Postado por Akira Suzuki em 13/set/2024 -

Equipe da Comissão Intra-hospitalar de Órgãos e Tecidos (CIHDOTT) do Hospital Estadual Mário Covas
O Hospital Estadual Mário Covas, gerido pela Fundação do ABC em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, foi destaque no III Encontro Estadual das Comissões Intra-Hospitalares de Transplantes – evento organizado neste mês pelo Sistema Estadual de Transplantes, no Centro de Convenções Rebouças, na Capital. A unidade do ABC Paulista recebeu o ‘Prêmio ‘Amigo do Transplante’ na categoria ‘Destaque em Notificação’, alcançando o primeiro lugar na área de atuação pela Organização de Procura de Órgãos (OPO) Dante Pazzanese.
O reconhecimento é resultado de um trabalho contínuo e dedicado de toda a equipe do Hospital, que não mede esforços para viabilizar o processo de doação de órgãos. Os números do HEMC refletem esse compromisso: em 2022, foram realizadas 38 notificações de potenciais doadores, resultando em 15 doadores efetivos e a extração de 52 órgãos. Já em 2023, os números aumentaram significativamente, com 49 notificações, 20 doadores e 90 órgãos transplantados.
O diretor-geral do Hospital Mário Covas, Dr. Adilson Cavalcante, destacou a importância do prêmio para a equipe: “Este reconhecimento não só celebra o empenho de todos os profissionais envolvidos no processo de captação e doação de órgãos, mas também reforça o compromisso do Hospital com a vida e a esperança de centenas de famílias. É uma honra sermos reconhecidos como líderes nesse campo tão sensível e essencial”.
CAPACITAÇÃO E RECONHECIMENTO
O evento nos dias 3 e 4 de setembro reuniu profissionais de saúde de todo o Estado e teve como principal objetivo capacitar e valorizar as equipes envolvidas nas Comissões Intra-Hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT). Estas comissões são responsáveis por uma série de atividades fundamentais, desde a busca ativa de potenciais doadores até a organização e execução dos protocolos de doação, passando pelo acolhimento e entrevista com as famílias, e a manutenção clínica do doador.
Além da troca de experiências e boas práticas, o III Encontro Estadual faz parte das celebrações do Setembro Verde, mês dedicado à conscientização sobre a importância da doação de órgãos. Durante o evento, foram premiadas as comissões que se destacaram em suas respectivas áreas, sendo o Hospital Mário Covas um dos protagonistas com seu desempenho exemplar.
“Esse trabalho incansável possibilitou que muitas vidas fossem salvas. É um reconhecimento merecido para todos os profissionais envolvidos nessa missão de esperança e comprometimento”, acrescentou a diretora Administrativa-Financeira do HEMC, Heloísa Molinari.
Com mais de duas décadas de atuação, o HEMC reafirma sua posição como referência em alta complexidade e assistência à saúde no Estado de São Paulo, também reconhecido por sua excelência no processo de captação e doação de órgãos, um trabalho que salva vidas e transforma destinos.
Além do ‘Mário Covas’, outra unidade gerenciada pela Fundação do ABC que participou do evento e teve o trabalho reconhecido foi o Hospital Geral de Carapicuíba.
Postado por Akira Suzuki em 13/set/2024 -
O Serviço de Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde (SCIRAS) do Ambulatório Médico de Especialidades de Santo André (AME-SA) apresentou trabalho científico no 14º Congresso Paulista de Infectologia, realizado entre os dias 28 e 31 de agosto no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo. A iniciativa contou com apoio da diretoria-geral da unidade, do Escritório de Qualidade e da coordenação de Enfermagem.
A apresentação ocorreu em formato de E-Pôster (pôster eletrônico), no dia 30 de agosto, sob o tema “Higienização das mãos: formação de um grupo educativo ‘Guardiões das Mãos’”. O trabalho foi avaliado pela gerente médica da Comissão de Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde do Hospital Sírio Libanês, Dra. Maura Salaroli, que parabenizou o serviço pela qualidade da apresentação e pelo conteúdo do trabalho.
A iniciativa possibilitou, através de encontros periódicos, ampliar a sensibilização dos profissionais quanto à importância da higienização das mãos como principal medida de controle das Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRASs). A unidade formou multiplicadores para as suas áreas de atuação, por meio de abordagens e orientação sobre a prática de higienização adequada das mãos, com participação efetiva em campanhas educativas e inspeções setoriais.
