Hospital da Mulher de Santo André faz simulação de abandono para treinar equipes

Postado por Akira Suzuki em 02/fev/2024 -

Encenação testou a eficácia da Brigada de Incêndio e protocolos de evacuação de área

 

Equipe socorre “vítima” que se encontrava incapacitada

O Hospital da Mulher “Maria José dos Santos Stein”, em Santo André, realizou nos dias 25 e 26 de janeiro um exercício de evacuação de emergência simulando uma situação de crise. O objetivo foi capacitar a equipe da Brigada de Incêndio para uma resposta rápida e eficaz em situações de risco.

A dinâmica da simulação de abandono envolveu um cenário onde um visitante inadvertidamente descartava uma bituca de cigarro em um cesto de lixo, desencadeando um princípio de incêndio e resultando em uma densa fumaça que se espalhava pelo quarto. A reação imediata foi parte crucial do exercício, com uma paciente alertando a equipe de enfermagem, que acionou o alarme de incêndio e iniciou o protocolo de evacuação.

Um primeiro grupo acessou o quarto para iniciar o combate e controle das chamas, enquanto a equipe de evacuação atuou na retirada dos pacientes aptos a se locomoverem. A equipe de socorristas cuidou daqueles incapacitados, incluindo a retirada de dois recém-nascidos da UTI Neonatal – um deles exigindo cuidados intensivos devido à entubação.

A simulação foi além, com um membro da Brigada de Incêndio agindo com boa intenção, mas sem técnica suficiente, sendo superado pela fumaça e transformando-se em mais uma pessoa a ser resgatada. Outra “vítima” com queimaduras simuladas de segundo grau no braço e pescoço foi encontrada nos corredores, recebendo os primeiros socorros dos brigadistas.

“Um diferencial neste simulado foi o envolvimento da equipe médica e de fisioterapeutas de plantão, que foram designados para a ala de emergência para receber e atender as vítimas e pacientes que precisavam de cuidados”, informa o técnico em Segurança do Trabalho do Hospital da Mulher de Santo André, Ricardo Henrique de Oliveira.

Um elemento importante do simulado foi a presença da equipe sombra, composta por cinco avaliadores e uma fotógrafa, que registraram o evento, analisaram procedimentos e marcaram o tempo, garantindo a avaliação da eficácia do treinamento.

Os preparativos para o simulado foram minuciosos, com treinamento prévio da recepção e da Brigada, além da distribuição de comunicados e coordenação para o remanejamento dos equipamentos necessários.

Colaboraram com a ação a Comissão de Plano de Abandono, a empresa JMW – responsável pelo sistema de alarmes e que forneceu a máquina de fumaça –, a Coordenação Médica, a CIRMED, a Gestão de Cuidados, colaboradores voluntários que interpretaram as vítimas, entre outros envolvidos.

AME Itapevi faz campanha de conscientização sobre Janeiro Branco

Postado por Akira Suzuki em 02/fev/2024 -

Em apoio à campanha Janeiro Branco, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Itapevi realizou ações durante o mês de janeiro com o intuito de conscientizar os colaboradores sobre a importância do cuidado com o bem-estar emocional.

Membros da CIPA prepararam um momento de relaxamento com sala climatizada, luzes, sons e aromas, onde os participantes puderam se distrair da rotina de trabalho e agregar conhecimentos sobre como preservar a saúde mental em meio às atividades profissionais do cotidiano.

Dra. Vânia Aranha Zito, coordenadora médica da unidade, ministrou uma palestra com a temática “Quem é feliz não adoece”, na qual ressaltou que muitas pessoas adoecem por carregar consigo maus pensamentos. A mesma ainda destacou a importância de manter o equilíbrio emocional e o otimismo diante das adversidades, pois o bem-estar emocional pode ser a cura que muitos necessitam em casos de enfermidade física ou psicológica.

Ao final das ações, a CIPA distribuiu aos colaboradores um brinde de preparação de um escalda-pés, para que os funcionários pudessem ter momentos de autocuidado em suas residências.

Caminhão com consultórios leva serviços de saúde para a população de Santo André

Postado por Akira Suzuki em 02/fev/2024 -

Com apoio da Fundação do ABC, Saúde em Movimento estreou na Vila Luzita e vai atender todos os territórios de Santo André de forma itinerante

 

O veículo está equipado com dois consultórios (foto: Alex Cavanha/PSA)

A Secretaria de Saúde de Santo André e a Fundação do ABC entregaram em 24 de janeiro o caminhão do programa Saúde em Movimento, que tem como objetivo aproximar os serviços públicos dos munícipes. O veículo, equipado com dois consultórios médicos, vai rodar por toda cidade para promover qualidade de vida e conscientização da prevenção de doenças crônicas causadas pelo sedentarismo e alimentação inadequada, além de incentivar a população a passar em consultas médicas nas unidades de saúde.

