Postado por Eduardo Nascimento em 05/jul/2024 -

O Centro de Reabilitação Lucy Montoro de Sorocaba completa em julho 6 anos de sua inauguração. Neste período, realizou mais de 300 mil atendimentos e dispensou mais de 4 mil equipamentos assistivos aos pacientes portadores de deficiência dos 48 municípios da região de Saúde do Departamento Regional de Saúde de Sorocaba (DRS XVI).
Atualmente a unidade atende 52 novos pacientes por mês, por meio de sua triagem multidisciplinar, e oferece 350 atendimentos médicos e 4 mil atendimentos não médicos.
São dispensados mensalmente 76 equipamentos assistivos aos pacientes em programa e cerca de 40 procedimentos médicos para alívio de dores, entre os quais acupuntura, mesoterapia, ondas de choque e aplicação de toxina botulínica. Aos pacientes em programa de reabilitação, a unidade ainda oferece oficinas terapêuticas de arteterapia, horta e esportes adaptados. O Lucy de Sorocaba também realiza encontros em grupos para orientações.
“Nossa satisfação é a gratidão de cada paciente quando recupera sua autonomia para atividades do dia a dia”, declarou a Dra. Maria Fernanda Molledo Secco, diretora médica da unidade.
REFERÊNCIA
O Lucy Montoro Sorocaba está instalado em prédio de 2.700 m². Conta com 4 consultórios médicos, 10 consultórios não médicos e 3 ginásios de reabilitação, além de 2 leitos de observação para casos de intercorrências com pacientes realizando programa de reabilitação na unidade.
Além dos serviços médicos da especialidade de Fisiatria, também estão disponíveis atendimentos na área de Urologia.
O sucesso da unidade deve-se à dedicação e alto nível de qualificação de seus profissionais. “Sozinhos não somos nada. Cada um aqui tem sua importância na reabilitação dos pacientes. Tratamos cada paciente como um ser único. Ele é pai, mãe de alguém, filho, filha de alguém. O amor da vida de alguém”, enfatiza a supervisora assistencial Luiza Pinheiro Zardo, que integra a equipe desde a inauguração da unidade, em 4 de julho de 2018.
Postado por Eduardo Nascimento em 05/jul/2024 -

