Postado por Akira Suzuki em 15/mar/2024 -

O prédio tem quatro andares ofertando os serviços de saúde (foto: : Eric Romero/PMSCS)
O prefeito de São Caetano do Sul, José Auricchio Júnior, e a secretária de Saúde, Regina Maura Zetone, inauguraram em 9 de março a Unidade Médica Especializada Super Centro de Saúde, que funciona em parceria com a Fundação do ABC.
O espaço localizado na esquina da Avenida Dr. Augusto de Toledo com a Rua Maranhão, no Bairro Santa Paula, reúne quatro serviços: Núcleo Municipal de Hemoterapia, Núcleo de Atenção à Obesidade, Centro Municipal de Imunização e Núcleo de Educação Continuada e Permanente.
“Temos adotado a racionalidade de espaços unindo serviços que têm grande importância. Com a vinda do Núcleo de Hemoterapia para o Super Centro, conseguiremos ampliar o Centro de Oncologia, na rua Peri. O Núcleo de Atenção à Obesidade mostra a importância que o tema tem para todos nós. Fomos, inclusive, pioneiros e inovadores no tratamento da obesidade com as cirurgias bariátricas na rede pública”, destacou Auricchio.
“A área de capacitação profissional é fundamental para os profissionais. E, por fim, o Centro de Imunização, que terá toda logística da distribuição de vacinas para nossa rede e um espaço para vacinação. Em 2021, fomos a primeira cidade a ter um centro exclusivo de imunização para pacientes da rede SUS. É importante que a saúde tenha permanente organização para não perder o ritmo de crescimento na velocidade tecnológica”, explicou o prefeito.
O prédio tem quatro andares ofertando os serviços e o térreo, onde estão localizadas as câmaras frias e estoques de insumos para vacinação e para o Núcleo Municipal de Hemoterapia. “Temos instalações melhores e mais amplas para atender serviços muito importantes. Para se ter uma ideia, em 2023, recebemos 7 mil doações de sangue. Em nossos hospitais, foram realizadas 3,2 mil transfusões. Uma equipe de inteligência no setor de imunização nos garantiu 4,5 mil atendimentos por mês durante a pandemia. São mais de 2,2 mil aplicações de vacinas de rotina por mês, em nosso município”, pontuou a secretária de Saúde, Regina Maura.
“A educação continuada tem desempenhado papel fundamental na capacitação de nossos colaboradores. Em 2023 foram mais de 21 mil horas de treinamento. Esse setor ganha também uma sala de simulação realística, com bonecos e equipamentos para treinar os profissionais nas mais variadas situações. E o setor direcionado à obesidade vai tratar de um problema que cresce a cada ano. No Brasil temos 56% de pessoas acima de 18 anos com sobrepeso, número que cresceu 25% nos últimos 10 anos. Teremos uma equipe multiprofissional completa para atender nossos pacientes com obesidade mórbida”, garantiu a secretária.
O deputado estadual Thiago Auricchio, também presente na inauguração, destacou os avanços da Saúde. “Lembro do pequeno pronto-socorro na rua Peri e o quanto a Saúde avançou em tão pouco tempo. Fomos acompanhando a descentralização dos serviços, dando mais agilidade e conforto aos moradores e logo vamos ver mais espaços sendo inaugurados, como o Pronto Cardio e o Hospital de Emergências Albert Sabin, que receberam recursos de nosso mandato”.
O prédio conta com uma usina de energia fotovoltaica que alimentará o elevador, reduzindo custos ao município e diminuindo impacto ao meio ambiente.
Postado por Maíra Oliveira em 15/mar/2024 -

Foto: Comunicação/Rede de Atenção Hospitalar de Santo André
Permitir que pessoas trans sintam-se acolhidas em diversos espaços sociais ainda é um desafio, e não é diferente nos serviços de saúde. Com o intuito de informar sobre o tema e capacitar cada vez mais os profissionais da área para um atendimento acolhedor a transexuais, travestis, intersexos e pessoas não-binárias, a comissão de humanização do Centro Hospitalar Municipal de Santo André (CHMSA) promoveu em 14 de março a palestra “Visibilidade Trans – Direitos e Representatividade na Sociedade”.
