Postado por Akira Suzuki em 28/fev/2025 -
A Fundação do ABC, por meio do Contrato de Gestão São Mateus, realizou nesta sexta-feira, 28 de fevereiro, uma ação voltada à população haitiana cadastrada e atendida pela AMA/UBS Jardim das Laranjeiras, localizada na Zona Leste de São Paulo (Av. Bento Guelfi, 1.100 – Jardim da Laranjeira). A iniciativa tem o objetivo de garantir informação acessível e qualificada, promovendo a conscientização sobre saúde e a prevenção de doenças.
A ação conta com materiais informativos traduzidos para o crioulo e francês, abordando temas como tuberculose, dengue, leptospirose e hanseníase, além de um folder do Programa Mãe Paulistana, que destaca os direitos das gestantes na cidade de São Paulo para a realização das consultas pré-natais, exames gratuitos e transporte para as consultas.
HUMANIZAÇÃO E INCLUSÃO
A iniciativa, desenvolvida em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Prefeitura de São Paulo, reforça o compromisso da FUABC com um atendimento mais humanizado, inclusivo e eficiente, garantindo que imigrantes e refugiados tenham acesso adequado às informações sobre saúde pública.
O uso do idioma crioulo nos materiais busca facilitar a comunicação e assegurar que os pacientes haitianos compreendam melhor os sintomas, as formas de prevenção e os tratamentos disponíveis para doenças endêmicas. Além disso, a ação pretende aproximar essa população dos serviços de saúde oferecidos pelo SUS, promovendo bem-estar, prevenção e qualidade de vida.

TEMAS RELEVANTES
A campanha dedicada à população haitiana aborda temas essenciais para a saúde pública, destacando a importância da informação e prevenção. Entre os assuntos presentes nos materiais distribuídos estão a tuberculose, com foco no diagnóstico precoce e no tratamento gratuito oferecido pelas UBSs; dengue e leptospirose, ressaltando as formas de transmissão, os sintomas e as principais medidas de prevenção; hanseníase, enfatizando a detecção precoce da doença e a necessidade de combater o preconceito; e a saúde materna, com informações sobre os benefícios do Programa Mãe Paulistana, que garante suporte completo para gestantes.
A Fundação do ABC e o Contrato de Gestão São Mateus reafirmam, assim, o compromisso em promover ações que garantam acesso à informação, prevenção de doenças e equidade no atendimento à saúde, principalmente para grupos vulneráveis.

Postado por Akira Suzuki em 28/fev/2025 -

O Contrato de Gestão São Mateus, gerenciado pela Fundação do ABC em parceria com a Secretaria de Saúde da Prefeitura de São Paulo, participou da 11ª edição do CarnaRede. A festividade nesta sexta-feira, 28 de fevereiro, teve origem no antigo CarnaCaps e reúne serviços de saúde, cultura, assistência social e educação do território de São Mateus para promover a inclusão social e reforçar a integração entre usuários acompanhados pelos serviços de Saúde Mental, profissionais e a comunidade.
Com concentração desde às 8h na Rua Joaquim Gouveia Franco, 797, o evento conta com a participação de cerca de 30 serviços, incluindo Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidade de Referência à Saúde do Idoso (URSI), Núcleo de Convivência de Idosos (NCI), CAPS Adulto e Infantojuvenil, CAPS Álcool e Drogas, Centro Dia Recanto do Amor, Centro de Referência em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (CRPICS), Serviço de Atendimento Especializado (SAE), Serviço de Proteção Social à Criança e Adolescente Vítimas de Violência (SPVV) e Centro de Acolhida e Casa de Cultura.
Desde 2014, o CarnaRede vem desconstruindo estigmas associados à saúde mental e dependência química, reforçando a importância da participação dos pacientes na vida comunitária. O evento se consolidou como um espaço de celebração, pertencimento e fortalecimento dos laços sociais.




