Postado por Akira Suzuki em 22/mar/2024 -

No novo serviço, os pacientes são monitorados a cada 24 horas por meio de ligações telefônicas até receberem alta médica (foto: Helber Aggio/PSA)
Santo André criou mais um serviço para acolher o munícipe diagnosticado com dengue. Depois de inaugurar o Centro de Referência para Dengue no dia de 11 de março, a Secretaria de Saúde passou a disponibilizar o telemonitoramento para casos positivos da doença, no qual os pacientes são monitorados a cada 24 horas por meio de ligações telefônicas até receberem alta médica.
Os pacientes-alvo do serviço são aqueles que estiveram no Centro de Referência para Dengue, nas seis UPAs (Unidades de Pronto-Atendimento) ou no PA (Pronto-Atendimento) de Paranapiacaba e tiveram o diagnóstico positivo para dengue. Eles são acompanhados, por telefone, por alunos do curso de medicina da FMABC (Centro Universitário Faculdade de Medicina do ABC), orientados por preceptoria médica e de enfermagem.
“Santo André se destacou na condução da pandemia da Covid com a criação de serviços de acolhimento e acompanhamento dos munícipes. Estamos usando essa experiência adquirida para dar suporte neste momento de alta de casos de dengue, com a criação do Centro de Referência e agora esse serviço de telemonitoramento. É importante que as pessoas se sintam respaldadas e cuidadas e esse é o nosso principal objetivo”, comentou o prefeito Paulo Serra.
O serviço começou a funcionar em 18 de março e 27 munícipes estão sendo acompanhados pela equipe, sendo que quatro tiveram complicações identificadas e foram orientados a retornar às UPAs.
“É um serviço que funcionou muito bem durante a pandemia da Covid e que permite um acompanhamento mais próximo do estado de saúde do munícipe, evitando que haja agravamento do caso. Nossa prioridade é acolher e cuidar do andreense infectado pela dengue até que ele esteja de alta médica e possa retomar suas atividades cotidianas”, destacou o secretário de Saúde, Gilvan Junior.
O telemonitoramento é conduzido pela Escola da Saúde, área de educação permanente e de formação da Secretaria da Saúde. “O serviço como estratégia complementar ao cuidado em saúde ofertado pela rede de serviços se mostra como ferramenta potente para o cuidado e para a prevenção do agravamento da dengue, colocando a Secretaria de Saúde ainda mais perto da população andreense. Também é ferramenta de formação dos alunos e profissionais, tanto no acolhimento, escuta e cuidado, quanto na utilização de tecnologias de informação e inovadoras na saúde”, explicou Maria Beatriz de Miranda Matias, gerente da Escola da Saúde.
O Centro de Referência para Dengue está localizado na Rua Xavier de Toledo, 517, e atende os munícipes andreenses com suspeita da doença de segunda a sexta, das 7h às 21h.
Postado por Akira Suzuki em 21/mar/2024 -

O Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Santo André recebeu nesta quinta-feira (21 de março) o certificado da Organização Nacional de Acreditação (ONA), instituição responsável pelo desenvolvimento e gestão dos padrões brasileiros de qualidade e segurança em saúde. Gerenciada pela Fundação do ABC em parceria com o Governo do Estado, a unidade passou por diversas avaliações nos últimos meses e agora é acreditada ONA Nível 1, que avalia a segurança do paciente e a qualidade da assistência prestada, considerando os recursos disponíveis e sua complexidade.
“A Fundação do ABC iniciou um processo de busca por acreditação em todos os seus equipamentos de saúde e hoje é um momento muito importante para nossas equipes. Temos toda a nossa atividade voltada à sociedade. As melhorias, os esforços dos funcionários do AME representam essa profunda identidade com nossa finalidade. Portanto, o reconhecimento da qualidade pela ONA é uma conquista cujo principal destinatário beneficiado é a população. Parabéns a todas as equipes do AME. Muito obrigado pelo engajamento nesse processo”, declarou o presidente da FUABC, Dr. Luiz Mário Pereira de Souza Gomes.
O reconhecimento contou com apoio da área de Qualidade da FUABC Mantenedora, que ofereceu suporte para atendimento às exigências da ONA e adequação de protocolos assistenciais. Para obtenção desse nível é necessária a identificação de processos definidos, mapeados e padronizados; sistema de indicadores de segurança e qualidade; elaboração de plano de objetivos e metas organizacionais; identificação de riscos e definição de mecanismos de controle.
