FUABC e Secretaria de Segurança Cidadã de Santo André fortalecem parcerias

Postado por Akira Suzuki em 17/fev/2025 -

Fundação do ABC poderá integrar Rede de Proteção Cidadã, com foco em prevenção e capacitação de alunos e colaboradores

 

Dr. Osmar Mendonça, o secretário Coronel Telmo Araújo e Dr. Luiz Mário, com a diretora de Articulações Políticas de Segurança, Barbara Borges, e o assessor Ricardo Barreto

A Fundação do ABC recebeu, na manhã desta segunda-feira (17), a visita do secretário de Segurança Cidadã da Prefeitura de Santo André, Temistocles Telmo Ferreira Araújo, o Coronel Telmo Araújo. A reunião, realizada a convite do presidente da FUABC, Dr. Luiz Mário Pereira de Souza Gomes, teve como objetivo discutir parcerias, apoio mútuo e medidas para aprimorar a segurança e a infraestrutura no entorno do campus universitário, que também abriga a Fundação Santo André (FSA).

Entre os principais temas abordados esteve a necessidade de reforçar a segurança para os usuários do transporte público na região, melhorar a iluminação e fortalecer o policiamento na Avenida do Conhecimento, importante via de acesso ao campus. O Coronel destacou que atualmente não há uma base da polícia no local e que é fundamental estruturar estratégias para garantir maior segurança à comunidade acadêmica, aos funcionários e usuários dos serviços de saúde da região.

Outra questão levantada foi a presença de pessoas em situação de rua no entorno da Fundação do ABC. A reunião abordou a importância de políticas voltadas a essa população, com a possibilidade de colaboração da FUABC para oferecer suporte, em colaboração com a Secretaria de Assistência Social do município.

Como ação imediata, o Coronel Telmo Araújo se comprometeu a posicionar viaturas em pontos e horários estratégicos, mapeados em conjunto com a Fundação do ABC, para intensificar a ronda policial nos momentos e locais mais críticos.

Coronel Telmo Araújo e Dr. Luiz Mário Pereira de Souza Gomes

PREVENÇÃO

A reunião também trouxe propostas inovadoras, como a participação da Fundação do ABC na Rede de Proteção Cidadã. O objetivo é ir além do policiamento ostensivo e promover ações culturais e de prevenção primária junto a funcionários e alunos, capacitando-os para reconhecer riscos e agir de forma segura em diferentes situações. Entre as iniciativas sugeridas está a realização de treinamentos conduzidos pela Guarda Civil Municipal, preparando a comunidade acadêmica para adotar medidas preventivas e evitar reações precipitadas em eventuais abordagens.

Nesse contexto, o Coronel Telmo Araújo destacou que a segurança não pode se limitar à ação policial, mas deve envolver toda a comunidade. “Nós temos que dar uma resposta, e essa resposta não pode ser só policial. Precisamos levar a mensagem de segurança para a sociedade, junto com as ações ostensivas. Os alunos, os funcionários, podem ser parte da solução, e com a participação de todos, os resultados são sempre melhores”, ressaltou.

A parceria entre a Fundação do ABC e a Secretaria de Segurança Cidadã tem potencial para se tornar um modelo a ser replicado em outras áreas do município. O secretário fez um paralelo com uma Brigada de Incêndio, que capacita pessoas para agir preventivamente e tomar medidas iniciais até a chegada dos bombeiros. A ideia é que funcionários e alunos estejam preparados para atuar na prevenção e conscientização em segurança, fortalecendo a proteção do campus e de seu entorno.

O presidente da Fundação do ABC, Dr. Luiz Mário Pereira de Souza Gomes, reforçou o compromisso da Instituição com o desenvolvimento da cidade e a segurança da população, destacando a importância de integrar a FUABC ao ecossistema de segurança municipal e às políticas públicas de Santo André. “Temos um compromisso com a melhoria da cidade como um todo. Desejamos colaborar com as ações do Governo e da Secretaria de Segurança Cidadã em favor de toda a população. Estamos 100% à disposição para contribuir com um plano diretor estruturado e sustentável, que una esforços de diferentes frentes para fortalecer a segurança e o bem-estar da comunidade”, afirmou.

A iniciativa reforça o compromisso da Fundação do ABC com a comunidade e sua disposição em colaborar com políticas públicas integradas, visando sempre o bem-estar e a segurança das pessoas.