Postado por Akira Suzuki em 27/fev/2025 -

Unidade foi a primeira 100% SUS da Baixada Santista a conquistar o ONA
O Instituto de Infectologia Emílio Ribas II – Baixada Santista (IIER2), gerenciado pela Fundação do ABC em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, recebeu recentemente a visita de avaliação para a segunda manutenção da acreditação Nível 1 da Organização Nacional de Acreditação (ONA), conquistada em setembro de 2023.
Foram destaques o envolvimento da equipe assistencial com o processo de acreditação, a dedicação e a disponibilidade da equipe de Qualidade na criação de ferramentas para a melhoria das áreas, e os investimentos realizados na implantação de sistemas informatizados de prontuários, manutenções e garantia da qualidade.
Também foram destacadas as tecnologias oferecidas como o GeneXpert, que possibilita a detecção da tuberculose em até duas horas, facilitando o gerenciamento de leitos de forma ágil e eficiente. Além dessas ações, foram organizadas iniciativas de humanização, como a campanha de doação de sangue realizada entre os colaboradores, que, além da contribuição, promoveu a identificação prévia da tipagem sanguínea nos crachás.
Por fim, houve menções ao grupo de ações recreativas formado por colaboradores do “Doutores Emilio da Alegria”, serviço voluntário oferecido pela Associação Santa Isabel, e a criação do personagem “Hemacildo”, que auxilia no controle e hemovigilância dos pacientes recém-transfundidos.
O IIER2 precisou comprovar que sustentou a qualidade e atendeu aos padrões definidos pela ONA. A metodologia certifica em diferentes níveis, que permite auxiliar as organizações de saúde no desenvolvimento da segurança dos processos, gestão integrada e maturidade institucional. A unidade é pioneira, sendo a primeira instituição de saúde 100% SUS (Sistema Único de Saúde) da Baixada Santista a receber esta certificação.
Postado por Akira Suzuki em 27/fev/2025 -

Exercícios foram propostos durante a palestra
Dia 21 de fevereiro, o AME Santos, gerenciado pela Fundação do ABC em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, realizou uma ação especial em alusão ao Fevereiro Roxo, mês dedicado à conscientização sobre a fibromialgia e outras doenças crônicas.
O evento, voltado para os colaboradores da unidade, contou com uma palestra ministrada pela fisioterapeuta Luciene Peres dos Santos, que abordou desde os sintomas da doença até práticas diárias para sua prevenção.
A atividade ocorreu na sala de treinamento da unidade e reuniu funcionários interessados em aprender mais sobre a fibromialgia, uma condição crônica que causa dores generalizadas e afeta a qualidade de vida de milhares de pessoas. Durante a palestra, Luciene destacou a importância do diagnóstico precoce e apresentou exercícios simples que podem ser incorporados à rotina para aliviar dores e prevenir o agravamento dos sintomas.
O Fevereiro Roxo, celebrado anualmente, tem como objetivo alertar a população sobre doenças crônicas como fibromialgia, lúpus e mal de Alzheimer, incentivando a prevenção e o diagnóstico precoce. A iniciativa do AME Santos reforça o compromisso da instituição com a saúde e o bem-estar de seus colaboradores, além de promover a conscientização sobre doenças ainda pouco compreendidas pela sociedade.
Postado por Akira Suzuki em 25/fev/2025 -

Fotos: Diego Barros/PMM
Dia 21 de fevereiro a cidade de Mauá viveu um momento especial na trajetória de sua saúde pública: a formatura de 11 médicos residentes que concluíram sua especialização no Hospital de Clínicas Dr. Radamés Nardini. A cerimônia, realizada no campus da Uninove, reuniu na plateia familiares, professores e profissionais da área para celebrar a dedicação e o aprendizado desses novos especialistas. Participaram do evento o vice-prefeito Juiz João, representando o prefeito Marcelo Oliveira, o diretor-geral do Hospital Nardini, Dr. Paulo Rogério, e representantes de todas as áreas da Saúde envolvidas.
Os médicos integrantes dessa turma eram oriundos de nove estados brasileiros. Goiás e São Paulo, dois representantes cada. Além de profissionais de Roraima, Pará, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.
O programa de residência médica, implantado no município em 2014, oferece formação nas especialidades de cirurgia geral, clínica médica, pediatria e psiquiatria. Durante dois a três anos, os residentes passam por intenso treinamento em serviço, sempre acompanhados por profissionais experientes, garantindo assim um atendimento de qualidade à população. A Prefeitura de Mauá faz o acompanhamento, por meio da Gerência de Educação Permanente, vinculada à Secretaria Municipal de Saúde, que além disso, ajuda na organização do estágio nos serviços de saúde.