Com foco na segurança do paciente, o AME Santo André passou por avaliação minuciosa da equipe de avaliadores habilitada pela ONA, que buscou evidências de conformidade com os padrões do Manual Brasileiro de Acreditação em diversas áreas, entre as quais gestão organizacional, segurança na assistência e áreas de apoio. Atualmente, segundo a entidade, mais de 80% das instituições acreditadas no País adotam os padrões ONA.

“Todos nós trabalhamos para agregar valor na vida dos usuários do sistema de saúde. É nosso papel fazer isso com dignidade, devolver àqueles que nos procuram atendimento de excelência. Agradeço muito o apoio da FUABC e do Grupo IBES neste processo, e a todos os colaboradores do AME por essa conquista tão importante, que é de vocês”, comemorou a diretora-geral do AME Santo André, Dra. Maria Odila Gomes Douglas.
A acreditação é um método de avaliação e certificação que busca, por meio de padrões e requisitos previamente definidos, promover a qualidade e a segurança da assistência no setor da saúde. A metodologia ONA acredita em diferentes níveis, o que permite auxiliar as organizações no desenvolvimento da segurança dos processos, na gestão integrada e na maturidade institucional.
Superintendente técnica e de relacionamento institucional do Grupo IBES, Dra. Maria Carolina Moreno lembrou que o processo de acreditação é voluntário e necessita coragem para “abrir a casa” e ser avaliado. “Vocês estão de parabéns pela coragem de enfrentar esse desafio. São mais de 15 mil ambulatórios registrados no CNES (Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde) e o AME Santo André agora faz parte dos 158 acreditados. A certificação é só o começo. Agora virão as visitas de manutenção e o trabalho de evolução, para sempre melhorar e subir de nível”, lembrou.
“O AME Santo André precisou comprovar que atende aos padrões de qualidade definidos pela ONA, reconhecidos internacionalmente. A certificação é um marco importante e reflete o compromisso de nossa equipe com a excelência no cuidado. Ela nos motiva a continuar nossa jornada de melhorias contínuas, sempre com o foco no bem-estar e na segurança dos pacientes. Agradeço profundamente a todos os colaboradores pela dedicação e esforço. Juntos, estamos fazendo uma diferença significativa na vida das pessoas que atendemos, e essa acreditação é uma validação do trabalho e da dedicação de cada um de vocês”, considera Dra. Maria Odila.
REFERÊNCIA REGIONAL
Inaugurado em 2010 e gerido pela Fundação do ABC desde então, o AME Santo André oferece 18 especialidades médicas e duas não médicas, Nutrição e Fisioterapia, além de 23 tipos de exames. Também conta com Hospital-Dia e realiza mais de 20 tipos de procedimentos cirúrgicos de baixa e média complexidade. Anualmente o AME-SA realiza cerca de 93 mil consultas e atendimentos, além de 9,5 mil cirurgias e mais de 123 mil exames e procedimentos.
Postado por Akira Suzuki em 21/mar/2024 -
A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Sorocaba realizou em março a Blitz do Adorno Zero, uma campanha que reforça a importância da ausência de adornos. O objetivo foi reforçar as orientações e alertar sobre os riscos de contaminação no ambiente hospitalar.
São considerados adornos: alianças, anéis, pulseiras, relógios de pulso, colares e outros. O uso indevido desses acessórios no ambiente hospitalar pode comprometer o estado de saúde dos pacientes. Uma vez em contato com bactérias ou vírus, esses objetos também podem ser prejudiciais a quem está utilizando ou às pessoas que tiverem contato.
Conforme a Norma Regulamentadora 32 (NR 32), todo trabalhador do serviço de saúde, bem como aquele que exerce atividades de promoção e assistência à saúde exposto a agente biológico, não deve utilizar adornos no ambiente de trabalho.
Postado por Akira Suzuki em 20/mar/2024 -
Gerenciado a partir de parceria entre o Governo do Estado de São Paulo e a Fundação do ABC, o Instituto de Infectologia Emílio Ribas II – Baixada Santista (IIER2) realiza na próxima sexta-feira, 22 de março, o tradicional evento “Ciclo de Palestras”. As atividades terão início às 9h, no Teatro Municipal Procópio Ferreira (Guarujá/SP), tendo como tema central a obesidade.
