Postado por Akira Suzuki em 02/jul/2024 -

Gerenciado pela Fundação do ABC em parceria com a Prefeitura de Mauá, o Hospital de Clínicas Dr. Radamés Nardini conquistou mais um reconhecimento ligado à saúde ambiental, área em que tem se tornado referência nos últimos anos. A convite do Instituto Lixo Zero, a unidade participou da 3ª edição do Congresso Internacional de Lixo Zero, em Brasília, para apresentação de seu bem-sucedido projeto sobre compostagem. O evento, organizado entre 25 e 27 de junho, reuniu especialistas de diversos países e gestores públicos que compartilharam experiências ligadas às práticas de lixo zero e ao reaproveitamento de resíduos sólidos urbanos, que atualmente sobrecarregam aterros sanitários em todo o País.
Entre 2022 e 2024, a partir de um projeto de compostagem, o Hospital Nardini deixou de encaminhar mais de 18 toneladas de sobras orgânicas ao aterro municipal. Em média, foram 13 toneladas a menos de gás carbônico lançados à atmosfera. A técnica trabalha o reaproveitamento de resíduos orgânicos, como sobras de frutas e verduras, para produção de adubo, jardins e canteiros. Na unidade, o adubo gerado é aproveitado numa horta orgânica e nos jardins internos. Na horta são plantadas, principalmente, alface e ervas medicinais. As verduras são doadas aos colaboradores e as ervas são destinadas ao consumo de chás entre pacientes e funcionários, por meio de parceria com o serviço de Nutrição do hospital. Atualmente a unidade está construindo uma segunda composteira – também na área de estacionamento do hospital – para ampliar a capacidade de compostagem. A construção das composteiras conta com a colaboração da equipe de Manutenção.
A apresentação do projeto no Congresso Internacional de Lixo Zero foi realizada pela analista de meio ambiente da unidade, Eliesse de Oliveira da Silva, também integrante da Comissão de Gerenciamento de Resíduos. “O Hospital Nardini tornou-se case de sucesso em compostagem e hoje fornecemos orientações para hospitais de diversas regiões do País, que estão aprendendo conosco. Ficamos muito felizes com esse protagonismo e com o convite para expormos o nosso projeto. Só nos traz ainda mais estímulo para continuarmos as iniciativas de conservação do meio ambiente, especialmente na área da saúde”, disse.
A diretora-geral do Complexo de Saúde de Mauá (COSAM), Dra. Patrícia Veronesi, exalta a conquista e a importância do engajamento entre os colaboradores. “Esse reconhecimento engrandece ainda mais o nome do Hospital Nardini e da Fundação do ABC, enquanto entidade compromissada com as mais inovadoras e atualizadas boas práticas em sustentabilidade, responsabilidade social e saúde. É mais uma evidência do nível de comprometimento dos nossos colaboradores. Parabéns a todos os envolvidos”.
Além das duas representantes, estiveram presentes no evento em Brasília a gerente administrativa do COSAM, Sabrina Cafolla, e o gerente de Qualidade, Rodrigo Brolo.

O MÉTODO
O método de compostagem criado no Hospital foi desenvolvido pelo professor Germano Guttler, do departamento de Agronomia do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). É chamado de Método Lages de Compostagem (MLC), em referência ao nome da cidade catarinense. O pesquisador visitou a unidade em 2022, quando o projeto teve início, e ensinou todo o passo a passo à Comissão de Gerenciamento de Resíduos unidade, hoje responsável pela continuidade das ações. O pesquisador é autor de um dos programas de compostagem urbana mais conhecidos do País e também conduziu uma mesa de debates sobre “Ciclo do alimento humano e compostagem” no mesmo Congresso Internacional de Lixo Zero.
PREMIAÇÕES
A execução do Método Lages de Compostagem rendeu ao Hospital Nardini, em 2022, o Prêmio Amigo do Meio Ambiente, iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo e do Projeto Hospitais Saudáveis (PHS). Desde 2019 a unidade também mantém o Selo Verde Ecolmeia, na categoria Ouro, concedida pelo programa de certificação socioambiental da OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) Ecolmeia, destinado às organizações que potencializam a valorização humana e a sustentabilidade em suas atividades.