Juiz João, vice-prefeito de Mauá
Na cerimônia, o vice-prefeito Juiz João parabenizou os formandos e também a equipe que contribuiu com essa formação. “É com grande satisfação que participo dessa cerimônia que marca a conclusão de uma etapa e o início de uma outra na vida desses profissionais. Eles se dedicaram tanto ao Hospital Nardini, por meio dessa importante parceria entre a Uninove e a Prefeitura, mantida na gestão do prefeito Marcelo Oliveira. A equipe do hospital também merece consideração por dar suporte nesse momento da vida deles. Esses 11 médicos, com certeza, receberam todo o conhecimento para que possam trabalhar de maneira humanizada, graças a essa vivência no SUS (Sistema Único de Saúde). Desejamos muito sucesso a todos nessa nova etapa.”
Para muitos desses médicos, a experiência em Mauá foi transformadora. Marcelo Luiz Mauad Junior, residente em cirurgia geral, veio de Goiás para se especializar e compartilhou sua gratidão pela acolhida na cidade e no Hospital Nardini. Ele ressaltou a importância do trabalho realizado na instituição e destacou os desafios enfrentados pela equipe. “O Nardini é um hospital-geral, mas frequentemente recebe casos mais complexos e a equipe se desdobra para oferecer o melhor cuidado possível.”
O compromisso dos residentes vai além da formação técnica. Eles vivenciam a realidade do SUS e aprendem, na prática, a lidar com os desafios diários da rede pública. “No Nardini, enxerguei uma grande capacidade técnica e humana. O maior aprendizado que eu tive aqui, com certeza, é nunca desistir do paciente”, disse Marcelo.

Postado por Akira Suzuki em 21/fev/2025 -

Evento contou com a participação do fisioterapeuta Rogério Melaré
No dia 20 de fevereiro, o Centro de Reabilitação Lucy Montoro de Sorocaba, gerenciado pela Fundação do ABC em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, sediou uma palestra sobre inclusão e acessibilidade da pessoa com deficiência. O evento reuniu profissionais da equipe assistencial e promoveu um debate sobre os desafios e avanços necessários para garantir uma sociedade mais justa e inclusiva.
A palestra foi conduzida pelo fisioterapeuta Rogério Melaré, que compartilhou sua experiência e histórias de vida, ilustrando a importância da inclusão em todos os aspectos da sociedade. Com exemplos práticos, o profissional destacou como pequenas mudanças podem transformar a vida de milhares de pessoas com deficiência.
Durante o evento, foram abordados temas cruciais, como os direitos das pessoas com deficiência, garantidos por lei, incluindo o acesso à educação, saúde, trabalho e acessibilidade. Os participantes também refletiram sobre os desafios cotidianos enfrentados por essa parcela da população, como a falta de infraestrutura adequada, o preconceito e a discriminação.
Estratégias para promover a inclusão foram outro ponto alto da palestra. Rogério Melaré apresentou iniciativas que podem ser adotadas por indivíduos, empresas e instituições, como a criação de ambientes acessíveis, a oferta de oportunidades de trabalho e a promoção de campanhas de conscientização. Além disso, foi enfatizado o papel fundamental da família e da sociedade no processo de inclusão, incentivando o respeito, a participação e a valorização das pessoas com deficiência.
O evento contou com momentos interativos, nos quais os participantes puderam compartilhar experiências, tirar dúvidas e debater ideias. Ao final da palestra, os presentes foram convidados a levar a reflexão para seus contextos pessoais e profissionais, reforçando a importância de cada um na construção de uma sociedade mais inclusiva. O sucesso do evento reafirmou o compromisso do Centro de Reabilitação Lucy Montoro de Sorocaba com a inclusão e acessibilidade, convidando todos a se unirem a essa causa transformadora.
Postado por Akira Suzuki em 21/fev/2025 -