Esta é a primeira vez que o IIER2 abordará um tema não relacionado diretamente à infectologia. Abordar a “obesidade” foi sugestão do público, que contará com palestras ministradas pelos doutores Guinez Alvarez, médico especialista em cirurgia bariátrica; Reinaldo Coelho Martins, médico da Seleção Brasileira de Futebol; e a nutricionista clínica Fabiana Sanches da Mota.
Os temas pautados para o encontro são “Avaliação de resultados nas diferentes modalidades de tratamento para obesidade”; “As consequências do sobrepeso e da obesidade”; e “Por que o aumento da obesidade quando se fala tanto em dietas?”.
A entrada é gratuita mediante a entrega de um quilo de alimento não perecível. Todas as doações serão encaminhadas ao Fundo Social de Solidariedade do Município de Guarujá para atendimento a pessoas em situação de vulnerabilidade social. As inscrições devem ser feitas antecipadamente por meio do site www.emilioribasbs.org.br. O Teatro Procópio Ferreira fica na Avenida Dom Pedro I, 350, Jardim Tejereba – Guarujá/SP.
TRADIÇÃO
O Ciclo de Palestras é um projeto do IIER2 que existe há mais de 9 anos. Em 2022, a iniciativa esteve entre as premiadas do “Concurso Feito pela Gente”, organizado anualmente pela Fundação do ABC. Ao longo desses anos, diversos temas foram abordados nos mais de 20 encontros e cerca de 4,5 mil pessoas já estiveram presentes.
O público-alvo são profissionais e estudantes da área da saúde, porém, outros interessados nas temáticas também são bem-vindos.
Postado por Eduardo Nascimento em 19/mar/2024 -
Postado por Akira Suzuki em 15/mar/2024 -

O equipamento tem como objetivo atender moradores de Santo André com sintomas da dengue (foto: Eduardo Merlino/PSA)
Fruto de parceria entre a Prefeitura e a Fundação do ABC, o Centro de Referência para Dengue de Santo André abriu as portas em 11 de março para atender munícipes com suspeita da doença. No total, 65 pessoas procuraram o equipamento no primeiro dia e seis tiveram o diagnóstico confirmado após análise clínica e/ou exames como teste rápido, sorológico e PCR.
O prefeito Paulo Serra e o secretário de Saúde, Gilvan Junior, vistoriaram o equipamento no primeiro dia de funcionamento. “Agimos muito rapidamente para abrir este centro de referência com a qualidade de atendimento que o munícipe andreense já conhece. Neste equipamento conseguimos criar um protocolo de atendimento para o diagnóstico e tratamento da dengue, dando agilidade ao processo, desafogando as UPAs e tratando as pessoas com dignidade e respeito que elas merecem”, comentou Paulo Serra.
“Santo André mais uma vez se torna pioneira no cuidado com as pessoas. Esse centro é a nossa referência e dará todo o suporte para o munícipe que esteja com os sintomas da dengue. Aqui será feito o acolhimento, consultas médicas, exames e medicação, de acordo com a indicação de cada paciente, inclusive utilizando testes rápidos para facilitar o diagnóstico. Assim como fizemos na pandemia, não medimos esforços para cuidar da nossa população”, destacou o secretário de Saúde, Gilvan Junior.
Além de oferecer o tratamento, Santo André tem intensificado ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, como também de outras doenças como zika, chikungunya e febre amarela. Mais de 40 mil imóveis já foram fiscalizados na cidade, com centenas de pontos de bloqueio e orientações, como eliminar pratos dos vasos de plantas, deixar a caixa d’água fechada, manter materiais recicláveis em sacos fechados, entre outros.
INAUGURAÇÃO
O Centro de Referência para a Dengue é o primeiro equipamento do tipo no ABC Paulista. O espaço está localizado na Rua Xavier de Toledo, 517, e atende de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h. Mais informações nos telefones (11) 4435-1500 e (11) 4435-1501, que atendem no mesmo horário de funcionamento do equipamento.
CONSCIENTIZAÇÃO
Na manhã de 9 de março, aproximadamente mil pessoas participaram de ação de conscientização e prevenção à dengue em Santo André. Equipes foram espalhadas por diversos pontos da cidade, munidas de material informativo e velas de citronela – que funcionam como repelente ao mosquito – produzidas pela equipe do Núcleo de Inovação Social. Além da distribuição dos itens, os voluntários ainda conversaram, instruíram e tiraram dúvidas de pedestres e motoristas.
