ESF de Itatiba participa de projeto que usa drones para procurar focos da dengue

Postado por Akira Suzuki em 26/jan/2024 -

ESF do bairro Jardim das Nações participa de campanhas de combate ao mosquito Aedes aegypti, inseto transmissor da dengue

A cidade de Itatiba, no interior de São Paulo, intensificou suas ações de combate à dengue ao incorporar drones às equipes de Saúde e Defesa Civil, em parceria com a unidade de Estratégia Saúde da Família (ESF) Nações, gerenciada pela Fundação do ABC.

A nova tecnologia visa facilitar a identificação de caixas d’água destampadas e possíveis focos do mosquito Aedes aegypti em locais de acesso restrito, nos quais os agentes não podem entrar sem autorização dos proprietários.

O bairro Jardim das Nações foi escolhido como o ponto inicial para a aplicação dessa estratégia, uma vez que foi o primeiro bairro a registrar casos de dengue, dentre os seis contabilizados no município. A ESF Nações organizou uma passeata, orientou moradores e recolheu entulhos.

Em adição à varredura realizada pelos drones, foi feito um mutirão de limpeza no bairro. Em 20 de janeiro, um caminhão de coleta esteve à disposição da população, que pode descartar objetos como móveis quebrados e eletrodomésticos que possam acumular água e virar potenciais focos de proliferação do mosquito transmissor da dengue.

Instituto Aquila comanda treinamento em Planejamento Estratégico para dirigentes da FUABC

Postado por Akira Suzuki em 26/jan/2024 -

Conceituada empresa de consultoria em gestão promoveu um dia de palestras e dinâmicas dentro de seu Programa de Formação de Gestores

 

Treinamento foi conduzido por Thiago de Almeida Brandão, consultor sênior do Instituto Aquila.

Consultoria em gestão com projetos em andamento em todo o Brasil, o Instituto Aquila dedicou o dia 24 de janeiro ao treinamento de cerca de 50 dirigentes da Fundação do ABC em seu Programa de Formação de Gestores. A atividade em cumprimento ao Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) foi comandada pelo consultor sênior do Aquila, Thiago de Almeida Brandão e Souza, que durante todo o dia esteve à frente de palestras e dinâmicas que visaram desenvolver habilidades de liderança e alinhar os participantes às técnicas mais avançadas e eficientes em gestão. O objetivo central foi a capacitação dos líderes para a implementação do Planejamento Estratégico da FUABC, trabalho iniciado efetivamente em 2023 e que envolve toda a estrutura da organização e seus mais de 26 mil funcionários.

A Fundação do ABC esteve representada por dirigentes de sua sede administrativa, da Unidade de Apoio Administrativo (UAA), e do Centro Universitário FMABC, com destaque para as participações do presidente da entidade, Dr. Luiz Mário Pereira de Souza Gomes, do vice-presidente, Dr. Osmar Santos de Mendonça, e do diretor-geral da UAA, Décio Teixeira Prates Júnior.

“O Planejamento Estratégico da Fundação do ABC representa um dos pilares fundamentais que estabelecemos desde o início de nossa gestão. Precisamos de máxima dedicação a este projeto, que certamente nos fornecerá diretrizes claras e indicará áreas nas quais podemos progredir. Expresso minha sincera gratidão pelo empenho de todos neste dia de treinamento intensivo, com um agradecimento especial às equipes do Centro Universitário FMABC, que estão engajadas conosco neste propósito institucional”, declarou o presidente Luiz Mário Pereira de Souza Gomes na abertura dos trabalhos.

Entre os destaques abordados no Programa de Capacitação de Gestores do Instituto Aquila esteve o detalhamento do PDCA, sigla em inglês para “Plan-Do-Check-Act” (Planejar-Fazer-Checar-Agir), uma metodologia consagrada para o gerenciamento contínuo de processos e melhoria de desempenho. Este modelo, essencial para o planejamento estratégico, foi explorado como uma ferramenta eficaz para garantir que a Fundação do ABC implemente e monitore suas iniciativas de maneira sistemática e adaptável, permitindo uma resposta rápida a mudanças e garantindo a qualidade e eficiência dos serviços prestados, em especial nas áreas da saúde e educação.