Centro Hospitalar Municipal de Santo André recebe ‘Selo Bronze’ de qualidade

Postado por Akira Suzuki em 12/fev/2025 -

Certificação integra o Programa Corporativo de Qualidade e Melhoria Contínua da FUABC

 

Entrega do ‘Selo Bronze’ de qualidade ao CHMSA

O Centro Hospitalar Municipal de Santo André (CHMSA) recebeu nesta terça-feira (12) o selo interno nível Bronze do Programa Corporativo de Qualidade e Melhoria Contínua da Fundação do ABC. Gerenciado pela FUABC em parceria com a Prefeitura, o equipamento de saúde cumpriu todos os requisitos em um rigoroso processo de avaliação iniciado em abril de 2024.

O selo Bronze indica que o CHMSA está em conformidade com os padrões de qualidade em termos de Legislação e Documentação. A próxima meta para a unidade é alcançar o nível Prata, que foca em Gestão por Processos e Mapeamento de Riscos, seguido pelo nível Ouro, que representa a excelência em Gestão por Resultados.

Durante a cerimônia de entrega, a diretora administrativa do CHMSA, Dra. Evelyn Ribeiro Rodio, destacou a transformação da unidade nos últimos meses. “Com a visita da área de Qualidade da FUABC em abril do ano passado, começamos a repensar o planejamento e elegemos três pilares para 2025: cuidado centrado no paciente, sustentabilidade e otimização de espaços e recursos. Agradeço o apoio de todos que contribuíram para atingirmos esse objetivo hoje. Nosso CHMSA é grande, faz muito, e tudo isso é graças a vocês”, afirmou.

A unidade hospitalar é referência em assistência e ensino, funcionando como um hospital-escola para alunos de graduação e pós-graduação em programas de residência médica. Ao todo são 34 especialidades, sete salas cirúrgicas e 266 leitos. Em 2024, contabilizou mais de 47,6 mil atendimentos no Pronto-Socorro. Realiza mensalmente 14 mil exames e 12 mil atendimentos ambulatoriais. Mais de 1.700 colaboradores integram a equipe, entre funcionários diretos e terceirizados.

A secretária adjunta da Saúde de Santo André, Kelly Pico, com o Dr. Willian Faria, Pedro Seno, Silvana Medeiros e o Dr. Luiz Mário

RECONHECIMENTO E EXPECTATIVAS

Representando o prefeito Gilvan Junior, a vice-prefeita de Santo André, Silvana Medeiros, ressaltou a relevância do CHMSA para a cidade. “A antiga Santa Casa se tornou um hospital-escola, uma referência em Santo André. Vocês têm feito um excelente trabalho, com muita qualidade, e hoje estão colhendo os frutos. Parabéns a todos os colaboradores do Hospital e da Fundação do ABC pela iniciativa. Tenho certeza de que voltarei aqui em breve para o Selo Ouro”.

O presidente da FUABC, Dr. Luiz Mário Pereira de Souza Gomes, destacou o papel da entidade na promoção da qualidade na saúde pública. “É um orgulho muito grande participar de um evento como esse e dessa evolução. A FUABC tem feito um trabalho sério e comprometido com a saúde de qualidade para a população. Nosso Escritório de Projetos é relativamente jovem, mas tem cumprido um papel magnífico. Esse selo de qualidade é um primeiro passo e traduz literalmente o nosso compromisso com a assistência. A Fundação do ABC só tem razão de existir se estiver focada nesses objetivos de respeito, qualidade, seriedade, transparência e assistência à saúde da população. O CHMSA é um exemplo não só para Santo André, mas para toda a nossa região”.

O secretário de Saúde de Santo André, Pedro Seno, enfatizou a importância do hospital para o município. “Tudo o que acontece aqui é muito significativo para a cidade. Esse trabalho é muito relevante e muda a vida das pessoas que estão sendo tratadas aqui. Parabéns pela conquista e contem sempre conosco”.

Para o diretor-geral do CHMSA, Dr. Willian Faria, o sucesso da unidade é resultado do trabalho em equipe. “Ninguém aqui anda sozinho. Trabalhamos em equipe e, por isso, temos obtido tantas conquistas. Desde a primeira visita, passamos a ouvir a equipe de Qualidade da FUABC, a entender o que precisávamos ajustar e a buscar as soluções. Este não é só um selo, é a certeza de entregar melhor saúde aos pacientes e melhores condições de trabalho aos nossos colaboradores. O selo não é meu, é nosso. O legado fica. E nós não sonhamos baixo. Vamos chegar no Ouro. Esse é o nosso compromisso”.

