dois camaleões disputando uma comida, enquanto um sapo atuava como mediador do conflito. A metáfora serviu para ilustrar a importância da conciliação e do trabalho em equipe, destacando o papel de cada profissional na construção de um ecossistema de saúde mais seguro e eficiente.

Keltom Roberto Reis, consultor da Auguri Soluções em Saúde Coletiva

Keltom ressaltou a necessidade de superar o individualismo e adotar uma postura colaborativa. “O vídeo mostrou que, em situações de conflito, a mediação e a busca por soluções coletivas são essenciais. O sapo, mesmo com limitações, conseguiu apaziguar os ânimos e dividir a comida, beneficiando a todos”, explicou.

Os participantes também discutiram casos práticos relacionados à gestão de riscos, como falhas no cadastro de pacientes e a importância de estabelecer barreiras robustas para prevenir erros. Keltom enfatizou que “nem toda mudança é uma melhoria, mas não existe melhoria sem mudança”. Ele destacou ainda a necessidade de os profissionais terem domínio sobre os processos, interesse genuíno em melhorá-los e capacidade de comunicação efetiva com as partes envolvidas.

A oficina contou ainda com atividades como a análise de falhas sistêmicas e a aplicação da metodologia dos “5 porquês” para identificar causas-raiz de problemas, além da apresentação do instrumento de mapeamento de processos e riscos desenvolvido pela Qualidade Corporativa que estará à disposição das unidades para seu uso e aplicação.

Os próximos encontros de capacitação do projeto educacional com as equipes de Qualidade das unidades gerenciadas estão agendados para os dias 27 de março, 23 de abril e 21 de maio.

Em um mês, Caravana da Saúde de São Bernardo já realizou 19.330 atendimentos

Postado por Akira Suzuki em 28/fev/2025 -

Programa disponibiliza exames de ultrassom, tomografia e mamografia em carretas, além da realização de dois mutirões de consultas, exames e cirurgias

 

Prefeito Marcelo Lima vistoria o CER de São Bernardo (foto: Brenner Oliveira/PMSBC)

O Programa Caravana da Saúde, viabilizado pela Prefeitura de São Bernardo do Campo com apoio da Fundação do ABC, realizou até o início desta semana 19.330 atendimentos desde o seu lançamento pela gestão Marcelo Lima, em 25 de janeiro. A iniciativa, coordenada pela Secretaria de Saúde, visa zerar a fila por consultas, exames e cirurgias até 1º de julho. Nos dois últimos finais de semana, dias 15, 16, 22 e 23 de fevereiro, sete equipamentos de saúde da cidade funcionaram das 7h às 19h para atender os munícipes que aguardam na fila.

“Estive nos equipamentos de saúde, conversando com as pessoas, e encontrei mães que aguardavam consultas com neuropediatras para seus filhos desde que as crianças nasceram, há três ou quatro anos. Isso é inadmissível”, afirmou o prefeito Marcelo Lima. “A gente vai organizar isso e vamos ter metas de atendimento, de prazo para passar com especialista, fazer exame, vai acabar essa história de esperar anos por uma consulta”, completou o chefe do Executivo municipal.

“Esses dois finais de semana demandaram uma grande organização da nossa equipe e eu só tenho a agradecer e parabenizar os profissionais de Saúde de São Bernardo, que são verdadeiros guerreiros”, declarou o secretário de Saúde de São Bernardo, Dr. Jean Gorinchiteyn. “E nosso trabalho não para. Os fluxos estão sendo otimizados para aumentar nossa capacidade de atendimento e tudo o que for preciso, em termos de gestão, para cumprirmos a meta que o prefeito Marcelo nos deu, será feito”, pontuou. Nos dois finais de semana, foram realizados 10.448 atendimentos.

INICIATIVA APROVADA

Ao longo dos dois finais de semana, todas as pessoas que participaram da Caravana da Saúde foram convidadas a responder um questionário de avaliação. Entre todas as respostas, 98,3% classificaram a Caravana da Saúde como um programa bom ou excelente. “Isso é mais um elemento para nos incentivar a continuar transformando a saúde de São Bernardo”, afirmou Dr. Jean.

EXAMES

O Programa Caravana da Saúde foi lançado no dia 25 de janeiro com duas carretas para realização de exames de imagem, ultrassonografia e tomografia sem contraste, além de incorporar a carreta da mamografia. Até o dia 23 de fevereiro foram realizadas 3.572 ultrassons, 3.199 tomografias e 1.293 mamografias. A carreta da ultrassonografia realizou no dia 24 de fevereiro seus últimos atendimentos. Já a carreta da tomografia segue ao lado da UPA São Pedro (Rua do Oleoduto) até o dia 26 de março.

FUABC faz ação humanizada para população haitiana na UBS Jardim das Laranjeiras

Postado por Akira Suzuki em 28/fev/2025 -

Iniciativa oferece materiais informativos traduzidos para crioulo e francês sobre prevenção de doenças e serviços de saúde ofertados

 

A Fundação do ABC, por meio do Contrato de Gestão São Mateus, realizou nesta sexta-feira, 28 de fevereiro, uma ação voltada à população haitiana cadastrada e atendida pela AMA/UBS Jardim das Laranjeiras, localizada na Zona Leste de São Paulo (Av. Bento Guelfi, 1.100 – Jardim da Laranjeira). A iniciativa tem o objetivo de garantir informação acessível e qualificada, promovendo a conscientização sobre saúde e a prevenção de doenças.

A ação conta com materiais informativos traduzidos para o crioulo e francês, abordando temas como tuberculose, dengue, leptospirose e hanseníase, além de um folder do Programa Mãe Paulistana, que destaca os direitos das gestantes na cidade de São Paulo para a realização das consultas pré-natais, exames gratuitos e transporte para as consultas.

HUMANIZAÇÃO E INCLUSÃO

A iniciativa, desenvolvida em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Prefeitura de São Paulo, reforça o compromisso da FUABC com um atendimento mais humanizado, inclusivo e eficiente, garantindo que imigrantes e refugiados tenham acesso adequado às informações sobre saúde pública.

O uso do idioma crioulo nos materiais busca facilitar a comunicação e assegurar que os pacientes haitianos compreendam melhor os sintomas, as formas de prevenção e os tratamentos disponíveis para doenças endêmicas. Além disso, a ação pretende aproximar essa população dos serviços de saúde oferecidos pelo SUS, promovendo bem-estar, prevenção e qualidade de vida.

TEMAS RELEVANTES

A campanha dedicada à população haitiana aborda temas essenciais para a saúde pública, destacando a importância da informação e prevenção. Entre os assuntos presentes nos materiais distribuídos estão a tuberculose, com foco no diagnóstico precoce e no tratamento gratuito oferecido pelas UBSs; dengue e leptospirose, ressaltando as formas de transmissão, os sintomas e as principais medidas de prevenção; hanseníase, enfatizando a detecção precoce da doença e a necessidade de combater o preconceito; e a saúde materna, com informações sobre os benefícios do Programa Mãe Paulistana, que garante suporte completo para gestantes.

A Fundação do ABC e o Contrato de Gestão São Mateus reafirmam, assim, o compromisso em promover ações que garantam acesso à informação, prevenção de doenças e equidade no atendimento à saúde, principalmente para grupos vulneráveis.