Postado por Akira Suzuki em 20/set/2024 -

Encontro reuniu colaboradores para discutir a importância da saúde mental
O Centro de Reabilitação Lucy Montoro de Sorocaba, unidade gerenciada pela Fundação do ABC em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, realizou uma palestra voltada à conscientização sobre a valorização da vida, como parte da campanha Setembro Amarelo, que busca a prevenção ao suicídio.
Organizado pela equipe de Psicologia, o evento reuniu colaboradores para discutir a importância da saúde mental e a necessidade de falar abertamente sobre o tema. Os profissionais destacaram que a falta de diálogo e o preconceito são grandes barreiras para a prevenção, ressaltando que “se precisar, peça ajuda” é um dos principais lemas da campanha.
Durante a palestra, em 5 de setembro, foram abordadas formas de identificar sinais de vulnerabilidade emocional e maneiras eficazes de prestar apoio a colegas ou familiares que possam estar enfrentando dificuldades. A equipe também explicou que a prevenção vai além de intervenções emergenciais, envolvendo o cuidado contínuo com o bem-estar e a criação de espaços onde as pessoas se sintam seguras para compartilhar suas dores e angústias. Os palestrantes reforçaram que atitudes simples, como ouvir sem julgamentos, podem fazer toda a diferença.
Ao final do encontro, os participantes receberam sementes de girassol, um símbolo da campanha que representa a vida e a felicidade. O gesto simbolizou o compromisso dos colaboradores e da instituição em promover a valorização da vida e combater o estigma em torno da saúde mental. Com essa iniciativa de conscientização, o Lucy Montoro de Sorocaba espera que pode ajudar a transformar a cultura de silêncio e preconceito, abrindo caminho para uma sociedade mais acolhedora e atenta ao sofrimento alheio.
Postado por Akira Suzuki em 20/set/2024 -

Foram formados 25 brigadistas no treinamento
Gerenciado pela Fundação do ABC em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, o Instituto de Infectologia Emílio Ribas II – Baixada Santista (IIER2), no Guarujá (SP), formou seu novo time de brigadistas. Os colaboradores participaram de atividades teóricas e práticas com foco na prevenção e combate a incêndios, nos procedimentos de evacuação segura e nas técnicas de primeiros socorros.
Ao todo, 25 brigadistas se formaram e estão aptos para as ações primárias de prevenção e combate a sinistros. O curso foi ministrado por profissionais técnicos e habilitados contratados pelo IIER2.
O treinamento, em 31 de agosto, buscou a capacitação para garantir a segurança dos pacientes, colaboradores e da edificação em casos de urgências e emergências envolvendo sinistros, e para o apoio aos socorristas do corpo de bombeiros, por exemplo.
A capacitação é uma exigência legal para o cumprimento da Norma Brasileira NBR 14276, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
REFERÊNCIA
O Instituto de Infectologia Emílio Ribas II – Baixada Santista é um hospital estadual especializado no atendimento de doenças infecciosas e parasitárias, o equipamento funciona 24 horas por dia e conta com 46 leitos – 33 de enfermaria e 13 de Terapia Intensiva (UTI).
A unidade recebe pacientes encaminhados de hospitais dos nove municípios que integram a Baixada Santista para o cuidado de diferentes doenças infectocontagiosas, entre as principais HIV/Aids, tuberculose, leptospirose, meningites meningocócicas, complicações por gripe e hepatites. Além do atendimento médico e de enfermagem, também estão disponíveis exames laboratoriais e de imagem, como raio X, ecocardiograma e endoscopia. Os pacientes são atendidos mediante encaminhamento do Sistema Informatizado de Regulação do Governo do Estado de São Paulo (SIRESP).
Postado por Akira Suzuki em 20/set/2024 -

Atualmente, Rita Maria Santos Spontão é enfermeira do SCIRAS no AME Santo André
Aos 65 anos, Rita Maria Santos Spontão ainda carrega no olhar a mesma determinação de quando chegou a São Paulo, na década de 1990, para se especializar em Pediatria e Puericultura na Enfermagem. Natural de Feira de Santana, na Bahia, Rita encontrou na Capital paulista o palco para realizar seu desejo de cuidar dos outros. Com uma trajetória de 23 anos na Fundação do ABC, a enfermeira se aposentou há seis anos, mas seu amor pela profissão a fez permanecer em ação.