MELHORIA CONTÍNUA

Diretora de Projetos e Qualidade da Fundação do ABC, Gleice Girotto falou brevemente sobre o desafio de estruturar, há cerca de um ano, uma ferramenta robusta para apoiar as unidades gerenciadas, com acesso às metodologias mais modernas e eficientes que os sistemas de qualidade atuais permitem. “Foi nesse momento que surgiu o Programa Corporativo de Qualidade de Melhoria Contínua, que reúne mais de 950 critérios em processos assistenciais e de gestão, com base em diversas metodologias nacionais e internacionais vigentes, além de normas e legislações.

Sobre a certificação do Centro Hospitalar Municipal, ela completou: “Agradeço a todas as equipes do CHMSA, que nos receberam e apoiaram nesse processo, com acesso irrestrito às áreas e documentos, o que permitiu uma avaliação ímpar na unidade. O Programa de Qualidade e a ideia do Selo Interno nos fazem acreditar que, cada um de nós, juntos, podemos deixar um legado positivo para a saúde pública, por meio de um modelo de assistência segura, humanizada e uma gestão de excelência nas unidades gerenciadas pela FUABC e, hoje, especificamente, no Centro Hospitalar Municipal, que é um patrimônio do município de Santo André”.

Emocionada, Karen Amaral, coordenadora corporativa de Qualidade da FUABC, também parabenizou as equipes do Hospital pela conquista. “É motivo de muita alegria estar aqui hoje. Foi uma evolução enorme desde abril de 2024 até a última visita, em dezembro, quando confirmamos a pontuação necessária para a acreditação. Agradeço a todos vocês, que abriram as portas do Hospital e atingiram 90% dos itens obrigatórios e 92% dos demais itens de um roteiro extremamente difícil. Isso demonstra a qualidade com que essa unidade desenvolve seu trabalho. Não tenho dúvidas de que o selo ouro chegará muito em breve”.

PROGRAMA DE QUALIDADE

Lançado em setembro de 2023, o Programa Corporativo de Qualidade e Melhoria Contínua da FUABC oferece suporte técnico às unidades de saúde gerenciadas para que estejam aptas a buscar acreditações de qualidade, assim como estimular o compartilhamento de experiências exitosas e boas práticas. Para isso, foram criados selos internos de avaliação de qualidade assistencial e administrativa instituídos pela própria Mantenedora, divididos em três níveis: Ouro, Prata e Bronze. A expectativa é de que as acreditações nacionais e internacionais das unidades de saúde sejam uma consequência da criação deste programa.

O projeto conta com apoio da Presidência e da área de Governança Corporativa da Mantenedora. O CHMSA é a terceira unidade a receber o Selo Bronze e a primeira na região do ABC. A primeira certificação foi entregue em maio de 2024 ao Hospital Municipal de Mogi das Cruzes. Em agosto foi a vez do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Sorocaba.

‘Mário Covas’ e Hospital Nardini empossam novas Comissões de Ética de Enfermagem

Postado por Akira Suzuki em 12/fev/2025 -

As duas unidades de saúde tiveram eventos realizados pelo Coren-SP

 

Membros da nova comissão durante a cerimônia de posse no HEMC

No dia 7 de fevereiro, o Hospital Estadual Mário Covas (HEMC), em Santo André, e o Hospital Nardini, em Mauá, deram posse às suas respectivas Comissões de Ética de Enfermagem. Os eventos, realizados pelo Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP), reuniram profissionais comprometidos com a missão de garantir uma assistência mais segura, ética e livre de imperícia, negligência ou imprudência. As duas unidades são gerenciadas pela FUABC.

Entre as principais atribuições da Comissão estão a avaliação de condutas profissionais, a promoção de ações educativas voltadas à ética na enfermagem, a instauração de sindicâncias para apuração de denúncias e o acompanhamento de procedimentos assistenciais, contribuindo para a melhoria contínua dos serviços prestados.

HOSPITAL MÁRIO COVAS

O enfermeiro Deivid Alexander Varga, presidente da comissão, destacou a importância do grupo em sua fala. “Esperamos fazer um bom trabalho na Comissão de Ética, principalmente no cumprir e fazer cumprir os preceitos éticos e legais da profissão. Esse é o maior objetivo: desempenhar a função difundindo a importância de prestar uma assistência de enfermagem livre de danos”, declarou.

A comissão é composta por 11 membros efetivos, entre enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, representando a diversidade da equipe do Hospital Mário Covas. Além do presidente, assumiram cargos a enfermeira Fabiana Sabino Alves, como secretária, e os demais integrantes: Ana Rosa de Almeida dos Reis, Kátia Cilene Victoriano dos Santos Marques, Thaís Fernandes Cabral Carneiro Xavier, Janielle Malveira Freitas, Ediglei da Silva Bispo, Maria Lenilza Silva, Cesar Augusto Nunes, Camila Maziero e Clesiane Moreira de Oliveira.