“Essa ação é importante. A conscientização surte muito efeito, porque diferentemente da pandemia da Covid, que (a doença) passava de uma pessoa para outra, a dengue tem um agente transmissor, que é o mosquito. Nós conseguimos enfrentá-lo se tirarmos a água parada nos locais na cidade. Então só depende da gente. Dez minutos por semana são suficientes para dar uma geral em casa, no vizinho, na igreja, padaria, açougue, para não deixar a água parada. Desta forma, a doença vai diminuir e evitaremos o aumento dos casos”, finalizou o prefeito Paulo Serra.
Postado por Maíra Oliveira em 15/mar/2024 -

A Fundação do ABC (FUABC) concluiu recentemente uma oficina voltada para a prevenção de acidentes laborais, buscando aprimorar as abordagens relacionadas à saúde e segurança no ambiente de trabalho.
Intitulada “Modelo de Análise e Prevenção de Acidentes” (MAPA), a iniciativa reuniu 60 profissionais do Serviço de Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) da instituição, entre engenheiros e técnicos de segurança.
Divididos em dois grupos, o primeiro participou do treinamento nos dias 7 e 8 de dezembro, e o segundo nos dias 22 e 23 de fevereiro, no Centro Universitário FMABC.
Entre os palestrantes convidados que compartilharam seus conhecimentos esteve o Dr. Rodolfo Andrade de Gouveia Vilela, professor sênior, orientador de pós-graduação e supervisor de pós-doutorado da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, no Departamento de Saúde Ambiental. Formado em Engenharia Mecânica pela USP, especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho pela FAAP/SP, especialista em Ergonomia pela UNIMEP, mestre e doutor em Saúde Coletiva pela Unicamp, e pós-doutor pela Universidade de Helsinque.
Outro convidado foi o Dr. Ildeberto Muniz de Almeida, graduado em Medicina pela Universidade Federal do Espírito Santo, com mestrado e doutorado em Saúde Pública pela USP. Atualmente é docente do Departamento de Saúde Pública da Faculdade de Medicina de Botucatu, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (FMB-UNESP).
De acordo com o engenheiro-chefe de Segurança do Trabalho da FUABC, Amaury Machi Junior, a oficina representou uma oportunidade para aprimorar o conhecimento sobre prevenção de riscos ocupacionais. “Destacamos a importância da participação ativa dos colaboradores nesses eventos de capacitação, visando garantir educação continuada e a constante qualificação do quadro de profissionais”, afirmou.
O investimento em treinamentos como este reafirma o compromisso da instituição com a promoção de ambientes seguros e saudáveis de trabalho. A expectativa é que, com funcionários mais bem preparados, seja possível reduzir a ocorrência de acidentes e proteger adequadamente todos os envolvidos.
Postado por Maíra Oliveira em 15/mar/2024 -

SBC mantém índice de gravidez entre jovens entre 10 e 19 anos abaixo da média nacional – Foto: Gabriel Inamine/PMSBC
Com as políticas públicas que envolvem boas práticas de prevenção e conscientização implantadas na rede municipal de Saúde, São Bernardo sustenta o baixo índice de gestação na adolescência. Atualmente, apenas 6,4% dos bebês nascidos no município são de gravidez entre jovens de 10 a 19 anos, número bem abaixo da média nacional, de 12,3%.
Dados do Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (Sinasc), do Ministério da Saúde, apontam queda gradativa dos casos de gravidez na adolescência na cidade desde 2000. Nos últimos anos, o declínio vem se acentuando e se mantendo abaixo dos dois dígitos.
Prefeito de São Bernardo, Orlando Morando destaca a parceria entre as secretarias da Saúde e da Educação, com ações que refletem nos bons índices do município. “O trabalho entre secretarias é muito importante e reflete positivamente. Prevenir a gestação na infância e adolescência é um trabalho em conjunto, contínuo e que vem dando resultados. Outro bom exemplo é o combate à dengue, que tem igual importância e parceria das duas Pastas”.
Na Atenção Básica, a prevenção da gravidez precoce é trabalhada nas 34 Unidades Básicas de Saúde (UBSs). “Temos o grupo de adolescentes que conscientiza sobre a gestação neste período e temos o grupo de planejamento familiar que também discute a questão. Além disso, todas as UBSs ofertam, gratuitamente, contraceptivos internos e externos, e os profissionais orientam sobre sua utilização”, explica o secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple.
OFERTA DE DIU
Além da livre demanda de preservativos masculinos e femininos, São Bernardo capacitou mais de 250 profissionais em 2023, por meio de um programa do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), ampliando a oferta do Dispositivo Intrauterino (DIU) para todas as 34 UBSs. O método contraceptivo também é ofertado no Hospital da Mulher, especialmente, quando a mãe dá à luz com idade inferior a 18 anos.