Gerenciado pela Fundação do ABC em parceria com a Prefeitura de Mogi das Cruzes, o Hospital Municipal de Mogi das Cruzes (HMMC) acaba de ser aprovado no processo de acreditação para receber a certificação de qualidade ONA nível 1, da Organização Nacional de Acreditação, instituição responsável pelo desenvolvimento e gestão dos padrões brasileiros de qualidade e segurança em saúde. A entrega oficial será realizada no dia 16 de julho, na própria unidade, com representantes da ONA, Fundação do ABC e Secretaria Municipal de Saúde.
A acreditação ONA Nível 1 significa que a unidade cumpre ou supera, em 70% ou mais, os padrões de qualidade e segurança definidos pela ONA. São avaliadas todas as áreas de atividades da instituição, incluindo aspectos estruturais e assistenciais. A metodologia ONA acredita em diferentes níveis (até 3), o que permite auxiliar as organizações no desenvolvimento da segurança dos processos, na gestão integrada e na maturidade institucional.
O processo de avaliação para certificação da unidade teve início em março e durou dois meses. Com foco na segurança do paciente, o HMMC passou por análise minuciosa de uma IAC (Instituição Acreditadora Credenciada) e por equipe de avaliadores habilitada pela ONA, que buscou evidências de conformidade com os padrões do Manual Brasileiro de Acreditação em diversas áreas, entre as quais gestão organizacional, segurança na assistência e áreas de apoio.
O reconhecimento contou com apoio da área de Qualidade da FUABC Mantenedora, que ofereceu suporte para atendimento às exigências da ONA e adequação de protocolos assistenciais. Para conquistar esse nível é necessária a identificação de processos definidos, mapeados e padronizados; sistema de indicadores de segurança e qualidade; elaboração de plano de objetivos e metas organizacionais; identificação de riscos e definição de mecanismos de controle.
“Receber a certificação nível ONA simboliza uma conquista coletiva da unidade, que premia o esforço e comprometimento de todas as equipes envolvidas nessa missão. Foi um processo árduo, mas de muito aprendizado e evolução. Continuaremos buscando, continuamente, a excelência na prestação de serviços em Saúde em benefício dos nossos pacientes”, celebra a diretora-geral da unidade, Amanda Correa da Cruz.
CEO da ONA, Dr. Fábio Gastal destaca a relevância da acreditação para a unidade hospitalar. “É um importante marco para o HMMC, pois assegura que o hospital segue os padrões necessários para garantir a segurança do paciente por meio da implementação de práticas que minimizam riscos e garantem a segurança durante todo o processo assistencial. O ambiente se torna mais seguro tanto para a equipe médica, fornecedores e pacientes. Sem dúvida é um passo importante para a jornada do paciente”.
Agora, o objetivo da unidade é alcançar novos níveis de certificação em qualidade. Em breve, o hospital espera celebrar o upgrade da certificação Nível 1 – “Acreditado” para o Nível 2 – “Acreditado Pleno”.
REFERÊNCIA
A Fundação do ABC assumiu em 26 de junho de 2019 a gestão do Hospital Municipal de Mogi das Cruzes Prefeito Waldemar Costa Filho, com objetivo de garantir a qualidade dos serviços, o cumprimento das metas contratuais e, principalmente, a prestação de atendimento resolutivo e humanizado. Instalado no Distrito de Braz Cubas, região de localização estratégica e privilegiada, o hospital reúne diversos serviços voltados para o atendimento de crianças e adultos, com atenção especial para pediatria e ginecologia especializada.
O HMMC presta serviços 100% via Sistema Único de Saúde (SUS) e realiza anualmente cerca de 76 mil consultas e atendimentos, 270 mil exames e procedimentos, 3.900 cirurgias e 7.200 internações.
Postado por Akira Suzuki em 05/jul/2024 -
Unidade de saúde do Governo do Estado de São Paulo gerenciada pela Fundação do ABC, o Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Santos deu início nesta semana aos serviços de Neurologia Infantil. A medida vem em resposta à crescente demanda por atendimento especializado para crianças na região da Baixada Santista e em todo o País. A unidade, que começou a receber os primeiros pacientes em 2 de julho, preparou um ambiente acolhedor e adaptado para o conforto e eficácia no tratamento dos pequeninos.
Na Neurologia Infantil, o AME Santos se dedicará ao diagnóstico e tratamento de uma variedade de condições. Ao todo serão 37 novas vagas por mês para atendimento a mais de 50 tipos de ‘CIDs’ (classificação internacional de doenças), incluindo epilepsia, distúrbios do movimento, atrasos no desenvolvimento neuropsicomotor e crianças que tiveram sífilis congênita. Este suporte precoce é essencial para assegurar um desenvolvimento mais saudável e uma melhor qualidade de vida para os pacientes.
Um dos principais enfoques do novo serviço é a assistência a crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A equipe do AME segue rigorosos protocolos de saúde para fornecer uma avaliação abrangente e um plano de tratamento personalizado, enfocando não apenas o tratamento clínico, mas também o suporte às famílias para melhor manejar e compreender o TEA. Esse atendimento especializado é fundamental para promover a integração social e o bem-estar das crianças.
Este avanço no atendimento de Neurologia Infantil iniciado pelo AME Santos marca um importante progresso na saúde pública local, com oferta de recursos essenciais para as famílias da Baixada Santista. Com esses serviços especializados, espera-se não apenas melhorar a qualidade de vida das crianças, mas também oferecer suporte abrangente às famílias, fortalecendo a comunidade como um todo em sua capacidade de lidar com desafios neurológicos desde a infância.
Postado por Eduardo Nascimento em 05/jul/2024 -

Fotos: Alex Cavanha/PSA.
Uma nova Unidade de Terapia Intensiva Neonatal foi entregue no Hospital da Mulher Maria José dos Santos Stein, unidade gerenciada pela Fundação do ABC e que fica no Parque Novo Oratório, em Santo André. O espaço, que começou a funcionar no final de junho, passou por requalificação completa, incluindo troca de piso, nova pintura e novo projeto de comunicação visual.
“Essa nova UTI ficou linda, com tudo o que tem de melhor e mais moderno pra gente continuar cuidando das nossas crianças. O Hospital da Mulher, que já é uma referência para Santo André e para a região, está cada vez mais adequado ao padrão Qualisaúde, com a mais alta qualidade. Isso é motivo de orgulho para todos nós”, afirma o prefeito Paulo Serra.