“Sou profundamente grata a Deus por todas as oportunidades que Ele me concedeu, tanto na minha vida pessoal quanto profissional. Minha gratidão é imensa e eterna”, reflete Rita, ao lembrar-se do caminho que percorreu.
A história de Rita começa em 1989, quando se formou em Enfermagem pela Universidade Estadual de Feira de Santana. O desejo de se aprofundar nos estudos a fez sair da Bahia. “Logo depois da Universidade, vim para São Paulo para estudar especialização em Pediatria e Puericultura pela então Escola Paulista de Medicina (hoje Unifesp), em 1991, inspirada por uma professora que fez o mesmo curso e me fez ter interesse pela área de Neonatologia”, afirma.
Desde então, a dedicação aos estudos nunca cessou. Além da Neonatologia, Rita acumulou especializações em áreas como Enfermagem Dermatológica (2005), Controle de Infecção Hospitalar (2006) e Gestão de Serviços Públicos de Saúde (2021). Mesmo aposentada, ela continua em busca de conhecimento, agora cursando um MBA em Gestão da Prática Assistencial. “Ao longo dos anos, busquei aprimorar minha formação em diversas áreas da Enfermagem. Acredito que a formação é contínua, e sempre há algo novo a aprender, algo novo para oferecer aos pacientes”, afirma.
Rita iniciou sua carreira no Hospital Beneficência Portuguesa de São Caetano, onde trabalhou como enfermeira supervisora. Porém, foi na Fundação do ABC, no Hospital Municipal Universitário de São Bernardo do Campo, que sua trajetória se consolidou. Ao longo dos anos, assumiu diferentes funções, desde a UTI Neonatal até a coordenação do Serviço de Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde (SCIRAS). Sua atuação na área de controle de infecções lhe rendeu um reconhecimento interno que não a deixou parar. Mesmo após se afastar em 2017 por motivos pessoais, Rita retornou à Fundação em 2018, onde continua a atuar até hoje no Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Santo André, agora como enfermeira do SCIRAS.
“Me aposentei há seis anos, mas minha paixão pela profissão me mantém ativa”, comenta, com o mesmo entusiasmo que a impulsionou no início da carreira. O brilho em seu olhar demonstra que, para ela, a enfermagem é mais do que uma carreira – é uma missão. Casada, mãe de quatro filhos – sendo três de coração, vindos de casamentos anteriores – e avó de cinco netos, Rita equilibra com leveza a vida pessoal e a profissional. A cada novo desafio, ela reafirma sua devoção à profissão que a faz se sentir viva, com a serenidade de quem encontrou o verdadeiro propósito da vida: cuidar do próximo.
Postado por Akira Suzuki em 19/set/2024 -
O Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Itapevi, sob gestão da Fundação do ABC em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, realizou neste mês uma importante ação de conscientização em apoio à campanha Setembro Vermelho. A iniciativa, organizada pela Comissão de Humanização da unidade, reuniu colaboradores e pacientes para destacar a importância da prevenção das doenças cardiovasculares, que figuram entre as principais causas de morte no Brasil.
Utilizando a cor vermelha como símbolo da urgência e da relevância dos cuidados com a saúde do coração, a campanha busca alertar a população sobre os riscos associados a condições cardíacas como hipertensão, diabetes e colesterol alto.
Durante o evento, realizado no dia 13, os membros da Comissão de Humanização enfatizaram a importância de adotar hábitos saudáveis, incluindo uma dieta equilibrada e a prática regular de atividades físicas. A necessidade de realizar exames periódicos para a detecção precoce de problemas cardíacos também esteve entre os assuntos debatidos.
“O objetivo central é incentivar mudanças positivas no estilo de vida, reduzir o receio de consultas médicas e promover práticas saudáveis para a prevenção das doenças cardiovasculares”, ressalta a gerente administrativa do AME Itapevi, Andreia Godoi.