LIXO ZERO
A 3ª edição do Congresso Lixo Zero foi organizada pelo Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB), uma organização da sociedade civil autônoma, sem fins lucrativos e pioneira na disseminação do conceito no Brasil. Fundado em 2010, representa no País a Zero Waste International Alliance (ZWIA), movimento internacional de organizações que desenvolvem o conceito e princípios Lixo Zero no mundo.
Postado por Eduardo Nascimento em 28/jun/2024 -


No Polo de Atenção Intensiva (PAI) em Saúde Mental da Baixada Santista, a festa junina deste ano teve um tema especial: a Segurança do Paciente. Nos dias 13 e 14 de junho, a área da Qualidade e a Comissão de Humanização organizaram o “Arraiá do Paciente Seguro”, uma iniciativa para reforçar as seis metas internacionais de Segurança do Paciente, propostas pela Organização Mundial da Saúde: Identificar o paciente corretamente; Melhorar a eficácia da comunicação; Melhorar a segurança dos medicamentos de alta-vigilância; Assegurar cirurgias com local de intervenção correto, procedimento correto e paciente correto; Reduzir o risco de infecções associadas a cuidados de saúde; Reduzir o risco de danos ao paciente, decorrente de quedas.
O evento no PAI teve como objetivo integrar práticas de segurança com atividades típicas juninas, transformando informações importantes em jogos educativos. Uma das brincadeiras foi a “pescaria do paciente seguro”, onde os colaboradores, após “pescarem” um peixe, tinham que responder perguntas sobre as metas de segurança. Aqueles que não sabiam a resposta eram direcionados a procurar informações na “Cadeia dos Protocolos”. Outra atividade, a “Boca da Comunicação Efetiva”, desafiava os funcionários a acertar bolinhas em uma boca de palhaço, após repetirem mensagens sobre comunicação efetiva escritas nas bolinhas.
Além do caráter educativo, o arraial serviu como uma oportunidade de confraternização entre os colaboradores, com músicas e comidas típicas trazidas voluntariamente, em um espaço decorado que também incluía área para fotos e correio elegante.
A atividade exemplifica como a integração de elementos lúdicos e educativos pode reforçar a importância das práticas de segurança em saúde, criando um ambiente de aprendizado ativo e participativo.

Postado por Akira Suzuki em 28/jun/2024 -

Evento foi organizado pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio
A Fundação do ABC, por meio da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio (CIPAA), realizou, em Itatiba (SP), a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT). Com o tema “A Importância da Saúde Mental no Ambiente de Trabalho”, o evento reuniu funcionários das unidades vinculadas à FUABC, familiares e convidados, totalizando cerca de 50 participantes.
O encontro contou com três palestras de especialistas que discutiram aspectos fundamentais da saúde mental. O psicólogo Dr. Thiago Savietto Polli apresentou a palestra “Ao trabalhador, Saúde!”, focando na importância de práticas saudáveis no ambiente laboral. Já o médico Dr. Gabriel Pellizzon Pelegini abordou o tema “Porque Cuidar da Saúde Mental?”, elucidando os impactos da saúde mental na vida profissional e pessoal. Por fim, o educador físico Dr. Renato Henrique Verzani trouxe insights sobre “O Impacto do Exercício na Saúde Física e Mental”, enfatizando a importância da atividade física como fator de equilíbrio e bem-estar.
O cirurgião-dentista Dr. Roberto Martins de Oliveira, presidente da CIPAA, ressaltou a relevância do evento. “Ações como essa promovem espaços de diálogo sobre a necessidade do cuidado com a saúde mental, sendo essenciais para a promoção de uma melhor qualidade de vida, bem-estar e construção de um ambiente de trabalho mais saudável”, explica Dr. Oliveira. “Fomentamos, assim, a prevenção dos transtornos mentais relacionados ao trabalho (TMRT) através da sensibilização da equipe”.