“Ficamos muito satisfeitos com o reconhecimento do trabalho da nossa equipe, o que reforça nossa constante preocupação com a segurança e saúde dos nossos pacientes e colaboradores. Seguiremos estimulando, cada vez mais, a divulgação de boas práticas assistenciais da nossa unidade em eventos científicos regionais e nacionais”, disse o diretor-geral da unidade, Victor Chiavegato.
O congresso, organizado pela Sociedade Paulista de Infectologia (SPI), se consolida como um dos mais importantes do Brasil no campo das doenças infecciosas, reunindo especialistas nacionais e internacionais para a discussão de avanços e desafios da infectologia.
Entre os temas abordados no evento estiveram as epidemias causadas por agentes emergentes e reemergentes, infecções por bactérias multirresistentes e o manejo de infecções em pacientes imunossuprimidos. Tópicos como HIV, hepatites virais, doenças tropicais e imunizações também integraram a pauta, proporcionando aos participantes acesso às melhores práticas e evidências científicas disponíveis.
Postado por Akira Suzuki em 13/set/2024 -
O Hospital Geral de Carapicuíba (HGC), unidade do Governo do Estado de São Paulo gerenciada pela Fundação do ABC desde dezembro de 2023, acaba de ser escolhido para participar de um estudo financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), que visa normatizar processos sobre cuidados paliativos no município.
O projeto, liderado pelo professor Ricardo Tavares, coordenador do Núcleo de Cuidados Paliativos no Hospital das Clínicas de São Paulo, busca desenvolver um modelo de assistência que possa ser replicado em todo o País, contribuindo para a formação de equipes especializadas e para o fortalecimento da atenção domiciliar a tratamentos que buscam melhorar a qualidade de vida de pacientes com doenças graves, incuráveis ou que ameaçam a vida.
A pesquisa tem como objetivo não apenas mapear as necessidades e desafios enfrentados pelas equipes de saúde no atendimento paliativo, mas também capacitar profissionais e familiares para garantir uma transição segura do cuidado hospitalar para o ambiente domiciliar. Segundo Vanderlei Camargo Freitas, coordenador do Núcleo Técnico de Humanização da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo, o projeto foi expandido para incluir a região de Carapicuíba, devido à expertise do HGC no manejo e capacitação de cuidadores.
Dr. Rodrigo dos Santos Moraes, coordenador de Clínica Médica no HGC, destaca a importância dessa iniciativa para o hospital e a comunidade local. “Estamos honrados em participar deste estudo pioneiro, que não só fortalecerá a assistência paliativa na nossa região, mas também servirá como modelo para outras partes do País. Acreditamos que a experiência do HGC em cuidados integrados será fundamental para o sucesso desse projeto”, explicou.
Com um prazo de execução estimado entre quatro e cinco anos, o estudo envolverá várias etapas, incluindo diagnósticos, capacitação de equipes assistenciais e de matriciamento, e implementação de novas metodologias de cuidado. Este esforço visa garantir que os pacientes recebam uma assistência de qualidade, alinhada com as melhores práticas internacionais.
A participação do HGC nesse projeto representa um avanço para Carapicuíba e arredores, que poderão se tornar uma referência em cuidados paliativos. Além disso, os resultados obtidos servirão de subsídio para possíveis ajustes na Política Nacional de Cuidados Paliativos, do Governo Federal, editada em maio deste ano, reforçando o compromisso de melhorar a qualidade de vida dos pacientes.
Postado por Akira Suzuki em 12/set/2024 -

Nubia Secafem de Freitas e Dr. Fernando Akio Mariya
A Fundação do ABC, por meio da Diretoria de Recursos Humanos, deu início nesta semana às ações de seu Programa de Qualidade de Vida no Trabalho com um workshop comandado pelo Dr. Fernando Akio Mariya, especialista em Medicina do Trabalho, que já implementou iniciativas similares na multinacional P&G (Procter & Gamble), onde exerce o cargo de Diretor Médico para a América Latina.
O evento em 11 de setembro foi um marco no lançamento do programa, reunindo essencialmente o comitê de Qualidade de Vida no Trabalho da FUABC, cujos membros foram indicados pelas unidades gerenciadas. Em pauta, um debate sobre saúde física e mental no ambiente corporativo.