A estreia do caminhão foi no estacionamento da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, na Vila Luzita. Além de consultas com nutricionistas, a estrutura oferece serviços como bioimpedância, aulas de alongamento e dança, orientações posturais e prevenção de quedas, circuitos de atividades físicas, testes rápidos, aferição de pressão arterial, glicemia capilar, vacinação, acolhimento médico e de enfermagem, além de pesagem do Bolsa Família e avaliação odontológica.

“Falamos da Saúde de Santo André com alegria, porque percebemos a evolução que conseguimos desde o início da nossa gestão. Sabemos que tem muita coisa para fazer, mas é claro que a situação melhorou e continua melhorando. O Saúde em Movimento vai agregar ainda mais a esse trabalho porque vai levar prevenção para lugares onde a unidade de saúde não alcança. É o poder público chegando com suas mãos, com sua estrutura onde as pessoas mais precisam”, destacou o prefeito Paulo Serra.

O caminhão do Saúde em Movimento está adesivado com a identificação do programa e vai estacionar em pontos estratégicos da cidade levando até a população profissionais como educadores físicos e nutricionistas, além de contar com o apoio da unidade de saúde mais próxima, que disponibilizará enfermeiros, técnicos e enfermagem e médicos.

“O programa chega em um momento importante da Saúde de Santo André. Garantimos o acesso aos serviços com a execução do Qualisaúde e agora vamos ampliar de 52 para 190 as equipes de estratégia da saúde da família, aquelas que visitam as casas das pessoas. Zeramos filas de consultas e exames, arrumando as estruturas das unidades, implantando o prontuário eletrônico e agora vamos fazer a busca ativa daquela pessoa que não vai até a unidade, mas a gente sabe que ela precisa do serviço de saúde”, ressaltou o secretário de Saúde, Gilvan Junior.

AME Itapevi realiza ação de conscientização no combate à dengue

Postado por Akira Suzuki em 02/fev/2024 -

Com o objetivo de enfrentar o aumento dos casos de dengue, observado com a chegada do verão, o Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Itapevi, gerenciado pela Fundação do ABC em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, promoveu em janeiro uma iniciativa de conscientização coordenada pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA).

Durante a ação, membros da CIPA focaram na educação dos colaboradores da unidade sobre a dengue, abordando métodos eficazes para a prevenção da proliferação do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da doença. A atividade destacou a importância da participação comunitária, como em campanhas de limpeza e de conscientização sobre medidas preventivas visando a redução significativa do risco de infecção.

“A iniciativa de conscientização contra a dengue reforça o compromisso do AME Itapevi e da Fundação do ABC com a saúde pública e a prevenção de doenças, contribuindo para o bem-estar da comunidade de maneira geral”, informa a gerente administrativa do AME Itapevi, Andreia Godoi.

O AME Itapevi, localizado na microrregião de Osasco, na região metropolitana de São Paulo, é um centro de referência em saúde sob a gestão da Fundação do ABC desde junho de 2019. A unidade oferece uma gama abrangente de serviços, incluindo consultas em 19 especialidades médicas, atendimentos não médicos em áreas como Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição e Psicologia, além de procedimentos terapêuticos mensais não médicos. No setor de Serviços de Apoio Diagnóstico e Terapêutico (SADT), disponibiliza exames de endoscopia, radiologia, ultrassonografia e diagnósticos especializados, contando também com um centro cirúrgico para procedimentos ambulatoriais.

Com apoio da FUABC, Santo André intensifica ações de combate à dengue

Postado por Akira Suzuki em 02/fev/2024 -

Enquanto vacina não é disponibilizada para o município, equipes da Secretaria de Saúde e da Fundação do ABC reforçam visitas a residências para encontrar focos do mosquito Aedes aegypti

 

Equipes fizeram buscas ativas e distribuíram materiais educativos (foto: Alex Cavanha/PSA)

Diante da confirmação de que Santo André não se encaixa nos critérios adotados pelo Ministério da Saúde e pelas secretarias estaduais de Saúde para receber lotes de vacina da dengue, assim como os demais municípios do ABC, a cidade deu início em 27 de janeiro a um trabalho intensificado de busca ativa nas residências para detectar focos do mosquito Aedes aegypti. A iniciativa conta com apoio da Fundação do ABC e o ponto de partida foi o Jardim Santo André.