A realização da SIPAT foi fruto do trabalho conjunto de toda a equipe da CIPAA, composta por Caroline Martins Pereira, Francine Aline Dorta, Guilherme Consolin Mazon, Karina Maria Costa, Lígia Santos Cremonesi, Luara de Fátima Oliveira, Luís Eduardo Genaro, Mayara de Freitas Ramalho, Sebastiana Ferreira, Trainotti Verzani, Valquiria Alexandre e Vanessa de Oliveira Teixeira.
Eventos como a SIPAT são fundamentais para reforçar a conscientização sobre a importância da saúde mental no trabalho, promovendo práticas que visam o bem-estar e a qualidade de vida dos trabalhadores.
Postado por Eduardo Nascimento em 25/jun/2024 -

A Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu mais uma força-tarefa para a realização de cirurgias ortopédicas e oftalmológicas, no sábado (22), no Centro Hospitalar Municipal (CHM). Ao todo foram realizados 75 procedimentos dentro do programa Saúde Fila Zero, em ação que contou com apoio da Fundação do ABC.
“Com essa força-tarefa, damos continuidade à iniciativa que já vem sendo conduzida pela equipe de Oftalmologia do Poupatempo da Saúde, encaminhando os pacientes para as cirurgias no CHM. Isso denota todo o trabalho em rede que vem se tornando cada vez mais eficaz na saúde andreense e resolutivo para nossa gente”, destacou o prefeito Paulo Serra.
Entre as novidades, a ação marcou o início de uma parceria da especialidade de Ortopedia com a pós-graduação da faculdade Sírio-Libanês. Segundo Acacio Miranda, secretário municipal de Saúde, essa parceria inovadora com uma instituição renomada como o Sírio-Libanês garantirá atendimentos ainda mais efetivos. “Esse projeto é destinado à resolução dos casos ortopédicos, nossa maior demanda, lembrando que o CHM é referência na região do ABC em Traumatologia e Ortopedia”, reforçou.
AVANÇOS – A parceria com a faculdade envolve a participação de equipes da pós-graduação em Anestesia Regional do Sírio-Libanês nos processos de atendimento. No último sábado, foram 25 cirurgias ortopédicas, além dos procedimentos de rotina.
“Hoje o CHM de Santo André vivencia um momento especial. Essa parceria, com uma instituição de renome internacional, trará o ensino de técnicas anestésicas com ultrassonografia e vai proporcionar a todos os nossos pacientes um pós-operatório com melhor controle da dor”, atestou o médico Henrique Chuffi, coordenador de Anestesiologia do Centro Hospitalar Municipal.
A pensionista Lilian Maria Barreiros, 58 anos, moradora do Jardim Santa Cristina, passou por cirurgia para a retirada de uma placa do rádio distal e um cisto sinovial num dos punhos. “Tem hospital que costuma demorar de um a dois anos para chamar, aqui foi tudo muito rápido e o médico já adiantou que a recuperação será tranquila, fiquei muito feliz”, comemorou.
“Com corpo clínico capacitado, o CHM de Santo André vem se tornando referência para os campos de aprendizado de grandes centros médicos e de ensino como o Sírio-Libanês. Isso é muito gratificante e fruto da dedicação e comprometimento de nossos coordenadores e equipes assistenciais”, salientou Willian Faria, diretor técnico do hospital.
OFTALMOLOGIA – Dentro da agenda oftalmológica, foram realizadas 50 cirurgias de catarata. A expectativa é de que, até o final deste ano, o trabalho se intensifique e sejam atendidas 400 pessoas por mês dentro da programação.
O representante comercial Fernando Manalischi, 52 anos, estava entre os que realizaram a operação no último sábado. “O atendimento foi muito bom e o profissionalismo das equipes merece ser ressaltado. Estou muito satisfeito porque ficar sem a visão nos limita em muitas coisas. Essa ação foi propícia, já estou me recuperando e voltando a enxergar”, celebrou o morador do bairro Santa Teresinha.