Nubia Secafem de Freitas, gerente corporativa de Recursos Humanos da FUABC, abriu o evento destacando a importância desse momento para a organização. “Lançamos em julho o nosso Programa de Qualidade de Vida no Trabalho e, a partir de agora, começamos efetivamente com nossas ações em todas as unidades de um modo corporativo. A presença do Dr. Fernando será essencial para nos embasar com experiências práticas”, afirmou.
Em sua palestra, o Dr. Fernando Akio abordou a necessidade de padronização das ações de saúde nas unidades da FUABC, destacando a importância de promover práticas que levem em conta as especificidades regionais, mas que sigam uma diretriz comum. “Já tive situações parecidas, em que cada unidade fazia à sua maneira. Precisamos garantir uma estrutura uniforme para que todos os colaboradores tenham acesso aos mesmos benefícios e atividades, sem grandes diferenças entre as unidades”, explicou o médico.
O especialista, que lidera um programa premiado na P&G, enfatizou também a importância de adaptar as iniciativas de bem-estar físico e alimentação às preferências culturais dos funcionários, além de promover um equilíbrio entre vida pessoal e trabalho, abordando questões como saúde mental e a necessidade de descanso adequado.
CONHEÇA SEUS NÚMEROS
O palestrante trouxe importantes reflexões sobre como a população pode assumir maior responsabilidade pelo cuidado com a própria saúde. “Todo mundo aqui precisa conhecer, e vocês precisam incentivar que seus trabalhadores também o conheçam. É um programa da Organização Mundial da Saúde (OMS) que se chama, lá fora, ‘Know Your Numbers’; em português seria ‘conheça seus números’. Todo mundo precisa conhecer cinco números basicamente”, explicou. Esses cinco indicadores são pressão arterial, medida da cintura e do quadril, níveis de colesterol e triglicérides, e a glicemia. Segundo ele, conhecer esses números é fundamental para garantir uma boa saúde, e, caso estejam alterados, a principal forma de melhorar esses índices não é, necessariamente, com medicamentos, mas sim com a adoção de hábitos de vida mais saudáveis.
A pressão arterial, por exemplo, pode ser controlada com mudanças no estilo de vida, e o mesmo se aplica à medida da cintura e quadril, que são indicativos de risco para doenças cardiovasculares. Além disso, o Diretor Médico da P&G destacou que a melhoria dos níveis de colesterol, triglicérides e glicemia depende diretamente da alimentação e da prática regular de atividades físicas. Assim, o cidadão que se atenta a esses indicadores tem maior controle sobre sua saúde e pode evitar problemas mais graves.
Nesse sentido, o comitê de Qualidade de Vida deve promover o conhecimento e acompanhamento desses números entre os colaboradores, estimulando-os a registrar e monitorar esses indicadores anualmente. Essa prática ajudaria a identificar possíveis alterações precocemente e a incentivar mudanças no estilo de vida para melhorar a saúde geral da equipe. O foco, portanto, está na prevenção.
SENSIBILIZAÇÃO AO PROBLEMA
Dr. Fernando Akio também ressaltou a importância de medir a intenção das pessoas de mudar seus hábitos, um ponto muitas vezes negligenciado. Ele compartilhou sua experiência de implementar programas de gestão de estresse em uma empresa onde apenas 5% dos colaboradores estavam sensibilizados ao problema, o que resultou em baixa adesão. A lição aprendida foi que, para garantir o sucesso de um programa, é fundamental verificar o quão dispostas as pessoas estão a participar. Se menos de 30% da população está sensibilizada ao problema, o programa não deve ser lançado ainda.
Dessa forma, é essencial que, ao identificar um risco, o comitê pergunte às pessoas se elas têm intenção de mudar aquele comportamento e, mais importante, quando pretendem fazê-lo. Se a resposta for dentro de um mês, ou mais rápido, o programa tem chances de sucesso; do contrário, será necessário trabalhar na sensibilização antes de implantar qualquer ação.
Em sua fala, o médico também destacou o papel da mensuração do absenteísmo como um indicador de saúde dentro da organização. “A OMS fala que, em média, em hospitais, o absenteísmo está por volta de 4% a 6%. Com isso, vocês conseguem ver pela taxa de atestados, como é que está o seu absenteísmo”, afirmou. Ele disse que, se o índice estiver acima disso, é necessário investigar as causas e trabalhar na melhoria da saúde dos funcionários para reduzir as faltas relacionadas a problemas de saúde.