As obras da nova UTI Neo receberam investimento de R$ 1,5 milhão, recurso oriundo do Governo de São Paulo, após articulação parlamentar. O valor engloba ainda a revitalização das unidades de internação do primeiro e do segundo andares, que tiveram os pisos totalmente substituídos.
“É muito gratificante ver a expansão do programa Qualisaúde para toda a nossa rede. Após mais de 40 unidades modernizadas, do Poupatempo da Saúde e do Centro Hospitalar Municipal (CHM), que passou pela maior revitalização de toda a sua história centenária, chegou a vez do Hospital da Mulher. Isso é fruto de muito trabalho e da boa relação com o governo do Estado. A UTI Neo é a primeira ala entregue dentre outras que virão, pois o trabalho não para”, garante o secretário de Saúde, Acacio Miranda.
A unidade neonatal do Hospital da Mulher conta com 24 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), sendo um de isolamento, oito leitos de Ucinco (Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional) e oito leitos Canguru (conforme método de cuidado humanizado ao recém-nascido prematuro e sua família). Também foram readequados os postos de enfermagem e as áreas de prescrição médica.
“Onde antes tínhamos um espaço precisando de melhorias, hoje temos um local remodelado e não é somente a infraestrutura. A partir daí, podemos oferecer melhores condições de trabalho aos nossos colaboradores, o que vai refletir, sem dúvida, no cuidado com os nossos bebês e no conforto aos acompanhantes. Tudo é consequência, uma melhor ambiência que traz o aconchego. E nossas equipes, tanto multidisciplinar quanto de enfermagem, já desenvolvem um trabalho incrível de humanização junto às mamães da Neo, com oficinas e outras ações de acolhimento”, destaca a diretora técnica do Hospital da Mulher, Ana Paula Ponceano.

Postado por Akira Suzuki em 05/jul/2024 -
Na última semana do mês de junho, o Hospital Geral de Carapicuíba (HGC) promoveu um animado arraial para os pacientes da pediatria, hemodiálise, acompanhantes e colaboradores. O evento, repleto de brincadeiras e comidas típicas, foi um momento de descontração e alegria para todos os presentes.
Organizado pela coordenadora do Serviço de Nutrição e Dietética, Daniela Helena, o arraial foi uma ação de humanização que trouxe leveza e felicidade ao ambiente hospitalar. Daniela ressaltou a importância dessas iniciativas, destacando que elas “permitem aos pacientes esquecerem, ainda que por alguns instantes, do momento de internação e desfrutarem de um pouco de diversão”.
O sucesso do evento reforça o compromisso do HGC com o bem-estar de seus pacientes, mostrando que cuidar da saúde vai além dos tratamentos médicos, incluindo também o cuidado com o emocional e a alegria dos pacientes.
No ambiente do refeitório, também houve ambiente especialmente preparado para os colaboradores da unidade, com cardápio típico e atividades para breve descontração.

Postado por Akira Suzuki em 05/jul/2024 -

O IIER2 é especializado no atendimento de pacientes com diferentes doenças infectocontagiosas
O Instituto de Infectologia Emílio Ribas II (IIER2), gerenciado pela Fundação do ABC em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e localizado na Baixada Santista, foi beneficiado com um investimento no valor de R$ 300 mil proveniente da emenda parlamentar da deputada federal Rosana Valle (PL-SP), através do Ministério da Saúde.
Os valores serão utilizados para a manutenção da infraestrutura da unidade, que carece de reformas e melhorias em sua conservação, além da atualização do parque tecnológico.
A aprovação da emenda é um reconhecimento ao importante trabalho desempenhado pelo IIER2 à população da Baixada Santista. Durante a pandemia da Covid-19, a unidade teve destaque no atendimento das pessoas infectadas e na participação de discussões com as secretarias de saúde da região, além da contribuição no desenvolvimento de protocolos clínicos e disseminação de informações educativas através do Ciclo de Palestras, projeto educacional voltado aos estudantes e profissionais de saúde, que em dez anos já alcançou mais de 4 mil ouvintes.
Ainda durante a pandemia, menções honrosas foram transmitidas por representantes da Câmara Municipal de Guarujá e pelo Departamento Regional de Saúde no Seminário Internacional 35 anos do Sistema Único de Saúde (SUS). Em 2020, a unidade expôs estudos científicos no Congresso Paulista de Infectologia e no Healthcare Innovation Show, maior evento de tecnologia e inovação para saúde, sendo destaque dentre os finalistas.
O IIER2 é um hospital 100% dedicado ao SUS, com acreditação ONA nível 1, especializado no atendimento de pacientes com diferentes doenças infectocontagiosas, entre as principais HIV/Aids, tuberculose, leptospirose, meningites meningocócicas, complicações por gripe e hepatites.
Postado por Eduardo Nascimento em 05/jul/2024 -