Durante cerca de duas horas, a assistente social Liliane de Oliveira Caetano, que integrou a diretoria da Associação Brasileira Profissional pela Saúde de Travestis, Transexuais e Intersexos (ABRASITTI), falou sobre temas como respeito ao nome social, uso adequado dos pronomes (ele/ela; dele/dela) e explicou sobre os conceitos de identidade e expressão de gênero, orientação sexual e sexo (características físicas), e da necessidade de compreendê-los.
A palestrante também esclareceu os colaboradores do CHMSA e da rede de saúde andreense sobre portarias e programas do Ministério da Saúde. Além da questão do nome social – um entrave histórico em muitos casos de atendimento inapropriado –, ela abordou a Política Nacional de Saúde Integral LGBTQIA+, o processo transexualizador e o Programa de Atenção Especial à Saúde da População Trans (Paes Pop Trans), desenvolvido agora em 2024.
Mesmo diante de algum problema de saúde, é comum que pessoas trans deixem de procurar tratamento adequado com medo de serem expostas a constrangimento, o que faz com que doenças evoluam para quadros mais graves. “A saúde precisa ser uma porta de entrada para essa população. Se essas pessoas têm dificuldade de procurar os serviços de saúde não está sendo só pela forma que já foram, mas que ainda seguem sendo tratadas”, disse Liliane.
ESPAÇOS ACOLHEDORES
Segundo a especialista, o atendimento na rede de saúde (básica, especializada, psicossocial, hospitalar ou de urgência e emergência) precisa ser acolhedor, pois o acolhimento é determinante para salvar vidas e os profissionais da área precisam passar por uma “desconstrução”. “Tudo é um processo, porém, sabemos que não é fácil desconstruir algo que aprendemos uma vida inteira. Mas é preciso compreender para avançar, investindo em trocas, informação e diálogos. E esse processo de desconstrução também implica o envolvimento das gestões”.
Liliane ainda lembrou que a questão vai além do acolhimento e da compreensão. “Nós temos a obrigação de não discriminar, pois a discriminação e o desrespeito a essa população é crime, passível de condenação. É preciso assegurar os direitos dessas pessoas em todos os espaços, e na saúde não é diferente. Conversando sobre o assunto a gente vai entender em que processo está de aprendizado para conseguir evoluir”, atestou.
TRAVESSIAS
Recentemente, a Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Saúde, entregou a nova sede do ambulatório Travessias, um espaço multidisciplinar de cuidados para pessoas com variabilidade de gênero, que funciona dentro do Poupatempo da Saúde, no Atrium Shopping. No local, além do acolhimento, é oferecido atendimento individual e em grupo; acompanhamento médico com equipe multiprofissional (psicologia, psiquiatria, endocrinologia, assistência social e enfermagem); encaminhamento para a rede socioassistencial; prescrição de hormonioterapia e encaminhamento para cirurgias do processo transexualizador.
Segundo o psiquiatra Tomaz Eugenio Abreu Silva, diretor clínico do CHMSA e presidente da comissão hospitalar de humanização, o novo espaço é importante para dar visibilidade às pessoas trans e promover a reflexão sobre diversidade, visando à diminuição de estigmas e preconceitos. Embora seja um espaço adequado para acolher da melhor forma uma população muitas vezes marginalizada, o médico ressaltou ser fundamental que todo serviço de saúde tenha esse olhar responsável e acolhedor.
“O ambulatório Travessias é especializado na população trans e oferece um cuidado mais específico, mas essas pessoas também precisam de outros serviços de saúde. Com esse debate, Santo André demonstra que quer, de fato, efetivar uma linha de cuidado em toda a sua rede, trazendo o respeito para dentro de suas unidades. Essa deve ser a visão não só na saúde, mas na sociedade como um todo”, defendeu.
Postado por Maíra Oliveira em 15/mar/2024 -
Neste sábado (16/03), das 8h às 13h, o Parque Raphael Lazzuri, em São Bernardo do Campo, receberá um evento com atividades em comemoração à Semana Mundial do Sono. A ação é aberta ao público e está sendo organizada por especialistas do Grupo de Estudos e Pesquisa Respiratória na Atenção Primária (Gepraps) do Centro Universitário FMABC.