Em Mauá, novos membros da Comissão

HOSPITAL NARDINI

Na unidade, a Comissão também é formada por seis enfermeiros e cinco técnicos/auxiliares de enfermagem. A partir de 7 de fevereiro, a equipe assumiu a missão de zelar pela conduta ética e profissional da categoria, garantindo boas práticas e um ambiente de trabalho pautado pelo respeito e pela excelência no atendimento aos pacientes.

A atuação da Comissão é essencial para orientar e auxiliar os profissionais de enfermagem em suas práticas diárias, assegurando que as normas e diretrizes éticas sejam seguidas com rigor. Além disso, o grupo funciona como um canal de apoio para esclarecimento de dúvidas e fortalecimento da cultura de humanização no atendimento hospitalar.

Programa de formação para gestantes será descentralizado em São Bernardo

Postado por Akira Suzuki em 12/fev/2025 -

Projeto Bebê a Bordo vai chegar às 35 UBSs, promovendo aulas sobre direitos da parturiente, parto, amamentação e métodos contraceptivos

 

Programa Bebê a Bordo oferta, entre outros temas, aulas sobre os direitos das parturientes (foto: Gabriel Inamine/PMSBC)

Com o foco de estender plano de humanização do atendimento e empoderamento das gestantes para o momento do parto e do puerpério, a Prefeitura de São Bernardo vai ampliar o Programa Bebê a Bordo em 2025, levando a ação a todas as 35 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade.

A iniciativa, que atualmente é realizada somente no Hospital da Mulher, será, desta forma, descentralizada, expandindo o acesso das gestantes que realizam o pré-natal na rede municipal de saúde, a partir do terceiro trimestre da gestação.

O Programa Bebê a Bordo oferta aulas sobre os direitos das parturientes, os processos fisiológicos, trabalho de parto, parto e puerpério, além de abordar a amamentação e métodos contraceptivos, entre outros tópicos. As aulas visam esclarecer todas as dúvidas da gestante e do acompanhante de sua escolha.

Iniciado em 2010, o programa tem como grande objetivo promover o acolhimento das gestantes que realizam o pré-natal nas UBSs da cidade, por meio de visitas à maternidade do Hospital da Mulher. A principal missão do projeto é ajudar as gestantes a se prepararem para a maternidade, proporcionando um ambiente de apoio, segurança e informações essenciais sobre parto e puerpério.

“O programa tem sido conduzido de maneira contínua e em parceria com a Rede de Atenção Básica de Saúde, na qual as gestantes, sistematicamente, realizam o pré-natal”, pontuou a médica coordenadora de Obstetrícia do Hospital da Mulher, Dra. Silvana Aparecida Giovanelli. “O foco é proporcionar uma compreensão mais aprofundada do momento mais oportuno para internação hospitalar, a evolução do trabalho de parto, do parto e do pós-parto, garantindo um apoio estruturado e integral às futuras mães. Informamos sobre a utilização dos métodos não farmacológicos e farmacológicos para alívio da dor, proporcionando um conformo e um estímulo ao parto vaginal”, completou.

 

ENCONTRO

O primeiro encontro do ano de 2025 do Bebê a Bordo ocorreu no fim de janeiro. Cerca de 30 pessoas, entre gestantes e acompanhantes, assistiram às aulas ministradas pelas profissionais do programa: a médica obstetra Dra. Silvana Aparecida Giovanelli, a assistente social Fernanda Cípola, a fonoaudióloga Jenny Agurto Cea e a enfermeira da maternidade, Ivelise Araújo de Souza. Completam a equipe a enfermeira e coordenadora do programa, Cassia Mazzari, e a gerente de enfermagem do HM, Selma Maria da Costa.

As gestantes e seus acompanhantes puderam tirar dúvidas sobre o momento mais oportuno e motivos para a internação, sobre o trabalho de parto, o parto e a amamentação. “Gostei muito, foi um grande aprendizado”, afirmou a professora Thalissa Siqueira, 27, moradora do Ferrazópolis, grávida de sete meses do seu primeiro filho. “Por ser minha primeira gestação, tenho algumas inseguranças, especialmente com relação à amamentação, e toda informação que recebemos hoje será de grande ajuda”, sustentou.