Ginástica laboral promove tanto a saúde física como a mental
Nesta semana, entre os dias 17 e 21 de fevereiro, o Hospital Guilherme Álvaro, em Santos, realizou uma programação especial dedicada à ginástica laboral para os colaboradores da Fundação do ABC. A ação, organizada pela equipe de segurança do trabalho, teve como objetivo promover a saúde e o bem-estar dos profissionais, destacando a importância de práticas que beneficiam tanto o corpo quanto a mente.
A ginástica laboral, conhecida por sua eficácia na prevenção de lesões e na melhora da postura, foi realizada diariamente, oferecendo momentos de descontração e cuidado com a saúde. Além de prevenir doenças osteomusculares, a prática contribui para o aumento da produtividade, a redução do estresse e a promoção do bem-estar geral dos participantes.
De acordo com a equipe organizadora, a iniciativa busca conscientizar os colaboradores sobre a importância de pausas ativas durante a jornada de trabalho, especialmente em um ambiente hospitalar, onde a demanda física e emocional é intensa. O sucesso da semana de ginástica laboral no Hospital Guilherme Álvaro reforça a importância de iniciativas que priorizam a saúde e a qualidade de vida no ambiente de trabalho, servindo como exemplo para outras instituições.
GESTÃO
No HGA a FUABC responde pela gestão de 40 leitos de UTI Adulto (sendo 10 de UTI Cardiológica), e 10 de UTI Pediátrica, além de 26 leitos de enfermaria de clínica médica, oncológica e cirúrgica. O contrato também contempla o gerenciamento do serviço de Serviço de Verificação de Óbitos (SVO), anatomia patológica e hemodinâmica. Já o segundo contrato em vigência com a unidade trata-se da gestão do Centro de Tratamento de Malformação Craniofacial (CTMC).
Postado por Akira Suzuki em 21/fev/2025 -

Policlínica do Centro foi uma das unidades mobilizadas na força-tarefa (foto: Brenner Oliveira/PMSBC)
O final de semana foi de muito trabalho em São Bernardo. Desde as primeiras horas do último sábado, em 15 de fevereiro, aconteceu a 2ª Etapa da Caravana da Saúde em sete equipamentos de saúde da cidade. A ação, encabeçada pela Secretaria da Saúde, está realizando atendimentos em 15 especialidades médicas diferentes e na odontologia, com foco em endodontia, simultaneamente.
“Nossa missão é zerar as filas de exame e cirurgia até o dia 1º de julho. Por isso, mutirões como este precisam da adesão das pessoas, que elas compareçam aos procedimentos marcados”, enfatizou o prefeito Marcelo Lima.
O chefe do Executivo municipal, ao lado do secretário de Saúde de São Bernardo, Dr. Jean Gorinchteyn, visitaram o Centro Especializado de Reabilitação (CER IV), no Jardim Hollywood. No local, o atendimento está sendo para neurologia infantil. “É um desrespeito total ver essas crianças que estavam esperando três, quatro anos por um neuro. Estamos fazendo uma força-tarefa, com empenho do recurso público para que São Bernardo seja exemplo na saúde e mais, que os profissionais da saúde sejam respeitados e valorizados”, acrescentou Lima.
Além dos CER IV, foram mobilizados no fim de semana outros seis diferentes equipamentos de saúde (Policlínica do Centro, o Hospital de Clínicas, o Hospital Municipal de Olhos e os três Centros de Especialidades Odontológicas), com a missão de realizar 8.817 consultas, sendo 5.664 em 15 especialidades médicas diferentes; 712 consultas odontológicas, com foco em endodontia; 1.632 consultas cirúrgicas, entre cirurgia geral, plástica, vascular, neurocirurgia, pequenas cirurgias e proctologia; e 250 cirurgias.
ORGANIZAÇÃO
Todos os departamentos da Secretaria de Saúde estão designados para atuar nesta grande mobilização de atendimentos, que deve se repetir também nos dias 22 e 23 de fevereiro. “É muito importante que a população acredite nessa ação. Que não achem que é fake news. Recebeu um chamado do atendimento de saúde, marcando sua consulta ou cirurgia, confirme seu agendamento. O prefeito Marcelo Lima determinou que a saúde é prioridade nessa cidade e não vamos deixar ninguém para trás”, acrescentou Dr. Jean.
ALÍVIO
O sentimento de Mami Seguchi, mãe do pequeno Henrique de 12 anos, era de alívio no CER IV. “Meu filho tem síndrome de Down e tinha passado aqui, em um neurologista, com 3 anos. Depois disso, nunca mais foi chamado, sempre na fila, sempre uma desculpa. É um alívio estar aqui hoje. Agradeço à atual gestão por olhar para nós”.
Já na Policlínica do Centro, quem também compartilhou desta sensação foi Fabiana Bispo dos Santos, que há 3 anos esperava por uma consulta com um alergista. “Passei por três choques anafiláticos por conta de alguma alergia, quase morri, porque não conseguia uma consulta e ter um encaminhamento para o tratamento. Agora eu posso ficar aliviada que conseguirei o tratamento. Estou muito feliz”, afirmou.
Postado por Akira Suzuki em 20/fev/2025 -