Estão programadas ações de conscientização, com banners e entrega de cartilhas informando a importância e oferecendo dicas para um repouso saudável. Também estão previstos treinos de yoga e meditação, práticas que auxiliam a relaxar o corpo e descansar de maneira mais plena.
As ações são promovidas desde 2015 pela Associação Brasileira do Sono (ABS), integrando atividades didáticas para profissionais da saúde e também para a população geral. O tema da edição deste ano da campanha é “Oportunidade de Sono a Todos para Saúde Global”.
Além do evento aberto ao público no Parque Raphael Lazzuri, a regional da ABS no Grande ABC também promoveu uma palestra voltada a profissionais da saúde no anfiteatro do Hospital Estadual Mário Covas, em Santo André, nesta sexta-feira (15/03), às 11h30. Com presença do psiquiatra Rafael Lourenço e da pneumologista Viviane Passini, a palestra trouxe orientações sobre higiene do sono, explicando mitos e fatos relacionados ao descanso, com apresentação de caso relacionado ao tema.
A médica Milena Torres Campanholo, responsável pelo ambulatório de sono na disciplina de Otorrinolaringologia da FMABC, explica a importância desses eventos para a região: “Distúrbios como a apneia do sono e a insônia são altamente prevalentes na população, mas o diagnóstico ainda é baixo, seja pela dificuldade do paciente de entender seus sintomas como algo relacionado a uma doença em si, seja pela carência de informação sobre doenças do sono na formação dos profissionais de saúde”.
Segundo dados de um estudo epidemiológico realizado na cidade de São Paulo, a prevalência da apneia obstrutiva do sono na população adulta é de 33%, e 45% das pessoas queixam-se de dificuldade para dormir ou insônia.
“A gravidade de algumas doenças do sono está relacionada ao surgimento de doenças cardiovasculares, além da interferência em problemas neuropsiquiátricos e metabólicos. A identificação e tratamento desses distúrbios é de suma importância para saúde total. As ações da Semana do Sono são uma maneira de trazer para a população orientações para melhorar a qualidade do sono e identificar possíveis doenças do sono” conclui Milena.
GEPRAPS E FMABC
O Centro Universitário FMABC é uma das instituições que conta com formação e atendimento específico na área de distúrbios do descanso, tendo em seu quadro profissionais da saúde com atuação em Medicina do Sono. Desde 2006 a FMABC conta com o Ambulatório de Sono da disciplina de Pneumologia, com realização de atendimento e exames para diagnósticos de doenças do tipo.
O Gepraps conta com equipe especializada em cuidado do sono e integra o Centro de Estudos de Saúde Coletiva (Cesco) da FMABC. O grupo assumiu o compromisso de implementar o movimento de Cuidados Adequados à Pessoa com Asma (CAPA) no Brasil. E em breve iniciará o mesmo movimento envolvendo a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC).
Postado por Akira Suzuki em 15/mar/2024 -
Celebrado globalmente em 8 de março, o Dia Internacional da Mulher é uma data emblemática que marca tanto a celebração das conquistas sociais, econômicas, culturais e políticas das mulheres, quanto um chamado à ação para acelerar a luta pela igualdade de gênero e o fim das discriminações. Em um mundo onde a jornada por direitos iguais continua sendo um desafio diário, esta data nos lembra da força, resiliência e contribuição inestimável das mulheres em todas as esferas da vida.
Neste contexto inspirador, a Diretoria do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Mauá deu um belo exemplo de reconhecimento e valorização ao realizar uma ação especial no Dia Internacional da Mulher. Visando homenagear suas colaboradoras e pacientes, o AME Mauá distribuiu lembrancinhas cuidadosamente selecionadas, como chocolates e lixas de unha, que foram acompanhadas de mensagens de felicitações. Esta iniciativa não apenas celebrou a data, mas também ressaltou a importância da contribuição feminina na sociedade e no ambiente de trabalho.