A primeira ação foi realizada entre a manhã e o início da tarde, nos arredores da Avenida Loreto. Estiveram envolvidas equipes da Atenção Primária à Saúde e do Departamento de Vigilância à Saúde, totalizando 29 pessoas, que realizaram visitas em 393 casas e comércios em um raio de seis quarteirões, munidos de frascos para coleta, pipetas, peneira e larvicida.

Além dessa busca ativa, foram distribuídos materiais educativos para a população em uma tenda que contou com orientadores e expôs maquetes, ilustrando a importância de se evitar acúmulo de água nas residências. Também foram apresentadas larvas do mosquito da dengue e outros informativos.

“Santo André e o ABC não receberam a vacina por critério adotado pelo Ministério da Saúde junto às secretarias estaduais. Enquanto não recebemos essas doses, temos intensificado as ações de controle e combate aos criadouros. Essas ações são importantes para conscientizar a população, então iniciamos pelos locais que tiveram mais focos, onde se apresentaram mais casos”, pontuou o secretário de Saúde, Gilvan Junior, que participou da ação.

A escolha do Jardim Santo André para iniciar as ações não foi aleatória. “Identificamos o bairro de maior vulnerabilidade em relação à maior procura por serviço de saúde e casos positivos, que no caso foi o Jardim Santo André. Nessa área, os agentes percorreram nove quarteirões, no triângulo de maior vulnerabilidade, para encontrar os focos. E, de fato, tinham mesmo. Em mais de 60% dos imóveis visitados fizemos controle mecânico e foram coletadas oito amostras de larvas”, explicou a diretora do Departamento de Atenção à Saúde, Luciane Suzano Pereira Cunha.

No controle mecânico da dengue, são tomadas medidas que visam eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. Isso inclui ações como evitar o acúmulo de água parada em recipientes, manter caixas d’água vedadas, descartar adequadamente pneus velhos e tampar tonéis e barris. Essas medidas ajudam a reduzir a proliferação do mosquito.

Um local visitado pelas equipes onde o proprietário trabalha com lavagem de carros, por exemplo, armazenava água da chuva para realizar os procedimentos nos automóveis. Ao se deparar com a situação, os agentes solicitaram a verificação do espaço e encontraram focos.

“Esse trabalho (de visitação casa a casa, com profissionais devidamente identificados) a Vigilância já faz o ano todo, mas, por conta da campanha contra a dengue, em razão do aumento do número de casos positivos e pacientes sintomáticos, a gente está intensificando a busca de focos e fazendo a orientação in loco”, justificou Luciane Cunha.

Moradora próxima do local onde a tenda foi montada, a aposentada Darci Vieira, 65 anos, prestou atenção às explicações da equipe da Vigilância à Saúde. E elogiou a iniciativa. “Esse é um trabalho maravilhoso (de orientação), porque tem muita gente que não cuida, que não está nem aí. Não adianta eu cuidar e meu vizinho não cuidar. Assisto aos noticiários e vejo que a situação da dengue está complicada, crescendo”, alertou.

“É fundamental que a população se conscientize e ajude o município dentro de suas casas a ver focos de dengue e combater, enquanto as doses da vacina não chegam. Paralelamente a isso, a gente tem cobrado as autoridades para enviar o quanto antes a vacina, para disponibilizar à população”, finalizou Gilvan Junior.

JUSTIFICATIVA

O Ministério da Saúde acordou, em conjunto com Conass e Conasems – órgãos representantes de secretarias de Saúde de estados e municípios – os critérios para a definição dos municípios que irão receber as doses da vacina da dengue, seguindo as recomendações da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização (CTAI) e da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Neste primeiro momento as vacinas serão destinadas a regiões de saúde com municípios de grande porte com alta transmissão nos últimos dez anos e população residente igual ou maior a 100 mil habitantes, levando também em conta altas taxas nos últimos meses.

O público, em 2024, será composto por crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, faixa etária que concentra o maior número de hospitalização por dengue. Depois serão pessoas idosas, grupo para o qual a vacina ainda não foi liberada pela Anvisa.

AME Santo André capacita equipe de Enfermagem na área de Suporte Básico de Vida

Postado por Maíra Oliveira em 01/fev/2024 -

A partir de treinamento em BLS, unidade gerenciada pela Fundação do ABC passou a contar com um time de resposta rápida para casos de emergência

 

Administrado em uma parceria estratégica entre o Governo do Estado de São Paulo e a Fundação do ABC, o Ambulatório Médico de Especialidades de Santo André (AME-SA) realizou o treinamento de sua equipe de Enfermagem em primeiros socorros, dentro dos princípios de Basic Life Support (BLS) – em português, Suporte Básico de Vida. Foram treinados enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem.