Através de iniciativas como essa, o AME Itapevi reforça seu compromisso com a saúde da comunidade, promovendo uma conscientização contínua e fortalecendo os laços com a população atendida.
Postado por Akira Suzuki em 19/set/2024 -
Em setembro, o Ambulatório Médico de Especialidade (AME) de Santos se uniu à campanha Setembro Amarelo, dedicada à prevenção do suicídio e à promoção da saúde mental. Durante o mês, diversas atividades estão em andamento, com intuito de conscientizar colaboradores e pacientes sobre a importância do acolhimento e do diálogo.
As ações tiveram início com uma palestra voltada aos colaboradores, pela qual a especialista Veridiana Duarte abordou temas relacionados à conscientização e prevenção do suicídio, destacando a importância de identificar os sinais de alerta e oferecer apoio. A participação foi intensa, refletindo o comprometimento das equipes com a saúde mental.
Além disso, foram entregues laços amarelos como símbolo da campanha, incentivando o engajamento de todos na causa. Também foi criada uma caixa de mensagens positivas, onde colaboradores e pacientes podem ler mensagens encorajadoras, promovendo um ambiente de apoio mútuo.
Para os pacientes, o AME Santos também distribuiu folhetos informativos sobre a prevenção ao suicídio e ofereceu um chá especial com conversa sobre saúde mental, reforçando o compromisso com a comunidade.
Postado por Akira Suzuki em 18/set/2024 -
O Centro de Reabilitação Lucy Montoro de Sorocaba, gerenciado pela Fundação do ABC em parceria com o Governo do Estado, participou neste mês de um encontro científico on-line em comemoração ao Dia do Nutricionista.
Reunindo outras unidades da Rede Lucy Montoro, o evento em 12 de setembro contou com palestras acerca da reabilitação de pacientes pós acidente vascular cerebral (AVC) e seus desdobramentos. “Com a possibilidade da realização do evento on-line, promovemos a integração entre as unidades da rede e compartilhamos experiências e conteúdos de maneira muito mais prática e vantajosa”, reforça o coordenador administrativo da unidade, Diego Moraes Garcia.
Na Rede Lucy Montoro, o serviço de Nutrição tem como objetivo promover a educação alimentar e nutricional visando à promoção, manutenção e recuperação da saúde. O nutricionista presta assistência nutricional individual ou em grupo aos pacientes — integrada ao trabalho das equipes multiprofissionais —, avalia o estado nutricional do paciente e desenvolve programas de educação nutricional para promover hábitos alimentares saudáveis focados na prevenção e no tratamento de doenças.
Postado por Akira Suzuki em 18/set/2024 -
O Polo de Atenção Intensiva (PAI) em Saúde Mental da Baixada Santista, gerenciado pela Fundação do ABC em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, uniu a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio (CIPAA) e a Comissão de Humanização para intensificar a conscientização sobre a prevenção do suicídio por meio de atividades relacionadas à campanha Setembro Amarelo.
Nos dias 4 e 5 de setembro foi realizada a palestra “Cuidando do Cuidador”, ministrada pela psicóloga Luciana França. Nos dias 9 e 16 de setembro foram promovidas outras duas palestras, desta vez sob responsabilidade de uma das voluntarias do CVV (Centro de Valorização da Vida) de Santos. A palestrante orientou sobre o trabalho de apoio emocional realizado de forma gratuita e sigilosa pela instituição.
A CIPAA distribuiu um marcador de páginas com as frases: “Sua vida vale ouro” e “Escreva uma nova história”, além de um lápis amarelo e uma moeda de chocolate.
A Comissão também disponibilizou uma caixa no espaço do colaborador com a seguinte frase: “Olhe dentro da caixa, temos uma mensagem para você”. Na caixa havia um espelho que refletia a imagem do próprio colaborador, cercado por mensagens motivacionais.