Refletindo o compromisso do AME Mauá com a promoção de um ambiente de trabalho igualitário e respeitoso, a ação reiterou a valorização das mulheres em todos os seus aspectos. Além disso, buscou fortalecer os laços comunitários e promover uma cultura de apreciação e respeito mútuo, alinhando-se perfeitamente com os princípios de igualdade de gênero.
Postado por Maíra Oliveira em 15/mar/2024 -
A Rede de Reabilitação Lucy Montoro de Diadema, gerenciada pela Fundação do ABC em parceria com o Governo do Estado, promoveu quatro palestras para pacientes e acompanhantes nos dias 6 e 7 de março sobre prevenção, diagnóstico e tratamento da dengue. As atividades, organizadas pela Comissão de Eventos da unidade, foram ministradas pelas enfermeiras Neiva Dias Munhão e Edimara Cristina de Souza Carvalho, além da pedagoga Marcia Aparecida Ventura.
O Aedes aegypti é um mosquito que mede menos de um centímetro, de cor café ou preta e listras brancas no corpo e nas pernas. Costuma picar nas primeiras horas da manhã e nas últimas da tarde, evitando o sol forte. Mas, mesmo nas horas quentes, ele pode atacar à sombra, dentro ou fora de casa.
É importante prestar atenção aos primeiros sinais e sintomas da dengue, que iniciam, usualmente, com uma febre alta, onde a pessoa também vai apresentar dor de cabeça, dor atrás dos olhos, náuseas e/ou vômitos, dor muscular, dor articular. Algumas pessoas podem vir a desenvolver manchas vermelhas na pele, conhecidas como exantema.
Além da dengue, o mosquito também é vetor dos vírus que causam a febre amarela, a Chikungunya e a Zika.
ELIMINE OS CRIADOUROS E PROTEJA-SE DO AEDES!
– Vede as caixas d’água.
– Mantenha totalmente limpas as calhas.
– Pneus devem ficar sem água e em lugares cobertos.
– Garrafas vazias e baldes devem ser guardados com a boca para baixo.
– Limpe os ralos e coloque tela.
– Não deixe água nas bandejas de geladeira.
– Coloque areia até a borda nos pratos de vasos de plantas.
– Não deixe acumular água em bromélias e outras plantas.
– Mantenha fechados vasos sanitários sem uso.
– Lonas de cobertura devem ficar esticadas para não formar poças.
– Piscinas e fontes devem sempre ser tratadas.
– Gestantes devem manter os exames e consultas de pré-natal em dia.
– Mantenha portas e janelas fechadas ou teladas.
– Grávidas devem usar calça, camisa de manga comprida e repelentes permitidos para gestantes.
Em caso de sintomas, procure uma unidade de saúde e não tome remédios por conta própria.
Fontes: Ministério da Saúde / Governo do Estado de SP / Prefeitura de SP / Agência Brasil.
Postado por Akira Suzuki em 15/mar/2024 -

A expectativa é a de que, até o início de maio, todos os profissionais já estejam utilizando o recurso da assinatura digital (foto: Eric Romero/PMSCS)
A equipe médica da Secretaria de Saúde de São Caetano do Sul e do Complexo de Saúde de São Caetano do Sul, gerenciado pela Fundação do ABC, está realizando nesta semana a certificação digital, identidade virtual que garante a autenticidade da assinatura e a possibilidade de emitir receitas, solicitações de exames e outras funcionalidades com segurança e proteção de dados. A iniciativa deve reduzir em até 80% o uso de papel nas unidades de saúde do município, gerando economia de aproximadamente R$ 480 mil por ano.
“Essa é mais uma etapa do projeto que iniciamos em 2017, com a implantação do prontuário eletrônico. A conquista da certificação digital representa um grande avanço. Teremos a receita digital, que chegará direto ao celular do paciente, eliminando extravios, facilitando o acesso às informações médicas prescritas e evitando erros na interpretação da caligrafia. Além disso, teremos economia significativa com a redução do papel”, explica a secretária de Saúde, Dra. Regina Maura Zetone.
A assinatura digital começou a ser implantada em outubro de 2023, iniciando pelo cadastramento dos profissionais que atuam no Hospital Municipal de Emergências Albert Sabin e na UPA Engenheiro Julio Marcucci Sobrinho. A expectativa é de que, até o início de maio, todos os profissionais já estejam utilizando o recurso da assinatura digital.