Fotos: Helber Aggio/PSA.
Dando continuidade à requalificação do Centro Hospitalar Municipal de Santo André (CHMSA) e ao maior projeto de modernização da história centenária da instituição, um novo aparelho de ressonância magnética, com tecnologia de última geração, foi instalado no local e já está em pleno funcionamento. Além de atender os pacientes internados, o moderno equipamento está à disposição da rede de saúde de Santo André, que fará os encaminhamentos via Regulação Municipal. O CHMSA é gerido a partir de parceria entre a Prefeitura e a Fundação do ABC.
“Com 112 anos, nossa querida ‘Santa Casa’, como muitos andreenses ainda chamam o CHM, vive um novo momento e é gratificante acompanhar essa evolução do hospital, que ganhou uma bela fachada, mas segue sendo constantemente estruturado internamente, dentro dos padrões do programa Qualisaúde, para proporcionar um cuidado ainda mais humanizado à nossa gente. Aliado a tudo isso, o suporte dos recursos tecnológicos agiliza diagnósticos e otimiza os tratamentos, como é o caso agora dessa ressonância magnética de última geração”, comemora o prefeito Paulo Serra.
Com o novo equipamento, o Centro de Diagnósticos do CHM vai realizar, em média, 700 exames externos, somente de ressonância, por mês. “Sem dúvida, um enorme ganho para os usuários da nossa rede ambulatorial, que já conta com o suporte de outros prestadores de serviços, e para a reordenação dos fluxos, contribuindo para a redução do tempo de espera pelo exame, um dos pilares do nosso programa Saúde Fila Zero”, destaca o secretário de Saúde, Acacio Miranda.
A sala da nova ressonância magnética foi preparada dentro de um conceito humanizado, levando em conta o desconforto que alguns pacientes relatam ao realizar o exame, por medo ou claustrofobia. “Criamos um ambiente acolhedor, com uma decoração muito bonita e o objetivo de proporcionar mais conforto e uma melhor experiência aos nossos usuários. Além do mais, nossos pacientes internados não ficarão na dependência de agenda externa. Prova disso, conseguimos zerar a fila interna de exames nesta semana (de 1 a 3 de julho), o que será uma rotina a partir de agora”, explica o médico Willian Faria, diretor técnico do CHM.
A ressonância do Centro Hospitalar Municipal de Santo André funciona diariamente, inclusive sábados e domingos, das 7h às 19h, para atendimento de demanda externa. Além da sala para o exame de imagem, o Centro de Diagnósticos (que já havia sido revitalizado em 2018) está passando por readequação – que inclui pintura, ajustes no piso e substituição dos forros – e conta com novas salas de estabilização e emergência, área de espera mais ampla e confortável (com novo mobiliário). Dentre os exames realizados no CHM estão ainda ecocardiograma, colonoscopia, endoscopia, ultrassom e ultrassom com doppler, tomografia computadorizada e raio-X.

PACOTE DE OBRAS
Em agosto de 2023, junto com a nova fachada, a Prefeitura de Santo André entregou o maior pacote de obras da história do CHM, referência em assistência hospitalar no município e no ABC. A reforma estrutural transformou todo o complexo hospitalar em um dos mais bem equipados da região.
Desde 2017, diversos setores do equipamento foram modernizados ou entregues, incluindo recepção, UTIs, enfermaria de clínica médica, sala de reabilitação fisioterápica, cozinha e refeitório, além de novas alas de psiquiatria e ampliação do pronto-socorro. A transformação do CHM passa ainda pela contratação de novos profissionais, qualificação das equipes e pelo investimento constante em novos e modernos equipamentos, que permitem a ampliação dos serviços.
As cirurgias por videolaparoscopia, por exemplo, aceleraram o número de procedimentos e a recuperação dos pacientes. Sem contar que todas as intervenções resolveram problemas crônicos, trazendo agilidade aos processos e conforto aos munícipes.
Postado por Akira Suzuki em 04/jul/2024 -