A professora Kelly Patricia Alves de Souza, 25, moradora do bairro dos Casas, se sentiu mais segura para o parto após a formação. “Foi muito rico, tive acesso a muitas informações que não conhecia”, declarou. As duas estavam acompanhadas de seus companheiros.

“A partir deste ano, queremos ampliar o acesso das gestantes ao Programa Bebê a Bordo. Vamos gravar as aulas e transmitir nas salas existentes nas UBSs destinadas aos encontros dos grupos de gestantes. Desta maneira, facilitamos que as munícipes e seus acompanhantes assistam às aulas e a seguir retirem suas dúvidas com a equipe do HM que estará on-line, no dia da reunião previamente agendada”, explicou a gerente de enfermagem, Selma Maria da Costa. “Isso vai ampliar o alcance do programa, gerando melhor integração entre atenção primária e hospitalar, potencializando a humanização do atendimento às gestantes”, emendou.

O agendamento para participar do Bebê a Bordo deve ser feito na UBS onde a gestante faz seu pré-natal.

Alunos e professores da FMABC participam de mutirão contra a dengue em São Bernardo

Postado por Akira Suzuki em 12/fev/2025 -

Ação foi realizada em parceria com a Prefeitura

 

Equipes da FMABC acompanharam agentes comunitários e o Secretário de Saúde de São Bernardo do Campo, Dr. Jean Gorynchtein

Estudantes e professores do Centro Universitário FMABC participaram, dia 8 de fevereiro, de um mutirão organizado pela Secretaria de Saúde de São Bernardo do Campo com o objetivo de conscientizar a população sobre a dengue e identificar e combater possíveis focos do Aedes aegypti, o mosquito transmissor da doença.

A atividade de extensão envolveu alunos dos cursos Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, que acompanharam os agentes comunitários e o secretário municipal de saúde do município, Dr. Jean Gorynchtein, nas visitas às residências localizadas nos bairros do Alvarenga, Baeta Neves e Planalto.

 A ação também foi monitorada por professores do Centro Universitário, que ajudaram a organizar as equipes e apoiaram os estudantes nas visitas com os agentes de saúde. Ao visitar as casas e receberem a devida autorização dos moradores, as equipes verificaram possíveis pontos de água parada e locais que possam facilitar a proliferação do mosquito.

A escolha dos bairros foi feita levando em conta os indicadores de notificações de casos suspeitos e confirmados. Além do apoio do Centro Universitário FMABC, a ação especial de combate à dengue engloba o Departamento de Proteção à Saúde e Vigilâncias, o Centro de Controle de Zoonoses, o Departamento de Atenção Básica da Secretaria de Saúde e a pasta de Serviços Urbanos. As equipes auxiliaram na limpeza dos possíveis focos e utilizaram repelentes e inseticidas para reforçar o combate.

Além da ação realizada no sábado, a FMABC conta também com um comitê de contingenciamento, prevenção, diagnóstico e tratamento da dengue, que realiza ações periódicas para criar materiais de divulgação, informar a comunidade que frequenta o campus universitário sobre sintomas e formas de prevenção, além de fiscalizar e neutralizar os pontos de proliferação do mosquito.

Com cronograma definido, carreta da mamografia de SBC atende 80 mulheres por dia

Postado por Akira Suzuki em 12/fev/2025 -

Equipamento itinerante do município realiza exames agendados pelas UBSs e também de demanda espontânea

 

Equipamento realiza exame para detecção do câncer de mama (fotos: Omar Matsumoto/PMSBC)

A carreta móvel da mamografia de São Bernardo tem atendido, em média, 80 mulheres por dia, beneficiando grande público ao mês dentro do plano permanente de prevenção na cidade. Com calendário de fevereiro definido, o equipamento municipal realiza exames agendados pelas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e também de demanda espontânea, para mulheres de 50 a 69 anos, sem a necessidade de agendamento ou pedido médico.

 O equipamento itinerante circula por toda São Bernardo ao longo do mês, nos diferentes territórios de saúde do município, em locais de grande movimentação, das 8h às 17h, distribuindo senhas das marcações nos períodos da manhã e tarde. Em janeiro, a cidade também recebeu o reforço da carreta estadual da mamografia, no âmbito do Programa Mulheres de Peito, equipamento da Secretaria de Saúde de São Paulo. Na ocasião, foram realizados 469 exames.

 “A mamografia é um importante instrumento de prevenção e rastreio do câncer de mama e ter uma carreta municipal, que atende em pontos estratégicos, é uma das formas de facilitar o acesso da população à realização do exame”, destacou o secretário de Saúde de São Bernardo, Dr. Jean Gorinchteyn. Se a interessada não estiver na faixa etária da demanda espontânea, os agendamentos da carreta podem ser encaminhados pela UBS mais próxima da residência.