Os ensinamentos mostraram que um programa de qualidade de vida bem-sucedido vai além da simples criação de ações. Depende do entendimento da realidade dos colaboradores, da sensibilização para a mudança e do monitoramento contínuo dos indicadores de saúde e absenteísmo.

Participaram da ação os membros do comitê de Qualidade de Vida da FUABC
Postado por Akira Suzuki em 11/set/2024 -

A reunião contou com a presença de membros das RRAS 8
O Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Sorocaba, gerenciado pela Fundação do ABC em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, sediou em 9 de setembro o III Encontro Regional de Humanização. Com discussões voltadas para a ampliação da visão sobre os territórios atendidos, o evento destacou a importância de práticas de cuidado que colocam as vidas e as relações humanas no centro da atenção à saúde.
O encontro contou com a presença de membros das Redes Regionais de Atenção à Saúde (RRAS 8), tanto presencialmente quanto por meio de participação remota. Entre os principais participantes estiveram Cristiane Marchiori, apoiadora do Núcleo Gestor de Humanização e Segurança do Paciente da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES/SP), e Merigley Albuquerque, articuladora de Humanização do Departamento Regional de Saúde XVI (DRS XVI Sorocaba).
Além das palestras e oficinas, que possibilitaram uma reflexão sobre o cuidado humanizado e a integração dos territórios atendidos, os participantes realizaram uma visita técnica às dependências do AME Sorocaba. O objetivo central do encontro foi promover o compartilhamento de experiências e práticas exitosas nas unidades de saúde da região, reforçando o compromisso com o cuidado centrado nas pessoas e na qualidade das relações estabelecidas no ambiente de saúde.
Esses encontros são parte de uma estratégia mais ampla de humanização do atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS), que busca aproximar a saúde pública dos cidadãos, considerando as particularidades de cada território e a realidade vivida por seus moradores.
Postado por Akira Suzuki em 10/set/2024 -

Equipe do Lucy Montoro de Diadema em visita ao AME Mauá
Três unidades gerenciadas pela Fundação do ABC em parceria com o Governo do Estado de São Paulo — Rede de Reabilitação Lucy Montoro de Diadema, Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Mauá e AME de Santo André — realizaram recentemente uma importante pactuação para qualificar o atendimento dos pacientes que aguardam consultas ou procedimentos na especialidade de oftalmologia.
O alinhamento estratégico entre os serviços, realizado entre junho e agosto, já garantiu a identificação de aproximadamente 40 pacientes do AME Mauá que são elegíveis para encaminhamento ao Lucy Montoro na área de reabilitação visual.
Em 2024, o Lucy Montoro de Diadema tem se destacado como um pilar essencial na reabilitação visual, especialmente a partir do início de uma nova gestão que busca otimizar o uso das vagas no ambulatório de reabilitação visual da unidade. Em parceria com a Coordenadoria de Gestão de Contratos de Serviços de Saúde de São Paulo (CGCSS-SP), o Comitê Gestor e o Departamento Regional de Saúde I (DRS I), foram implementadas ações estratégicas para melhorar o encaminhamento de pacientes elegíveis para tratamento.
Durante as tratativas identificou-se que os dois AMEs possuem perfil em potencial para encaminhamento de pacientes ao Lucy Montoro. Isso deve-se à escassez de encaminhamentos para subespecialidades de oftalmologia, como glaucoma e retina, o que representa um desafio significativo para os gestores da região diante da crescente demanda por esses atendimentos.
Embora o Serviço de Reabilitação Visual não possa tratar diretamente condições como glaucoma e retina, ele desempenha papel crucial na reabilitação de pacientes com visão subnormal ou baixa visão. O programa de reabilitação visual da unidade dispõe do uso de tecnologias de ponta e do ensino do sistema braile de leitura, essenciais para a qualidade de vida dos pacientes com deficiência visual.
O AME Mauá foi a primeira unidade a abrir as portas para essa parceria e oferecer interlocução entre os serviços. A apresentação inicial do trabalho teve início dia 28 de junho e foi conduzida pela equipe do Lucy Montoro na unidade, onde foram recepcionados pela diretora-geral do AME Mauá, Dra. Adlin Veduato, pelo diretor-técnico Dr. Rodrigo Toledo Mota, e suas respectivas equipes assistenciais e administrativas.