ORGANIZAÇÃO – Todos os pacientes foram acolhidos pelas equipes de enfermagem dentro dos princípios de humanização do programa Qualisaúde, numa ação conjunta entre Poupatempo da Saúde e CHM, equipamentos gerenciados pela Fundação do ABC (FUABC). “Fazemos um acolhimento humanizado integral, levando em conta que temos muitos idosos para a cirurgia de catarata. É um cuidado tanto no pré quanto no pós-operatório e todos saem daqui com as devidas orientações, pacientes e familiares, incluindo retorno agendado”, explicou a enfermeira Maria Antônia dos Santos, do Hospital Dia do CHM.
Enfermeiro da Oftalmologia do Poupatempo da Saúde, Luiz Felipe Rodrigues da Rosa detalhou o planejamento para os mutirões que o município vem realizando. “É uma organização que envolve um grupo muito grande de profissionais desde que o paciente passa pela unidade básica e ingressa no Poupatempo da Saúde”.
Segundo ele, os pacientes passam em consulta com o oftalmologista geral e, tendo indicação para a cirurgia de catarata, são atendidos pelo especialista e fazem os exames pré-operatórios. “Todo esse fluxo, até a chegada aqui ao hospital, inclui ainda o cuidado com os materiais cirúrgicos, a separação das lentes e garante que a estratégia seja bem-sucedida, trazendo segurança para os profissionais e pacientes”, finalizou.
Postado por Akira Suzuki em 25/jun/2024 -

A inovação tecnológica na área da Saúde garantirá aos pacientes da Rede de Reabilitação Lucy Montoro de Diadema inúmeros benefícios para a reabilitação de movimentos dos membros superiores, como braços, ombros, cotovelos, punhos e mãos. Recém-chegado à unidade, o novo dispositivo robótico chamado ArmeoSpring fornece sustentação para o braço usar qualquer função motora remanescente, combinando o uso de exercícios terapêuticos com jogos estimulantes e simulação de tarefas em ambiente 3D. Segundo a coordenação da unidade, cerca de 120 pacientes devem ser beneficiados com a nova tecnologia.
Para utilização adequada do equipamento — exclusivo para pacientes adolescentes e adultos — foi realizado na semana passada o treinamento de seis colaboradores que irão operar o robô, entre fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais. A tecnologia agrega inúmeras funcionalidades, mas não substitui a necessidade da fisioterapia convencional, sendo necessário aliar os dois tratamentos. Com o uso do robô, é possível intensificar a precisão e amplitude dos movimentos, por meio de repetições, a partir da modulação de força e níveis de dificuldade em tempo real. Com grau de exigência mais elevado, a tendência é que o paciente seja ainda mais desafiado a refinar os movimentos e superar seu próprio desempenho.
“A tecnologia tem algumas vantagens, pois conseguimos incluir elementos no tratamento que nem sempre será possível dentro de uma terapia convencional. Implementamos mais repetições, intensidade, além de entregar relatórios individuais com feedbacks. Quanto mais desafiador, mais o paciente será demandado e mais conseguirá evoluir. O equipamento também possui alta capacidade para armazenar informações, o que possibilita mensurar a progressão do paciente por meio de indicadores. O objetivo central é tornar mais fácil e eficaz a reabilitação, inclusive para o próprio terapeuta, que consequentemente terá uma demanda física menor com o uso deste recurso”, explica o instrutor técnico da empresa suíça Hocoma, fabricante do equipamento, Luiz Alberto Knaut.
O ArmeoSpring pode beneficiar pacientes que tiveram AVC, esclerose múltipla, paralisia cerebral, lesões da medula espinhal, doenças musculares, recuperação de intervenções neurocirúrgicas, doença de Parkinson e outros distúrbios do movimento.
“A chegada do equipamento Armeo na unidade traz benefícios inestimáveis. Não só melhora os tratamentos de reabilitação neurológica e motora, mas também qualifica profissionais e eleva a qualidade de vida dos pacientes. Essa aquisição representa um marco na história da unidade e da FUABC, que tanto nos apoiou desde o início do processo de compra. Continuaremos em busca das melhores tecnologias e atualizações para beneficiarmos cada vez mais pacientes a partir de uma reabilitação multiprofissional, qualificada, humanizada e de alta resolutividade”, disse a diretora-geral da unidade, Marina Daminato.