 Visando agilizar os atendimentos, a unidade móvel de mamografia faz parte do Programa Caravana da Saúde, que conta com outras duas carretas: da tomografia e da ultrassonografia, em uma estratégia de acabar com a fila de espera para exames. As carretas da tomografia e da ultrassonografia começaram a atender em 25 de janeiro, no lançamento oficial do programa implantado pela gestão do prefeito Marcelo Lima.

Confira as datas:

  • De 11 a 14 de fevereiro – Praça da Matriz – Centro (para agendamento de todas as UBSs e demanda espontânea de mulheres de 50 a 69 anos).
  • Dias 17 e 18 de fevereiro – UBS Orquídeas – Estrada do Poney Club, 1.400 (para agendamento das UBSs Orquídeas e União e demanda espontânea de mulheres de 50 a 69 anos).
  • Dias 19 e 20 de fevereiro – UBS Silvina – Av. Marquês de Barbacena, 85 (para agendamento da UBS Silvina e demanda espontânea de mulheres de 50 a 69 anos).
  • Dia 21 de fevereiro – UBS Pauliceia – Rua Miragaia, 834 (para agendamento da UBS Pauliceia e demanda espontânea de mulheres de 50 a 69 anos).
  • De 24 a 28 de fevereiro – Praça da Matriz – Centro (para agendamento de todas as UBSs e demanda espontânea de mulheres de 50 a 69 anos).

Itatiba terá ‘Sábado da Prevenção’ com foco na vacinação contra febre amarela

Postado por Akira Suzuki em 12/fev/2025 -

Além dos serviços em 11 unidades de saúde, ação também terá conscientização sobre a fibromialgia pelo Fevereiro Roxo

 

Medição de pressão arterial é um dos serviços que estará disponível (foto: arquivo/PMI)

Com apoio da Fundação do ABC, a Prefeitura de Itatiba, por meio da Secretaria de Saúde, programou a volta da ação ‘Sábado da Prevenção’ para o dia 15 de fevereiro. Serão 11 unidades de saúde abertas a partir das 8h até o meio-dia com ações de prevenção a doenças e incentivo às práticas saudáveis.

São elas: Unidades Avançadas de Saúde do Cecap, Nações e San Francisco, além dos postos de saúde do Centenário, Nações, Galetto, Jardim Ipê, Núcleo Residencial Porto Seguro, Parque da Colina, San Francisco e Santa Cruz.

Entre os principais serviços da próxima manhã de prevenção está a intensificação da vacina contra a febre amarela. Também haverá consulta médica, coleta de papanicolau, testes rápidos para sífilis e HIV, aplicação de outras vacinas para atualização da carteirinha e orientações sobre fibromialgia. Isso porque existe a campanha intitulada Fevereiro Roxo.

O Sábado da Prevenção tem o objetivo de proporcionar atendimento a quem não tem disponibilidade de ir aos postos durante a semana e é realizado desde 2022 pelo programa municipal Inova Saúde em parceria com a Fundação do ABC.

VACINA CONTRA FEBRE AMARELA

Aqueles que tomaram ao menos uma dose contra a febre amarela a partir dos cinco anos de idade já estão imunizados. Pelo calendário do Programa Nacional de Imunizações (PNI), a vacina é aplicada aos nove meses de idade e reforçada aos quatro anos. Agora, podem receber uma dose bebês a partir dos seis meses, bem como gestantes e pessoas com mais de 60 anos – sempre associada à questão do risco/benefício.

Quem nunca recebeu a vacina deve comparecer a uma das unidades de saúde dia 15 de fevereiro, ou de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, ou ainda até às 20h na Clínica da Família do Jardim das Nações. Quem já tiver recebido ao menos uma dose depois dos cinco anos não precisa revacinar. Quem apresentar sintomas como febre alta, dor de cabeça intensa, falta de apetite, náuseas ou vômitos, pele ou olhos amarelados, deve procurar ajuda médica imediata.

FEVEREIRO ROXO

Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, a fibromialgia é bastante comum, afetando 2,5% da população mundial, geralmente mais mulheres do que homens, entre 30 e 50 anos de idade. Caracteriza-se por dor muscular generalizada, crônica (mais que três meses), sem evidência de inflamação, acompanhada de sono não reparador e cansaço, podendo haver também distúrbios do humor, como ansiedade e depressão, e alterações da concentração e de memória.