Durante a visita, além de compartilhar as recentes conquistas do Lucy Montoro Diadema, foi ministrada uma orientação detalhada sobre o processo de agendamento de pacientes no Sistema Informatizado de Regulação do Estado de São Paulo (SIRESP). Também houve apresentação de um formulário específico de oftalmologia, cujo preenchimento é obrigatório para solicitar a vaga regulada no sistema.
A partir desse momento, o AME iniciou uma busca ativa em seu CDR (Cadastro de Demanda por Recurso), realizando uma avaliação técnica dos pacientes com diagnóstico de visão subnormal, entre outras ações internas, resultando no levantamento dos 40 pacientes aptos a serem encaminhados ao Lucy Montoro de Diadema.
“Temos toda a estrutura necessária para atender os pacientes que necessitam de cuidados com a reabilitação visual, inclusive com suporte da equipe multidisciplinar, que conta com psicólogos e terapeutas ocupacionais. Essa iniciativa é essencial para fortalecermos o vínculo com os AMEs e ampliarmos o nosso atendimento para benefício de mais pacientes”, disse a coordenadora médica do Lucy Montoro de Diadema, Dra. Marcella Coppini.

Equipes do AME Santo André e Lucy Montoro
AME SANTO ANDRÉ
Posteriormente, em 20 de agosto, o alinhamento estratégico teve sequência junto ao AME Santo André, onde a equipe do Lucy Montoro foi recebida pelo diretor-geral, Victor Chiavegato, e pela gerente médica, Dra. Marlene Scalfo. O encontro seguiu com a apresentação do trabalho e a discussão de diversas possibilidades de triagem de pacientes dentro do AME, com o objetivo de qualificar o CDR para as subespecialidades mencionadas e inserir os pacientes na linha de cuidado para reabilitação visual.
Por fim, na semana seguinte, em 26 de agosto, o Lucy Montoro recebeu a equipe do AME Santo André para uma visita às instalações. O encontro proporcionou esclarecimentos técnicos sobre o ambulatório de oftalmologia e o serviço de reabilitação visual, conduzidos pela técnica ortóptica da unidade, Sheila Prates Rosa. Esse intercâmbio abriu novas possibilidades de colaboração entre as unidades, visando reduzir as filas internas e melhorar o atendimento aos pacientes.
“A implementação dessas ações é crucial para aprimorar a reabilitação visual na região, por meio de parcerias estratégicas e ações coordenadas, beneficiando um número crescente de pacientes. A colaboração com os AMEs permite que alcancemos aqueles que mais necessitam de nossos serviços. Estamos comprometidos em continuar expandindo nossas parcerias e melhorando continuamente a qualidade do atendimento oferecido”, disse a diretora-geral do Lucy Montoro Diadema, Marina Daminato.
Postado por Maíra Oliveira em 06/set/2024 -
O Gerente Corporativo de Contabilidade da Fundação do ABC, Heleno Teixeira Passetto, foi um dos homenageados na Câmara Municipal de São Bernardo pelo ‘Dia do Contabilista’, celebrado anualmente em 22 de setembro. A sessão solene foi realizada na noite de 5 de setembro na sede do Poder Legislativo do município. A propositura homenageou 49 profissionais da área de contabilidade do município que possuem trajetória de relevância no município.
Heleno Passetto começou sua trajetória na Fundação do ABC no ano de 1999, como auxiliar de Departamento Pessoal. Hoje lidera uma equipe de 12 colaboradores no Departamento de Contabilidade da Fundação do ABC, onde atua como gestor há pelo menos 20 anos. “É motivo de muita honra receber um reconhecimento como este do município onde moro há tantos anos. Foi uma noite especial, onde pude rever muitos amigos e colegas de profissão. Agradeço à Câmara Municipal e também à Fundação do ABC — sob comando do nosso presidente, Dr. Luiz Mário Pereira de Souza Gomes —, pela confiança e por me oportunizar esse momento de homenagem. Parabéns a todos pela iniciativa”, disse Heleno.
A mesa de honra foi composta pelo presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRC-SP), João Carlos Castilho Garcia; o delegado do Conselho Regional de Contabilidade, Odilon Luiz de Oliveira Junior; o presidente do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo (Sindicont-SP), Claudinei Tonon; e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de São Bernardo do Campo, Luiz Ricardo Biagioni Bertanha.