Grupo organiza mutirões para eliminação de focos da doença (foto: Divulgação/FMABC)
O alto número de casos de dengue ligou o sinal de alerta em várias regiões do País nos primeiros meses de 2024, incluindo a região do Grande ABC. Para tentar frear o impacto da epidemia, o Centro Universitário FMABC, em Santo André, criou em fevereiro um comitê de contingenciamento, prevenção, diagnóstico e tratamento da doença, e após quatro meses as ações do grupo têm gerado bons resultados.
Composto por oito colaboradores de diversos setores da instituição de ensino, o comitê realiza reuniões periódicas para alinhar estratégias de combate aos focos da dengue dentro do campus, além de criar materiais de divulgação para manter a comunidade acadêmica atenta e evitar o aparecimento de criadouros do mosquito Aedes aegypti.
Desde sua criação, o comitê já organizou dois mutirões para detecção e eliminação dos criadouros no terreno do Centro Universitário, reunindo esforços para limpar os ambientes e garantir o esvaziamento de pontos com água parada. Essas medidas provocaram uma redução significativa no número de vetores da doença no espaço físico da instituição.
Sabendo da importância da conscientização para o combate efetivo da dengue, o grupo também trabalhou em parceria com estudantes de diversos cursos da FMABC para transmitir os conhecimentos a respeito da doença e as formas de evitar a proliferação. Como projeto de extensão, alunos dos cursos de Farmácia e Biomedicina ministraram capacitações específicas sobre identificação de vetores, ciclo de vida do mosquito, formas de combate e sinais clínicos da dengue.
Os conhecimentos também foram transmitidos para fora dos muros da instituição de ensino. Em uma ação em parceria com o Projeto Rondon, alunos dos cursos de Medicina e de Fisioterapia tiveram a oportunidade de atualizar seus conhecimentos sobre a dengue e de apresentar as melhores formas de eliminar os focos da doença para moradores do Morro da Kibon, em Santo André.
Os funcionários da FMABC também passaram por treinamentos e tiveram seus conhecimentos testados em um “quiz”, no qual responderam perguntas sobre como se proteger das picadas do mosquito, como evitar a proliferação da doença e quais medicamentos não devem ser utilizados em casos de suspeita.
O sucesso das ações implantadas pelo comitê incentivou a instituição a manter o projeto e ampliá-lo para os próximos meses, tendo em vista que a batalha contra a dengue é contínua. “Nosso plano é continuar monitorando os possíveis pontos de contaminação e eliminar os criadouros para reduzir ao máximo as chances do mosquito se proliferar, além de envolver ainda mais cursos da instituição nesse projeto”, explica Alaíde Mader Braga Vidal, presidente do comitê.
Postado por Akira Suzuki em 04/jul/2024 -

O mutirão teve até uma unidade móvel (foto: Letícia Teixeira/PMSCS)
A Prefeitura de São Caetano e a Fundação do ABC realizaram no sábado e domingo, 29 e 30 de junho, o Atende Fácil Saúde Extraordinário, um mutirão de consultas e exames em diversas especialidades. Foram 4.050 atendimentos em dois dias de ação, com envolvimento de 150 colaboradores, entre médicos, enfermeiros e equipes administrativas e de apoio.
“O Atende Fácil Saúde Extraordinário foi um sucesso absoluto. Conseguimos unir especialidades importantes como ortopedia, nefrologia, urologia, cardiologia, clínica médica, fisioterapia, oftalmologia e odontologia, além de atendimentos por telemedicina em diversas especialidades”, destacou o prefeito José Auricchio Júnior.
“De forma resolutiva, o paciente que passou com urologista, clínico ou ginecologista, realizou exames de ultrassom, mamografia e radiografia no mesmo dia. Foi uma ação importante, que garantiu acesso rápido e eficiente aos cuidados necessários”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Guilherme Esposito.
Ao todo, foram 1.235 consultas e atendimentos com a equipe de enfermagem para aferição de pressão arterial, medição de peso e altura, medição de glicemia e aferição de temperatura; 562 exames de ultrassonografia, mamografia, radiografia, ecocardiograma, holter e MAPA; 615 atendimentos na farmácia 24 horas e 1.638 agendamentos de retornos, exames e pós-consultas.
“Moro há 84 anos em São Caetano do Sul. Vi a cidade crescer e a Saúde se estruturar. Quem fala mal da nossa cidade não usa os serviços. Fiquei internada no Hospital Maria Braido por 11 dias e tive muito carinho e atenção durante todo o período. Hoje (sábado), já passei no oftalmologista e estou aguardando a dentista. Uma ação maravilhosa”, afirmou Iraci Almeida de Oliveira.
Maria Elena Canhedo ficou sabendo da ação e levou suas guias para fazer os exames. “Estou muito feliz porque já vou resolver tudo hoje. Estou esperando para fazer ultrassonografia de mama e transvaginal. Depois já vou agendar para levar no médico. Ótima iniciativa juntar todos os atendimentos nestes dois dias”, disse.
Postado por Akira Suzuki em 04/jul/2024 -