INÍCIO DOS ATENDIMENTOS
Os pacientes aptos a utilizarem o dispositivo robótico estão sendo selecionados pela equipe assistencial da unidade e a previsão é iniciar os atendimentos em breve. O aparelho é contraindicado apenas para pacientes que não têm controle sobre o tronco, pois não haverá sustentação para permanecer sentado. Outra impossibilidade poderá surgir caso não seja possível encaixar corretamente o braço do paciente no suporte da máquina.
Na parte final da capacitação, organizada dia 20 de junho, um paciente “estreou” o equipamento sob auxílio do instrutor técnico e dos colaboradores já treinados. Vítima de sequelas de um acidente vascular cerebral (AVC) hemorrágico, Raimundo Carvalho, de 50 anos, ficou otimista com a novidade. “Faz seis meses que faço tratamento aqui. Quando iniciei sequer mexia meu braço direito. Já recuperei muitos movimentos com a fisioterapia, mas sinto que conseguirei evoluir ainda mais rápido com essa tecnologia”, disse o paciente, atualmente morador de São Bernardo do Campo.
“Com um equipamento tão avançado, a capacidade de atendimento e a eficiência dos tratamentos aumentam, permitindo que mais pacientes sejam beneficiados em menos tempo”, completa Marina Daminato.
A fisiatra e coordenadora médica da unidade, Dra. Marcella Coppini, celebra a oportunidade de inovar e qualificar ainda mais o protocolo de tratamentos de pacientes em reabilitação. “É uma grande conquista para o Lucy Montoro de Diadema e a Fundação do ABC ter esse aparelho conosco. Conseguimos ampliar ainda mais a gama de recursos terapêuticos que oferecemos aos nossos pacientes. Um investimento que simboliza a preocupação da FUABC com a inovação tecnológica e o compromisso com a melhor assistência em fisiatria e reabilitação física e motora”. O equipamento custou US$ 75 mil, cerca de R$ 412 mil.
Para o próximo mês está previsto o início do treinamento de profissionais para utilização de outro dispositivo robótico, o LokomatPro Sensation, fabricado pela mesma empresa e destinado à reabilitação de membros inferiores.
A UNIDADE
Gerenciada pela Fundação do ABC em parceria com o Governo do Estado de São Paulo desde sua abertura, em 2021, a Rede de Reabilitação Lucy Montoro de Diadema realiza anualmente cerca de 42 mil procedimentos terapêuticos, 5,6 mil consultas e atendimentos, mais de 450 grupos educativos e terapêuticos e fornece cerca de 780 órteses, próteses e meios de locomoção aos pacientes. A FUABC também é responsável pela gestão da outra unidade da rede, localizada em Sorocaba.
Postado por Akira Suzuki em 24/jun/2024 -
Em referência ao mês de incentivo à doação de sangue, o Hospital Geral de Carapicuíba (HGC) realizou na manhã de 18 de junho uma palestra com a biomédica Tatiana Negri Santi, supervisora da Agência Transfusional da instituição.
Durante a palestra, Tatiana abordou a importância da doação de sangue, a situação crítica dos estoques do banco de sangue e os critérios para doação. Ela enfatizou que, independentemente do tipo de sangue, o que realmente importa é o ato de doar. “Doar sangue é um gesto altruísta que salva vidas. Uma única bolsa poderá ajudar até 4 pacientes. O procedimento é rápido, durando entre 5 e 8 minutos, e seguro, pois os bancos de sangue obedecem a normas nacionais e internacionais de segurança do sangue, do Ministério da Saúde, Associação Americana e do Conselho Europeu de Bancos de Sangue, visando a proteção ao receptor e ao doador”, destacou.
Durante a palestra foram explicados os critérios para a doação de sangue e detalhado o tratamento do material no Hemocentro. Por meio de duas centrifugações seriadas, o sangue total é separado em diversos hemocomponentes, como o Concentrado de Hemácias (CH), Plasma, Concentrado de Plaquetas (CP) e o Crioprecipitado (CRIO). Esses componentes são essenciais para o tratamento de vários pacientes, desde aqueles em cirurgias até aqueles com doenças crônicas.