Postado por Eduardo Nascimento em 17/set/2024 -

As Regionais do ABCD da Associação Paulista de Medicina (APM) unem forças para promover em 28 de setembro o ‘Simpósio Jovens Médicos’. Santo André, São Bernardo/Diadema e São Caetano estarão juntas em um grande evento, cujo objetivo é reunir jovens médicos para discutir questões relacionadas à carreira médica, competências essenciais e o papel da saúde digital no cenário atual. O encontro ocorrerá das 8h às 13h, na sede da APM-SBC/D (Rua: Pedro Jacobucci, 400, Jardim das Américas – SBC), e as inscrições podem ser feitas pelo site: https://portal.apmsbc.org.br.
Com o intuito de promover um diálogo entre gerações, o encontro terá a participação de médicos experientes e especialistas da área da saúde, que compartilharão suas trajetórias e perspectivas sobre o futuro da profissão. O simpósio também pretende destacar as transformações no exercício da medicina impulsionadas pela tecnologia e o impacto dessas mudanças no cotidiano dos profissionais.
A iniciativa tem apoio da Fundação do ABC e contará com palestras e painéis que abordarão os desafios e oportunidades na formação e desenvolvimento dos novos profissionais da saúde.
O Simpósio Jovens Médicos faz parte de uma série de atividades promovidas pela APM, com foco no aprimoramento contínuo dos profissionais de saúde e na adaptação às novas demandas do setor. As regionais ABCD da APM se mantêm comprometidas em proporcionar oportunidades de atualização e desenvolvimento, garantindo que a categoria médica esteja preparada para enfrentar os desafios de um cenário em constante transformação.
Postado por Maíra Oliveira em 16/set/2024 -

Cirurgias de catarata representam 67% do total de atendimentos previstos nas unidades
Os Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs) de Santos e de Praia Grande, gerenciados pela Fundação do ABC em parceria com o Governo do Estado, estão participando de uma força-tarefa de cirurgias eletivas para zerar a fila de procedimentos que não são consideradas de urgência, mas que já estavam programados. Juntas, as duas unidades realizarão até o fim de outubro 760 cirurgias de pequeno porte. Custeados via repasse da Secretaria de Estado da Saúde (SES), os atendimentos tiveram início em julho.
Mais da metade dos procedimentos em andamento nos dois ambulatórios são de cirurgia de catarata, doença ocular que causa opacidade na visão. O número é de 510, ou 67% do total de atendimentos previstos para os dois serviços. As outras cirurgias são para correção de glaucoma, hidrocele e varicocele testicular, hemorroidectomia e remoção de pequenas lesões no olho, pálpebra e supercílios. Estão envolvidas nos atendimentos equipes médicas de oftalmologia, cirurgia geral e coloproctologia, além enfermeiros e técnicos.
Segundo pactuação com a SES, o AME Santos fará 474 cirurgias eletivas no período e a unidade de Praia Grande, 285. “Nosso objetivo é ajudar a diminuir o tempo de espera de pacientes com a oferta de atendimento resolutivo, eficiente e humanizado. São procedimentos considerados mais simples, mas esses problemas trazem desconfortos e reduzem a qualidade de vida da população”, disse o diretor-geral do AME-PG, Cassio Lopes.
Diretora-geral do AME Santos, Ariana Julião destaca os benefícios da iniciativa para os usuários e o para a rede de saúde. “Essa é uma grande oportunidade para o paciente e para o sistema público de saúde. Do ponto de vista do paciente, conseguimos diminuir o tempo de espera e evitar o agravamento da doença. Já aos olhos do sistema público, o esforço ajuda a diminuir a sobrecarga nas filas e otimiza o uso dos recursos. O AME Santos participa da iniciativa com enorme satisfação, entendendo ser um ato extremamente eficiente para a promoção, bem-estar e qualidade de vida dos nossos pacientes”, pondera.
Lançados para ampliar o número de pacientes atendidos e oferecer mais qualidade de vida à população, os mutirões de cirurgias eletivas representam 30% do número total de cirurgias feitas no Estado, segundo dados da SES. Apenas em 2023, o Governo do Estado de São Paulo realizou mais de 745 mil cirurgias eletivas com apoio dos mutirões.