A premiação ocorreu durante o Fórum Estadual de Dirigentes em IST/Aids
São Caetano do Sul conquistou o Selo Prata do Programa Boas Práticas em HIV/Aids. A premiação ocorreu durante o Fórum Estadual de Dirigentes em IST/Aids, promovido pelo Centro de Referência e Treinamento DST/Aids do Estado de São Paulo. O evento foi realizado nos dias 25 e 26 de junho, em São Paulo.
O Programa de Qualificação para Obtenção de Selos de Boas Práticas em HIV/Aids tem como objetivo apoiar os municípios na qualificação da atenção à saúde. Entre janeiro e dezembro de 2023, 160 municípios do Estado de São Paulo foram avaliados em 54 indicadores nas diferentes etapas de cuidado e serviços especializados em HIV/Aids, e São Caetano foi uma das 66 cidades a receber o Selo Prata.
“São Caetano apresentou crescimento de 133% em prevenção e promoção à saúde; 55% em gestão e vigilância e 39% em tratamento. Esses resultados são fruto do trabalho árduo e dedicação de toda a equipe”, afirmou a coordenadora do Centro de Prevenção e Assistência às Doenças Infecciosas (Cepadi), Raquel da Silva Terezam.
Durante todo o ano de 2023, com apoio da Fundação do ABC, o município realizou planejamento de diversas ações, adequou fluxos de atendimentos e metas para melhoria na gestão do programa com o intuito de qualificar os indicadores. Ao final do ano, a cidade atingiu a pontuação 2,4, sendo contemplada com o selo Prata.
Em julho houve a Campanha Julho Amarelo, com realização de testagem rápida em população geral de forma itinerante, com apoio da carreta da saúde. Foram realizados 417 testes em seis dias de ação.
“Investimos em capacitação com nossa equipe para realização de testagem rápida, incluindo capacitação em todas as UBS e na maternidade; realizamos uma ação com pessoas em situação de rua, ação de testagem rápida e encaminhamento imediato para o serviço ambulatorial para vinculação e assistência quando necessário. Na ocasião, foram atendidas 42 pessoas em três dias”, destacou Raquel.
O Cepadi também participou do projeto “Setembro DELAS”, com a realização de testagem e orientação sobre prevenção de IST. Realizou Roda de Conversa sobre indicação, acesso e eficácia de profilaxia pré-exposição (PrEP) e profilaxia pós-exposição (PEP) com profissionais do pronto-socorro infantil. Participou do Programa Saúde na Escola com orientação aos alunos de escolas públicas sobre prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (IST) e gravidez. Assim como nos Centros Integrados de Saúde e Educação (CISE), onde realizou Rodas de Conversa com centenas de idosos alertando sobre as IST e sexualidade na melhor idade.
Em outubro e novembro, o Cepadi participou das ações Outubro Rosa e Novembro Azul testando, em dois meses, de forma itinerante, 4.402 pessoas com testagem rápida de sífilis, HIV e hepatites B e C. Em dezembro realizou a Campanha Fique Sabendo, também com testagem rápida de sífilis e HIV de forma itinerante pela cidade e nas UBSs, realizando 417 testes em oito dias.
Também em 2023, por meio da Secretaria de Saúde e do Programa Municipal de IST, HIV/Aids e Hepatites Virais, da Coordenadoria Municipal de Controle de Infecção, Qualidade e Segurança do Paciente, recebeu o Prêmio Luiza Matida, em cerimônia realizada durante a 8ª Semana Paulista de Mobilização contra a Sífilis Congênita. São Caetano foi uma das 84 cidades premiadas pela eliminação no Estado.