O grande diferencial do projeto está na economicidade. São mais de 2,3 mil profissionais que deixarão de emitir papeis. Hoje são cerca de 1,2 milhão de folhas impressas por mês. A expectativa é chegar a 250 mil folhas por mês. “O grande diferencial do projeto está na sustentabilidade, com redução de 80% da impressão em papel na rede de saúde. A meta é zerar a impressão”, destaca o diretor da Fundação do ABC, Guilherme Esposito.
A assinatura digital no prontuário eletrônico reflete o compromisso da Saúde de São Caetano do Sul e da Fundação do ABC com a sustentabilidade e a melhoria dos serviços de saúde no município.
SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO
A iniciativa envolve um ERP, sistema de planejamento de recursos empresariais, prontuário eletrônico do paciente e ferramentas de controle e gestão de dados. Para garantir a segurança, o processo de assinatura digital segue uma cadeia de ferramentas, começando pelo registro via prontuário eletrônico, certificação digital até o armazenamento no cartório digital.
A tecnologia Bird ID é um certificado digital em nuvem. É utilizada para a autenticação e autorização do uso do certificado, que é feito pelo celular do profissional, além do credenciamento e validação pelo ICP-Brasil, sistema de Governo Federal que viabiliza a emissão de certificados digitais para identificação virtual do cidadão.
Apenas documentos que terão utilização externa, como receituários para retirada de alguns medicamentos controlados, como parte dos psicotrópicos, serão impressos.
Postado por Maíra Oliveira em 14/mar/2024 -
A Fundação do ABC deu início nesta semana a uma megacampanha de conscientização e prevenção contra a dengue. A iniciativa surge em apoio aos esforços dos governos Federal, Estadual e dos municípios diante do atual estado de emergência. O objetivo central é unir esforços em favor da educação e mobilização da população contra a dengue, informando sobre a gravidade da doença, os sintomas e também as medidas necessárias para combater o mosquito transmissor, o Aedes aegypti.
A campanha abrange toda a FUABC, incluindo 17 hospitais, 6 Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs), o Centro Universitário FMABC, a Unidade de Apoio Administrativo e todas as demais unidades de saúde gerenciadas. Entre as ações em andamento estão o envio de comunicados aos cerca de 27 mil colaboradores da instituição. Além disso, serão encaminhadas mensagens via WhatsApp para os pacientes, orientando sobre os sinais de alerta, as medidas preventivas e a importância de buscar assistência médica sem recorrer à automedicação.
Para reforçar a mensagem e garantir ampla disseminação, a FUABC também adaptou os fundos de tela dos computadores dos funcionários e lançará uma série de publicações nas redes sociais, além de distribuir cartazes informativos nas unidades de saúde. Essas ações visam aumentar a conscientização sobre a doença e incentivar práticas que podem impedir a reprodução do mosquito vetor.
DEDETIZAÇÃO DO CAMPUS
Em um esforço adicional para erradicar possíveis focos da doença, a Fundação do ABC, juntamente com o Centro Universitário FMABC, organizou no último domingo, 10 de março, a dedetização completa de todo o campus universitário de Santo André.
A operação incluiu a nebulização das áreas externas, a pulverização interna, inspeções técnicas em locais propensos ao acúmulo de água parada, como telhados e rede de esgoto, aplicação de inseticida específico para eliminar larvas e ovos do Aedes aegypti, além de tratamento preventivo biológico contra o mosquito. Este trabalho meticuloso, realizado das 7h30 às 14h, abrangeu não somente as instalações administrativas e assistenciais, mas também os jardins e outras áreas comuns, visando a eliminação efetiva de possíveis focos em todo o ambiente universitário.
Com estas ações, a Fundação do ABC reafirma seu compromisso com a saúde pública e demonstra a importância da colaboração entre instituições e comunidade para combater efetivamente a dengue, uma ameaça à saúde que pode ser superada com informação, prevenção e ações conjuntas.