O BLS é um curso essencialmente prático, que foca na capacitação dos profissionais de saúde para atendimentos emergenciais, destacando procedimentos como reanimação cardiopulmonar (RCP) e manejo de vias aéreas. O curso, ministrado por dois enfermeiros especializados e certificados como instrutores de BLS, proporcionou aos participantes a oportunidade de aprender e praticar técnicas essenciais para salvar vidas em situações de emergência.

Para garantir a eficácia do treinamento, foram utilizados bonecos de simulação fornecidos pelo Laboratório de Habilidades do Centro Universitário FMABC. Esses recursos permitiram uma experiência prática mais próxima da realidade, essencial para o aprimoramento das habilidades dos profissionais.

A formação ocorreu nos dias 9 e 18 de janeiro, em pequenos grupos, organizados de forma a não interferir no fluxo de atendimentos do local. “A partir do treinamento em BLS, o AME Santo André passou a contar com um time de resposta rápida para casos de emergência, que poderá ser acionado de imediato, sempre que necessário. Com a iniciativa, fortalecemos o compromisso com a excelência no atendimento, assegurando que a equipe de Enfermagem do AME-SA esteja preparada para responder prontamente a situações críticas, reforçando a segurança e o cuidado com os pacientes”, informa a diretora-geral da unidade, Dra. Maria Odila Gomes Douglas.

A iniciativa faz parte de um esforço contínuo para a melhoria dos serviços de saúde oferecidos pela Fundação do ABC e pelo Governo do Estado de São Paulo, demonstrando o compromisso com a educação permanente dos profissionais e a busca pelo aprimoramento constante, em benefício direto aos usuários do sistema de saúde.

AME Santos realiza mutirão de rastreamento de retinopatias na Baixada Santista

Postado por Akira Suzuki em 31/jan/2024 -

O Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Santos, unidade de saúde do Governo do Estado de São Paulo gerenciada pela Fundação do ABC, realizou em janeiro um mutirão para rastreamento de retinopatias em pacientes da Baixada Santista. A iniciativa ocorreu em dois sábados, dias 6 e 24, e contabilizou total de 166 pacientes atendidos e 332 exames realizados.

A ação foi um esforço conjunto da FUABC e do Governo do Estado, em colaboração com a área de Planejamento da DRS-IV. Também houve parceria com a empresa Bayer, que forneceu um equipamento portátil de última geração, que permitiu a realização de um volume maior de exames em tempo reduzido.

Durante o mutirão, foram realizados 166 exames de retinografia colorida binocular e outros 166 de mapeamento de retina. Esses exames são essenciais para a detecção precoce de doenças oculares como retinopatia diabética, retinopatia hipertensiva, descolamento de retina e até mesmo glaucoma.

“O mutirão reflete o compromisso do AME Santos e da Fundação do ABC em oferecer serviços de saúde de qualidade e acessíveis à população da Baixada Santista. A partir das avaliações e dos diagnósticos realizados, os pacientes poderão dar seguimento aos tratamentos, com impacto positivo na saúde e qualidade de vida”, acrescenta a gerente assistencial da unidade, Ana Patrícia Peres.

Foram atendidos pacientes das mais diversas cidades da região, entre as quais Santos (75), Guarujá (58), Itanhaém (11), Cubatão (7), Mongaguá (8), São Vicente (5) e Praia Grande (2).

REFERÊNCIA

Desde novembro de 2020, o AME Santos é gerenciado pela Fundação do ABC. Inaugurado em janeiro de 2009, a unidade oferece serviços de baixa e média complexidades e é referência para cerca de 800 mil habitantes de Bertioga, Guarujá e Santos. Além disso, em especialidades cirúrgicas e clínicas diagnósticas exclusivas, atende todas as nove cidades da Baixada Santista.

O AME Santos destaca-se por sua alta resolutividade, integrando consultas, exames e cirurgias num mesmo local. Alinhado ao Sistema Único de Saúde, promove assistência de ponta, com foco na prevenção, diagnóstico precoce, tratamento e ampliação dos serviços ambulatoriais especializados.

Hospital Mário Covas cria campanha para arrecadação de brinquedos e materiais escolares

Postado por Akira Suzuki em 30/jan/2024 -

Período de doação vai até 29 de fevereiro e busca tornar o ambiente hospitalar mais acolhedor para crianças atendidas no local

 

As doações reforçarão a atual brinquedoteca, assim como serão usadas para criar um espaço kids no Ambulatório

O Hospital Estadual Mário Covas (HEMC), gerenciado pela Fundação do ABC em parceria com o Governo do Estado, iniciou uma campanha para arrecadar brinquedos e materiais escolares com o propósito de tornar o ambiente assistencial mais acolhedor para crianças em atendimento no Ambulatório e na ala pediátrica. A ação teve início nesta segunda-feira (29/01) e vai até 29 de fevereiro.