As medicações são úteis para diminuir a dor, melhorar o sono e a disposição do paciente com fibromialgia, para permitir a prática de exercícios físicos, pois o principal tratamento é não-medicamentoso, com cuidados do paciente consigo mesmo, como exercício aeróbico, e terapia psicológica para aprender a lidar com a dor crônica no dia a dia.

Janeiro Branco: PAI-BS promove Semana da Saúde Mental com ações para colaboradores

Postado por Akira Suzuki em 12/fev/2025 -

Palestras, sessões de relaxamento e práticas de mindfulness marcam as atividades que reforçam a importância do cuidado emocional

 

Semana de Saúde Mental contou com uma programação variada

Gerenciado pela Fundação do ABC, o Polo de Atenção Intensiva em Saúde Mental (PAI-BS) da Baixada Santista realizou, no final de janeiro, a “Semana da Saúde Mental”, integrando as ações do Janeiro Branco, campanha que visa conscientizar sobre a importância dos cuidados emocionais.

Com o tema “Saúde Mental importa: não deixe passar em branco, cuide da sua saúde mental”, a iniciativa buscou sensibilizar os colaboradores sobre a necessidade de priorizar o bem-estar psicológico no ambiente de trabalho e na vida pessoal.

A programação contou com uma série de atividades práticas e educativas, incluindo a palestra “Conexão Interior: Movimento, Respiração e o Poder do Toque”, ministrada pela educadora física e terapeuta holística Gislaine Fátima de Paula. Além disso, os participantes tiveram a oportunidade de vivenciar um “Momento Mindfulness”, conduzido remotamente pela médica psiquiatra Dra. Karla Carbonari, que ensinou técnicas de atenção plena para redução do estresse e promoção do equilíbrio emocional.

Outro destaque foi a realização de “Sessões de Relaxamento” com a educadora física da unidade, Roseli Fitipaldi, que proporcionou aos colaboradores um espaço para descontração e aprendizado de técnicas para alívio da tensão. A programação também incluiu uma palestra com a Dra. Leticia Moita, ex-aluna da especialização em Psiquiatria do PAI-BS, que abordou o tema “A Saúde Mental e o Janeiro Branco”, reforçando a importância da campanha e dos cuidados preventivos.

A direção do PAI-BS e a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio (CIPAA) destacaram que investir na saúde mental dos colaboradores é essencial para garantir um ambiente de trabalho mais seguro emocionalmente e, consequentemente, melhorar a qualidade da assistência prestada aos pacientes.

Defesa Civil de São Caetano utiliza drone no combate à dengue

Postado por Akira Suzuki em 12/fev/2025 -

Município intensifica combate ao Aedes aegypti com ações multissetoriais e reforço de tecnologia

 

Os equipamentos voadores foram utilizados para vistoriar locais com possíveis focos do inseto (foto: Eric Romero/PMSCS)

São Caetano do Sul realizou na tarde de 11 de fevereiro uma ação multisetorial de enfrentamento ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika, chikungunya e outras arboviroses. Agentes do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), da Vigilância Sanitária, da GCM (Guarda Civil Municipal) e da Defesa Civil vistoriaram imóveis com o reforço de um drone para monitorar os endereços, alvos de denúncias da população.

Nas vistorias, as equipes orientaram moradores e comerciantes a realizarem a manutenção adequada dos imóveis. “Estamos fazendo a nossa parte, mas o combate à dengue é um dever de toda a sociedade. Os moradores devem verificar regularmente vasos, calhas, pneus, ralos, garrafas e qualquer outro objeto com acúmulo de água, que são propícios à proliferação do mosquito”, afirmou o diretor do Civisa (Centro Integrado de Vigilância à Saúde), Danilo Sigolo.

Na ação, agentes da Defesa Civil, com o apoio do drone da GCM, confirmaram a existência de possíveis criadouros do Aedes aegypti. Em imóvel desocupado na Rua Amazonas, onde funcionava uma padaria, por exemplo, foram encontradas larvas dentro de uma caixa d’água destampada. Veterinários do CCZ aplicaram larvicida e tamparam o reservatório – será lavrado auto de infração para que o proprietário solucione o problema.

O larvicida biológico só mata as larvas do mosquito, sendo utilizado como controle de infestação. É um produto altamente seguro para o meio ambiente e para as pessoas.

Neste ano, São Caetano tem registrados 16 casos de dengue, todos importados, quando a transmissão ocorre em outro município. Outros 40 casos estão em investigação – não há óbito confirmado pela doença. Não há registros de zika ou chikungunya em 2025 até aqui.