Dr. Luiz Mário Pereira de Souza Gomes, Mara Bertaiolli, Amanda Correa da Cruz e Téo Cusatis
A prefeita de Mogi das Cruzes, Mara Bertaiolli, e o vice-prefeito, Téo Cusatis, receberam em 19 de fevereiro a diretora-geral do Hospital Municipal de Mogi das Cruzes, Amanda Correa da Cruz, e o presidente da Fundação do ABC, Dr. Luiz Mário Pereira de Souza Gomes.
Essa foi a primeira reunião oficial entre o novo Executivo municipal e a direção da Fundação do ABC, instituição responsável pela gestão do hospital. Durante o encontro, foram discutidas questões estratégicas sobre o papel fundamental do hospital nas políticas públicas municipais e sua importância para o funcionamento do sistema de saúde da cidade.
Reconhecido pela excelência assistencial, o Hospital Municipal de Mogi das Cruzes é uma unidade altamente qualificada e certificada com o selo de qualidade ONA, da Organização Nacional de Acreditação, reforçando seu compromisso com um atendimento seguro e eficiente à população.
Postado por Akira Suzuki em 19/fev/2025 -

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, visitou dia 17 de fevereiro dois importantes equipamentos de saúde gerenciados pela FUABC em parceria com administrações municipais. O primeiro foi o Hospital de Clínicas de São Bernardo do Campo. A ministra esteve acompanhada do prefeito Marcelo Lima e de comitiva da pasta, reconhecendo avanços recentes na cidade. No período da tarde, Nísia dirigiu-se ao Hospital Nardini, em Mauá. As duas visitas foram acompanhadas pelo presidente da FUABC, Dr. Luiz Mário Pereira de Souza Gomes.
Em São Bernardo, a ministra reafirmou a parceria do governo federal com a gestão municipal e elogiou programas locais, além de discutir novos investimentos para ampliar atendimentos e reduzir filas na rede pública.
Nísia conheceu as instalações do equipamento, verificando as áreas de ortopedia e otorrinolaringologia, e examinou a operacionalização na cidade da oferta de cuidados integrados, estratégia que faz parte do Programa Mais Acesso a Especialistas (PMAE).
O PMAE garante recursos financeiros federais para as secretarias estaduais e municipais de saúde, tendo como foco tornar o acesso do paciente às consultas e exames especializados o mais rápido possível e menos burocrático.