Postado por Maíra Oliveira em 15/mar/2024 -

Omar Matsumoto/PMSBC
Com o objetivo de oferecer atendimento exclusivo para o público com idade superior a 60 anos, no dia 11 de março, a Prefeitura de São Bernardo inaugurou a 3ª unidade do programa Cuidadoso – Centro de Cuidados de Saúde para o Idoso – desta vez, instalada na Unidade Básica de Saúde (UBS) Baeta Neves, localizada na Rua Giacinto Tognato, 1.100.
Entregue pelo prefeito Orlando Morando, ao lado do secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple Sobrinho, o novo serviço atenderá toda a demanda do território quatro, com serviço referenciado pelas UBSs Baeta Neves, Vila Euclides e Santa Terezinha, com funcionamento de segunda a sexta, das 7h às 19h.
“Mais do que cuidar do problema, esse programa garante a prevenção de doenças e a melhora da expectativa de vida do público idoso, com cuidados voltados exclusivamente para quem já tem 60 anos ou mais”, explicou Morando.
O novo equipamento oferecerá atendimento com médico geriatra, fisioterapeuta, assistente social, psicóloga, odontologista, nutricionista e fonoaudióloga, especialistas para essa faixa etária, além de atuarem também no apoio aos familiares desses pacientes.
“A população idosa tem crescido cada vez mais em nosso país e esse programa é fundamental para cuidarmos da saúde desse público. Preservar as funções do dia a dia, manter exames de rotina em dia, todo esse olhar mais próximo ao paciente é um diferencial desta equipe multiprofissional especializada em geriatria, oferecida no Cuidadoso”, detalhou Dr. Geraldo Reple.
PROJETO PIONEIRO PARA A TERCEIRA IDADE
A ação pioneira no município foi criada pela atual administração para funcionar juntamente com as UBSs. A primeira unidade do programa Cuidadoso foi instalada na UBS Rudge Ramos, em junho de 2018 – localizada na Rua Ângela Tomé, 246. A segunda unidade está instalada na UBS Vila Marchi.
Postado por Maíra Oliveira em 15/mar/2024 -

Gabriel Inamine/PMSBC
O ‘Dia D’ para a Saúde da Mulher, promovido pela Prefeitura de São Bernardo no dia 9 de março em todas as 34 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de São Bernardo, teve forte adesão do público feminino. A ação, que integra a Campanha Março Lilás, contabilizou a realização de 2.266 exames Papanicolau, principal instrumento para detectar alterações nas células do colo do útero.
Além da colpocitologia oncótica cervical, mais conhecida como Papanicolau, o ‘Dia D’ resultou na solicitação de 632 mamografias, na inserção de 42 dispositivos intrauterinos (DIUs), na aplicação de 534 vacinas, na realização de 359 testes rápidos para detecção de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), além de 1.545 exames de rastreio de câncer bucal. Todos os procedimentos foram feitos sem necessidade de agendamento, das 8h às 17h.
“Estamos muito satisfeitos que a população de São Bernardo, em especial o público feminino, tenha atendido ao nosso chamado e comparecido às nossas UBSs para a realização dos exames de rotina. A prevenção continua sendo o método mais eficaz na manutenção da saúde”, relatou o prefeito Orlando Morando.
MARÇO LILÁS
A Campanha Março Lilás vem chamar a atenção da sociedade feminina para a prevenção e combate ao câncer de colo uterino. Neste ano, as atividades têm como alvo principal as mulheres que estão há mais de três anos sem fazer o exame Papanicolau, explica o secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple Sobrinho. “A campanha permanece ativa nas UBSs até o fim do mês, inclusive com a vacinação de meninos e meninas de 9 a 14 anos contra o HPV”, diz.
ATENÇÃO BÁSICA
São Bernardo possui 34 UBSs, sendo que 20 delas funcionam com horário estendido, até às 22h, pelo Programa Saúde na Hora Certa. As unidades são a porta de entrada da saúde pública no município, responsáveis pelos serviços de consultas médicas, exames laboratoriais, vacinação, atendimento odontológico, pré-natal de gestante, dispensação de medicamentos, acompanhamento de pacientes crônicos como diabéticos e hipertensos, tratamento em grupos, visitas domiciliares, entre outros.