Como meio de divulgação, a equipe interna desenvolveu um cartaz de “Procura-se”, em que objetos recreativos são alvos. “Crianças no Hospital Estadual Mário Covas procuram por brinquedos que foram vistos pela última vez tristes e jogados no fundo do seu armário”, diz o folheto. As recompensas são a “alegria das crianças e dos brinquedos graças ao seu gesto” e “mais espaço na casa do doador”.

Os itens solicitados para doação incluem brinquedos novos ou usados em bom estado (exceto pelúcias), lápis de cor, giz de cera, cadernos, massinha de modelar, cola, apontador e outros materiais escolares. Ressalta-se que, devido à limitação de espaço para armazenamento, não serão aceitos itens fora dessa lista, como roupas e sapatos.

Os donativos serão destinados à criação de um futuro espaço kids no Ambulatório e à atual brinquedoteca, localizada na ala de Pediatria. Para os colaboradores do HEMC, a entrega pode ser feita diretamente a qualquer profissional do setor de Qualidade. No caso de doações externas, os interessados devem se dirigir à entrada da Diretoria, no quarto andar do Hospital, cujo acesso é pelo estacionamento principal, onde a equipe de portaria acionará um colaborador para a retirada das doações.

Com horário estendido, CEO do bairro Fundação amplia em 30% capacidade de atendimento

Postado por Akira Suzuki em 26/jan/2024 -

Serviço é gerenciado pela Fundação do ABC, dentro do contrato do Complexo de Saúde de São Caetano do Sul

 

Prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior visita instalações do Centro de Especialidades Odontológicas II (foto: Letícia Teixeira/PMSCS)

O prefeito de São Caetano do Sul, José Auricchio Júnior, a secretária de Saúde, Dra. Regina Maura Zetone, e o reitor da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), Leandro Prearo, assinaram em 23 de janeiro convênio para a ampliação do atendimento no Centro de Especialidades Odontológicas II – Clínica-Escola Municipal, do Bairro Fundação. O serviço municipal de Odontologia é gerenciado pela Fundação do ABC, dentro do contrato do Complexo de Saúde de São Caetano do Sul.

O documento autoriza a cessão parcial do espaço público para estágio supervisionado aos estudantes de Odontologia da USCS, que terá 15 consultórios sob sua responsabilidade – os outros 10 serão utilizados pelas equipes da Prefeitura/Complexo de Saúde.

“O Bairro Fundação tem hoje a maior concentração de serviços de Saúde de São Caetano. Só neste conjunto, reunimos o Centro de Especialidades Odontológicas, o Centro de Especialidades Médicas, o Centro de Prevenção e Assistência às Doenças Infecciosas (Cepadi), o Laboratório Dib Metran e o SerTrans. Além disso, temos no bairro o Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism), escolas reformadas, o novo Parque Província de Treviso e ruas recapeadas”, destacou Auricchio.

CEO II

O Centro de Especialidades Odontológicas II – Fundação conta com 25 consultórios. “Com a assinatura do convênio com a universidade, dividimos a responsabilidade pela utilização dos consultórios. Além disso, teremos horário de atendimento estendido até 21h, o que possibilitará aumento de 30% na quantidade de atendimentos ao mês, passando de 1,3 mil para quase 1,7 mil”, explicou Dra. Regina Maura.

A unidade atenderá as mesmas especialidades do Centro de Especialidades Odontológicas do Bairro Nova Gerty: endodontia, periodontia, prótese, cirurgia bucomaxilofacial, odontopediatria, ortodontia, clínica geral e pacientes com necessidades especiais.

São Caetano tem um total de 49 consultórios odontológicos, somando CEO I, CEO II, Hospital Municipal de Emergências Albert Sabin, UBSs, CISEs, Cepadi e unidades móveis. São, em média, 25,3 mil consultas ao mês, sendo 21 mil na Atenção Básica, 3 mil no CEO Nova Gerty e 1,3 mil no CEO Fundação. Ao todo, 76 dentistas atuam na rede.

“Temos repetido inúmeras vezes sobre a importância da parceria entre a Universidade e a Prefeitura. Essa é mais uma delas, onde dentistas da municipalidade vão compartilhar espaço de atendimento com alunos e professores”, destacou o reitor Leandro Prearo.