“Equipamento importante, construído por pessoas que hoje fazem parte do governo federal, e é fundamental que as ações na unidade tenham continuidade para benefício da nossa população. Vemos que há uma grande sintonia entre o trabalho que vem sendo feito em São Bernardo e os objetivos do Ministério da Saúde”, pontuou a ministra. O Hospital de Clínicas faz parte do Complexo Hospitalar de São Bernardo, junto com outras três unidades.
Nísia destacou ainda que a visita busca aproximar o governo federal de São Bernardo, enaltecendo a iniciativa do Programa Caravana da Saúde como planejamento para reduzir o tempo de espera e, assim, humanizar os atendimentos, quando citou como desumano longos períodos de fila para exames e cirurgias e consultas.
O prefeito Marcelo Lima agradeceu a ministra por abrir as portas do governo federal às prefeituras, visitando esse equipamento que, pela estrutura, pode atender toda a região, desde que haja os recursos disponíveis para o custeio. “A equipe de Saúde está muito focada em realizar tudo o que foi apresentado no plano de governo e, agora, o momento é de ação e diálogo. Não existem mais lados, nem bandeiras partidárias”, frisou o chefe do Executivo, ao solicitar apoio para ampliação de leitos, tomógrafo, mamógrafo, construção de três novas UBSs (Unidades Básicas de Saúde), novas ambulâncias e um “odonto móvel”, para levar atendimento para bairros mais afastados da região central.
A Secretaria de Saúde de São Bernardo apresentou à ministra pleitos de recursos para a saúde da cidade, alguns deles com processos já em curso e outros que estão sendo requisitados agora, em um valor total de R$ 97,4 milhões.
A atividade contou também com as presenças da secretária de Informação e Saúde Digital do Ministério, Ana Estela Haddad, do secretário de Atenção Especializada à Saúde da pasta, Adriano Massuda, do secretário de Saúde de São Bernardo, Dr. Jean Gorinchteyn, da secretária adjunta da pasta no município, Fernanda Penatti e do diretor técnico do Hospital de Clínicas, Dr. Luiz Júnior Noyama. No trajeto, a ministra conversou com equipes e pacientes que estavam em atendimento.

MAUÁ
A Prefeitura de Mauá também aderiu ao Programa Mais Acesso a Especialistas (PMAE), uma iniciativa do Ministério da Saúde que visa ampliar e agilizar o acesso da população a consultas ambulatoriais e exames especializados. Com o programa, os pacientes serão encaminhados a serviços de saúde especializados a partir da Unidade Básica de Saúde (UBS), dentro de um prazo de até 60 dias, conforme os critérios de avaliação. A adesão do município considera a estrutura disponível e a demanda existente na rede de saúde municipal.
A visita da ministra da Saúde, Nísia Trindade, ao Hospital Nardini, marcou essa adesão. O anúncio aconteceu no auditório da unidade, com presença do prefeito Marcelo Oliveira. Durante a fase inicial de implantação, o Ministério da Saúde prevê o repasse de R$ 606 mil ao município, valor que contribuirá para a melhoria da infraestrutura necessária ao funcionamento do programa. Além do Hospital, Mauá habilitou o Centro de Especialidades Médicas Mauá (CEMMA) e o Centro de Referência à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente (CRSMCA) para integrarem a iniciativa.
Com a adesão ao PMAE, o município adotará um modelo inovador de atendimento, por meio da Oferta de Cuidados Integrados (O.C.I.). Quando plenamente operacional, o programa permitirá uma gestão mais eficiente das filas de espera, organizando o acesso por linhas de cuidado, priorizando casos de maior risco e monitorando os tempos de atendimento. O objetivo é reduzir o absenteísmo e evitar a repetição desnecessária de solicitações, garantindo um atendimento mais ágil e eficiente.
Durante o evento de apresentação do PMAE, a ministra da Saúde destacou a importância da iniciativa. “Vamos melhorar o acesso, reduzindo filas e agilizando diagnósticos, permitindo mais rapidez nos tratamentos. Essa é uma construção coletiva, resultado da parceria com secretários de saúde estaduais e municipais, governadores e gestores do SUS. É um trabalho integrado que reflete a dedicação de toda a equipe do Ministério da Saúde”. Ela também reforçou o compromisso com a ampliação da rede de saúde no município, incluindo a construção de uma nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA), uma UBS no Jardim Luzitano, uma Policlínica na Vila Assis Brasil e um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS).
A secretária de Saúde, Eliene de Paula Pinto, também destacou a relevância do PMAE para o município. “É com grande satisfação que anunciamos o Programa Mais Acesso a Especialistas, uma iniciativa que fortalece nossa rede de saúde e melhora o atendimento à população. Com ele, ampliaremos consultas e exames complementares, garantindo diagnósticos mais rápidos e precisos”.