Amigos e familiares lotaram a plateia da Câmara para prestigiar o evento, que contou com recepção formal a todos os convidados, apresentações musicais e coqueteis de abertura e encerramento.
Representante oficial dos homenageados no evento, o delegado do Conselho Regional de Contabilidade, Odilon Luiz de Oliveira Junior, agradeceu a iniciativa da Casa Legislativa. “É uma grande responsabilidade falar em nome de tantos grandes homenageados. O reconhecimento do nosso trabalho como profissionais de contabilidade nos enche de alegria e nos motiva a continuar a exercer a nossa profissão com qualidade, honestidade e transparência”, disse Odilon.
Postado por Akira Suzuki em 06/set/2024 -

São 15 anos desde a entrega do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) Praia Grande, em agosto de 2009, pelo então governador José Serra. Gerenciada pela Fundação do ABC desde a abertura, a unidade localizada no bairro Nova Mirim acumula expressivo volume de atendimentos à população, entre eles exames, consultas, cirurgias e procedimentos terapêuticos —, ratificando sua importância estratégica para a saúde pública dos moradores da Baixada Santista.
Ao todo, foram realizadas no período 1,4 milhão de consultas e atendimentos, 3,2 milhões de exames e procedimentos e cerca de 73 mil cirurgias. O último acordo assinado entre FUABC e Governo do Estado para a gestão clínica e administrativa da unidade foi firmado no ano passado, com validade de 5 anos. Trata-se do terceiro vínculo consolidado entre as partes desde 2009.
O AME-PG ocupa lugar de protagonismo na assistência de baixa e média complexidade para a população dos municípios de Praia Grande, Mongaguá, Peruíbe, São Vicente, Itanhaém, Pedro de Toledo, Itariri, Registro e Pariquera-Açu. A unidade é referência para mais de um milhão de moradores.
Ao todo são 16 especialidades médicas à disposição da população e cerca de 20 tipos de exames, além de pequenas cirurgias. No último ano, foram acrescidas três novas especialidades: Neurologia Infantil, Reumatologia e Cirurgia Plástica. O parque tecnológico também foi modernizado recentemente com a chegada de novos aparelhos de mamografia, ultrassom, endoscopia, colonoscopia e desfibriladores, entre outros.
“É um orgulho atingir números tão expressivos, ainda mais sob gestão da FUABC, que sempre nos apoiou nesta longa jornada. Nosso objetivo é continuar atingindo e superando as metas de gestão, alinhadas aos princípios de alta resolutividade, uso consciente de recursos públicos e atendimento humanizado. Estendo meu profundo agradecimento a todos os colaboradores, que diariamente se dedicam em busca das melhores práticas assistenciais e administrativas para entregarmos uma saúde de qualidade aos nossos pacientes”, disse o diretor-geral da unidade, Cassio Lopes.
Apenas em 2023, o AME-PG realizou 242 mil exames e procedimentos, 95 mil consultas e atendimentos e 9,4 mil cirurgias ambulatoriais.
CELEBRAÇÃO
Para comemorar os 15 anos, colaboradores diretos e indiretos participaram em 26 de julho de uma grande celebração que reuniu funcionários de todas as áreas. Houve sorteios de brindes, karaokê e bolo de parabéns à unidade.
Postado por Akira Suzuki em 05/set/2024 -

Nesta quinta-feira (05/09), o Hospital Geral de Carapicuíba (HGC) sediou a reunião extraordinária da Rede de Urgência e Emergência (RUE) da região da Rota dos Bandeirantes. Participaram quatro hospitais regionais (HGC, Hospital Geral de Itapevi, Hospital Regional de Osasco e Hospital Municipal de Barueri), além de representantes da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo e dos sete municípios da região: Barueri, Carapicuíba, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus e Santana do Parnaíba.
Entre os temas debatidos, a aproximação intensa das unidades para a melhoria dos serviços na rede de saúde foi ressaltada, assim como revisões de protocolos, especialmente para pacientes vítimas de Acidente Vascular Cerebral (AVC) e casos de traumatologia. A criação de uma rede para o pós-alta hospitalar, juntamente a novas orientações para a condução desses casos nas redes municipais, também esteve na pauta.
Durante o encontro, a Fundação do ABC, gestora do Hospital Geral de Carapicuíba, apresentou brevemente sua trajetória de mais de 50 anos na área da saúde e o papel fundamental que desempenha nas áreas de ensino, pesquisa, extensão, assistência e gestão.