A população pode denunciar a existência de possíveis criadouros pelo telefone 0800 7000 156 ou pelo e-mail denunciaccz@saocaetanodosul.sp.gov.br.

AME Araçatuba terá novo software de gestão ambulatorial de saúde

Postado por Akira Suzuki em 10/fev/2025 -

Fundação do ABC contrata nova plataforma de gestão ambulatorial para simplificar rotina administrativa e assistencial da unidade

 

Treinamento das equipes teve início em 10 de fevereiro

Como parte das recentes melhorias implantadas no Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Araçatuba, a Fundação do ABC implantará um novo software de gestão ambulatorial na unidade, que é gerenciada em parceria com o Governo do Estado de São Paulo. A iniciativa, conduzida pela Diretoria de Tecnologia da Informação (T.I.) da FUABC, trará mais eficiência, funcionalidade e organização tecnológica para o manejo das rotinas assistenciais. Todos os outros seis AMEs sob gestão da FUABC já utilizam a mesma plataforma, o que facilitará a integração à nova rotina.

Estão contempladas na nova ferramenta todas as informações referentes ao prontuário eletrônico do paciente, com registro completo e acessível das informações clínicas, histórico de tratamentos, resultados de exames, prescrições médicas, intervenções cirúrgicas e demais procedimentos. Integrado, o sistema proporciona uma visão abrangente do histórico de saúde do paciente, facilitando a comunicação entre os profissionais. Todos os documentos gerados durante os atendimentos podem ser assinados digitalmente, trazendo uma maior confiabilidade no armazenamento e segurança — além da economia com a impressão de papeis.

Outro importante recurso do sistema refere-se ao agendamento de consultas. A ferramenta possibilita planejar e distribuir os pacientes de forma mais uniforme ao longo do dia, evitando congestionamentos e atrasos. Com integração total ao SIRESP (Sistema Informatizado de Regulação do Estado de São Paulo) via Webservice, o software permite receber a agenda completa dos atendimentos e automatizar a confirmação dos pacientes agendados. Controle de estoque de medicamentos e insumos, e gestão financeira segundo requisitos regulatórios também estão entre as novas funcionalidades incorporadas à tecnologia.

“Com a implantação do novo sistema, toda a parte assistencial será acolhida com rotinas específicas para os setores de recepção, almoxarifado, farmácia, equipe médica, de enfermagem, radiologia, fisioterapia e assistência social, sob monitoramento e suporte da área de T.I. do AME. Haverá interface com o sistema SIRESP, sistemas de visualização de imagens com laboratórios e parceiros, o que seguramente trará melhorias na assistência aos pacientes e ao dia a dia da área administrativa. A plataforma garante um rápido suporte aos usuários e todas as configurações dinâmicas para se encaixar à rotina do AME de Araçatuba”, explica Beatriz Almada Vitor, da área de T.I. do AME Araçatuba e responsável pelo processo de implantação.

Diretor da área de T.I. da FUABC, Cleber Renato destaca o trabalho em parceria liderado pelas equipes da FUABC e do AME para a migração completa ao novo sistema. “Fizemos um trabalho presencial importante na unidade para compreender a realidade do ambulatório e ajustar o sistema à demanda atual do serviço. Nosso objetivo é trazer facilidades e otimizar as rotinas assistencial e administrativa, não apenas para organizar o fluxo de atividades diárias, mas especialmente para qualificar o atendimento à população”.

Trata-se do primeiro projeto do planejamento de transformação digital que a Diretoria de Tecnologia da Informação da FUABC desenhou para a unidade, que passará por novas adequações tecnológicas ao longo da gestão.

Os treinamentos das equipes para utilização do novo sistema, comercializado pela Salutem Soluções Tecnológicas, serão realizados entre os dias 10 e 28 de fevereiro pela própria empresa, sob supervisão e acompanhamento das áreas de T.I. da Mantenedora e do AME. A implantação oficial do software terá início em 1º de março.

A UNIDADE

A FUABC iniciou a gestão do AME Araçatuba em 1º de dezembro, em contrato firmado com a Secretaria de Estado da Saúde com duração de cinco anos. A parceria representa a entrada da FUABC na região Noroeste do Estado, como oportunidade de fortalecer ainda mais a atuação da entidade no Sistema Único de Saúde (SUS), consolidando-se como referência em gestão e excelência no atendimento. Em média, o AME Araçatuba realiza por ano cerca de 215 mil exames, 98,7 mil consultas médicas e 15,6 mil cirurgias, sendo referência para 28 municípios que juntos somam quase 600 mil habitantes.