Postado por Eduardo Nascimento em 13/mar/2024 -
Em meio ao estado de emergência para a dengue, precisamos unir forças e agir. A partir de ações coordenadas, prevenção e cooperação, podemos derrotar o mosquito! Cada um tem seu papel e a participação de todos é decisiva para vencermos esta batalha.
O Aedes aegypti é um mosquito que mede menos de um centímetro, de cor café ou preta e listras brancas no corpo e nas pernas. Costuma picar nas primeiras horas da manhã e nas últimas da tarde, evitando o sol forte. Mas, mesmo nas horas quentes, ele pode atacar à sombra, dentro ou fora de casa.
É importante prestar atenção aos primeiros sinais e sintomas da dengue, que iniciam, usualmente, com uma febre alta, onde a pessoa também vai apresentar dor de cabeça, dor atrás dos olhos, náuseas e/ou vômitos, dor muscular, dor articular. Algumas pessoas podem vir a desenvolver manchas vermelhas na pele, conhecidas como exantema.
Além da dengue, o mosquito também é vetor dos vírus que causam a febre amarela, a Chikungunya e a Zika.
CICLO DE REPRODUÇÃO
O ciclo do Aedes aegypti é composto por quatro fases: ovo, larva, pupa e adulto. A fêmea deposita até 100 ovos nas paredes internas de recipientes que tenham ou que possam acumular água parada, onde podem permanecer por até um ano e meio. Na fase do acasalamento, em que as fêmeas precisam de sangue para garantir o desenvolvimento dos ovos (por isso, elas picam), ocorre a transmissão da doença. Em contato com a água, os ovos desenvolvem-se rapidamente em larvas, que dão origem às pupas. Delas, surge o adulto num ciclo de, aproximadamente, 7 dias.
POPULAÇÃO VULNERÁVEL
Pessoas com doenças crônicas, gestantes, crianças menores de 2 anos e idosos acima de 65 anos são mais suscetíveis às complicações da dengue, Chikungunya e Zika. Caso qualquer um dos perfis conviva com você, os cuidados de combate ao mosquito devem ser redobrados.
ELIMINE OS CRIADOUROS E PROTEJA-SE DO AEDES!
– Vede as caixas d’água.
– Mantenha totalmente limpas as calhas.
– Pneus devem ficar sem água e em lugares cobertos.
– Garrafas vazias e baldes devem ser guardados com a boca para baixo.
– Limpe os ralos e coloque tela.
– Não deixe água nas bandejas de geladeira.
– Coloque areia até a borda nos pratos de vasos de plantas.
– Não deixe acumular água em bromélias e outras plantas.
– Mantenha fechados vasos sanitários sem uso.
– Lonas de cobertura devem ficar esticadas para não formar poças.
– Piscinas e fontes devem sempre ser tratadas.
– Gestantes devem manter os exames e consultas de pré-natal em dia.
– Mantenha portas e janelas fechadas ou teladas.
– Grávidas devem usar calça, camisa de manga comprida e repelentes permitidos para gestantes.

Postado por Akira Suzuki em 12/mar/2024 -
O Hospital Geral de Carapicuíba (HGC) celebrou em 8 de março o Dia Internacional da Mulher com a palestra “Mulheres que Inspiram”. O evento contou com a ilustre presença da Dra. Fabiana Porfírio, Presidente da Comissão da Criança e do Adolescente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Carapicuíba e da OAB Cotia, além de Coordenadora do Grupo de Apoio à Adoção de Carapicuíba e Região (GAAC) e Conselheira de Direito do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Cotia.
A atividade no HGC também contou com a participação da professora Simone Alves, mãe de dois filhos, sendo o mais novo autista, e ativista da causa das Pessoas com Deficiência e dos Cuidadores, além de líder do Grupo de Mães de Pessoas com Deficiência de Carapicuíba e Presidente da Associação Projeto Oficina.
Organizada pela Educação Continuada, em colaboração com a Comissão de Eventos da unidade, a iniciativa reuniu colaboradores do HGC, proporcionando um momento de reflexão e reconhecimento das batalhas enfrentadas por mulheres em seu cotidiano.