A palestra reforçou a mensagem de que cada doação faz uma diferença significativa, contribuindo para a manutenção dos estoques e garantindo que mais vidas possam ser salvas. O HGC agradece a todos os doadores e encoraja mais pessoas a participar dessa causa vital.
Postado por Akira Suzuki em 24/jun/2024 -
Em meados de junho, o setor de Educação Permanente do Hospital Geral de Carapicuíba (HGC) realizou a Semana do Bem-Estar Profissional, voltada para os colaboradores da instituição. Em parceria com escolas técnicas da região, o evento teve como objetivo proporcionar momentos de relaxamento e descompressão, alinhado ao tema “Cuidar de quem cuida”.
A atividade escolhida foi o cuidado com a pele. Os colaboradores puderam desfrutar de higienização, hidratação, aplicação de filtro solar e massagem facial, tudo realizado pela massoterapeuta Andréia, do curso de estética da escola técnica Sequencial.
Cristiane Martiniano, enfermeira da educação permanente do HGC, destacou a importância da iniciativa: “Ainda estamos em um projeto piloto liderado pelo gerente assistencial, Eduardo Martins. A ideia é implantar programas de bem-estar, voltados para os colaboradores. Esses momentos têm um papel vital na qualidade de vida dos trabalhadores, proporcionando vantagens concretas para a saúde mental, reduzindo estresse e ansiedade, principalmente para quem atua na área hospitalar”.
A técnica de enfermagem Priscila, que participou da ação, compartilhou sua experiência: “Momentos como esse são extremamente importantes para nós que trabalhamos com pessoas e cuidamos do seu bem mais valioso, a vida. Tirar esse momento para mim e ser cuidada foi revigorante. Precisamos estar bem, para cuidarmos dos nossos pacientes. Que tenham mais dessas ações sempre”.
Com atividades mensais planejadas, a Semana do Bem-Estar Profissional busca continuamente melhorar a qualidade de vida dos colaboradores do HGC, promovendo um ambiente de trabalho mais saudável e acolhedor.
Postado por Akira Suzuki em 24/jun/2024 -
O Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Santo André, em mais uma atividade do projeto Cine Pipoca, promoveu no dia 21 de junho duas sessões de cinema para funcionários com o filme “Invictus”. O evento, organizado pelo Grupo de Humanização do AME-SA, visa oferecer entretenimento e transmitir mensagens de incentivo e otimismo aos colaboradores participantes. As exibições ocorreram na sala de reuniões do ambulatório, com sessões às 10h e às 14h.
“Invictus”, filme norte-americano dirigido por Clint Eastwood e estrelado por Morgan Freeman e Matt Damon, retrata a história de Nelson Mandela, ex-presidente da África do Sul, e seu esforço para unificar uma nação fragmentada pelo apartheid. A narrativa foca em um período crítico quando Mandela, recém-eleito, identifica a Copa do Mundo de Rúgbi como uma oportunidade para fortalecer a união nacional. O filme destaca como Mandela se aproximou de François Pienaar, capitão da equipe de rúgbi, incentivando-o a liderar o time para a vitória, simbolizando a possível harmonia e superação das divisões raciais e econômicas do país.
Postado por Akira Suzuki em 21/jun/2024 -
A Comissão de Sustentabilidade do Polo de Atenção Intensiva (PAI) em Saúde Mental da Baixada Santista organizou em junho ações de conscientização ambiental em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. A unidade apresentou um vídeo de sensibilização aos profissionais, visando conscientizar que, muito mais do que contribuir para minimizar a poluição, copos descartáveis têm inúmeros malefícios para a saúde.
Outra ação proposta consistiu em uma gincana na Ala Assistencial, também referente ao uso consciente de copos descartáveis, que buscou manter a adesão ao projeto de sustentabilidade “Cultive Amor”, com a redução do consumo de copos descartáveis após implantação do canecário – local onde cada colaborador mantém sua caneca personalizada.
A gincana de 4 a 9 de junho contabilizou todos os copos utilizados por plantão e os colaboradores puderam participar de um sorteio.