O evento foi aberto pelo gerente de Práticas Assistenciais do HGC, Eduardo Silva, que representou também a diretora-geral, Dra. Sandra Gallo. A mediação ficou a cargo do psicólogo clínico Reginaldo Santos, em um ambiente acolhedor e propício para o compartilhamento de experiências.
Como forma de encerrar o dia com chave de ouro, o Serviço de Nutrição e Dietética, liderado pela coordenadora Daniela Helena, preparou uma refeição especial para os funcionários e acompanhantes, com direito a lembrança pelo Dia das Mulheres. Esses gestos de carinho não se limitaram apenas aos colaboradores, mas também foram estendidos a todas as pacientes, demonstrando o compromisso do Hospital Geral de Carapicuíba com o bem-estar e a valorização das mulheres em todas as suas esferas.
O Dia Internacional da Mulher é uma data de reflexão e reconhecimento da importância das mulheres em todos os âmbitos da sociedade. O HGC, comprometido com a valorização e o respeito às mulheres, se orgulha de promover eventos como esse, que destacam histórias inspiradoras e fortalecem o papel da mulher na construção de um mundo mais justo e igualitário.
Postado por Akira Suzuki em 12/mar/2024 -
Em comemoração ao Dia Mundial do Rim, o Hospital Estadual Mário Covas (HEMC) promoveu um importante evento educativo voltado aos funcionários, pacientes e familiares a respeito da importância dos cuidados adequados com os rins. A ação foi marcada pela palestra “Você cuida bem dos seus rins?”, comandada pelo Dr. Luiz Fernando de Souza – médico nefrologista do HEMC e especialista em Nefrologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
Souza abordou o tema de maneira didática e trouxe como exemplo a história pessoal da cantora norte-americana Tina Turner, que devido à falta de cuidados com a hipertensão arterial sistêmica (conhecida pressão alta), sofreu com doença renal terminal, chegando a necessitar de hemodiálise em 2017. Ao final da explanação, os participantes foram orientados a realizar a dosagem de creatinina, o exame de urina tipo 1 e o acompanhamento médico para uma avaliação renal individualizada.
A palestra em 7 de março contou com a presença do diretor-geral do HEMC, Dr. Adilson Cavalcante, e participação da Dra. Erika Betti, coordenadora do setor de Nefrologia e Hemodiálise do Hospital Estadual Mário Covas. O evento foi coordenado pela enfermeira Darlene Medeiros de Araújo, responsável técnica da Hemodiálise, enfermeira Janaína de Almeida, responsável pela Hemodiálise, enfermeira Fabiana Sabino, supervisora da Educação Continuada, enfermeiro Diego Pereira Gonçalves, também da área de Educação Continuada, e Kelly Putini, auxiliar administrativa do setor de Hemodiálise.
No encerramento, o grupo deixou a seguinte mensagem: “Dose sua creatinina, pois o diagnóstico precoce da doença renal é fundamental para o tratamento adequado e para evitar a hemodiálise”.
CREATININA PARA TODOS
O Dia Mundial do Rim é comemorado toda segunda quinta-feira do mês de março – neste ano será no dia 14. Foi instituído com o objetivo de informar a população sobre as doenças renais, com foco na prevenção e na incorporação de práticas saudáveis. Segundo estimativa da Organização Internacional World Kidney Day, 10% da população mundial – ou 850 milhões de pessoas – têm alguma doença renal crônica, que se não for tratada pode ser fatal.
Anualmente, a Sociedade Brasileira de Nefrologia coordena no Brasil a Campanha do Dia Mundial do Rim, que tem como objetivos disseminar informações sobre as doenças renais, com foco na prevenção, diagnóstico precoce e tratamento adequado. Todos esses objetivos estão resumidos no tema de 2024, que é “Saúde dos rins, exame de creatinina para todos: porque todos têm o direito ao diagnóstico e acesso ao tratamento”.
De acordo com a SBN, o tema deste ano ratifica “a busca por uma política de saúde inclusiva, que garanta a equidade e permita o acesso ao diagnóstico e tratamento”. Estima-se que, no Brasil, cerca de 50 mil pessoas por ano com doença renal morrem precocemente antes de ter acesso à diálise ou ao transplante.