GOVERNANÇA E PLANEJAMENTO

A partir da homologação do Termo de Ajustamento de Conduta entre Fundação do ABC e Ministério Público do Estado de São Paulo, em março de 2020, teve início um contínuo processo de transformação da entidade. Dois dos principais elementos que progressivamente estão sendo introduzidos são a governança corporativa e o planejamento estratégico.

A governança corporativa é considerada a espinha dorsal, por reunir conjunto de práticas e estruturas que norteiam decisões embasadas, administração eficaz de recursos e, sobretudo, a certeza de que a segurança e o bem-estar do paciente são prioridades incontestáveis.

Por sua vez, o planejamento estratégico é a ferramenta que orientará a Fundação do ABC na direção de seus objetivos de longo prazo. Trata-se de uma visão ampla, capaz de antever desafios e oportunidades, e de alocar recursos de forma a otimizar os resultados. Entre as vantagens deste processo estão a melhoria da eficiência operacional, a capacidade de resposta rápida às mudanças de cenário e a capacidade de identificação de oportunidades de crescimento, sempre direcionadas por uma visão estratégica que coloca o paciente no centro de todas as decisões.

PRÊMIO CIDADES EXCELENTES

O Instituto Aquila, reconhecido por sua expertise em gestão e planejamento estratégico, também se destaca pelo seu envolvimento no projeto “Prêmio Band Cidades Excelentes”, uma iniciativa em parceria com o Grupo Bandeirantes de Comunicação. Este projeto visa incentivar, reconhecer e valorizar boas práticas de gestão pública, com o objetivo de transformar a realidade dos municípios brasileiros e melhorar os serviços públicos prestados aos cidadãos. Na edição 2023, a cidade de Santo André ganhou a etapa estadual do prêmio na categoria “sustentabilidade”, em reconhecimento a diversas iniciativas da Prefeitura voltadas à preservação do meio ambiente, alinhadas a ações de desenvolvimento sustentável e inclusão social.

Conselho da Fundação do ABC dá posse à Presidência para mandato 2024-2025

Postado por Maíra Oliveira em 25/jan/2024 -

Dr. Luiz Mário Pereira de Souza Gomes seguirá à frente da entidade, ao lado do vice, Dr. Osmar Mendonça, e do secretário-geral, Dr. Bruno Vassari

 

O Conselho de Curadores da Fundação do ABC deu posse na manhã de hoje, 25 de janeiro, em reunião extraordinária, à Presidência da entidade para o mandato 2024-2025. A nova Diretoria da FUABC é composta por um trio de advogados e foi eleita por unanimidade no final do ano passado, com todos os membros reconduzidos em suas respectivas funções. Tem como presidente Dr. Luiz Mário Pereira de Souza Gomes, como vice o Dr. Osmar Santos de Mendonça, e como secretário-geral o Dr. Bruno Vassari.

A indicação do presidente foi formalizada em 2023 pelos prefeitos dos três municípios Instituidores da FUABC: São Bernardo, São Caetano e Santo André – este último, também responsável pela indicação do vice-presidente. São Caetano indicou o secretário-geral.

Advogado e procurador-geral do Município de São Bernardo do Campo, Dr. Luiz Mário foi presidente da FUABC nos mandatos 2018-2019 e 2022-2023, e esteve como vice na gestão 2020-2021. “Para essa nova gestão, nosso objetivo principal é a institucionalização da Fundação do ABC. Isso significa modernização e padronização de processos, fortalecimento dos mecanismos de acompanhamento e controle, e a disseminação das boas práticas e inovações em todas as instituições sob nossa administração. Vamos concentrar esforços na governança da instituição e no planejamento estratégico, assegurando a saúde financeira e a implementação de novos projetos. Buscaremos continuamente soluções inovadoras e a garantia da oferta de assistência de qualidade, com atendimentos humanizados e resolutivos”, informa Dr. Luiz Mário.

REFERÊNCIA EM GESTÃO E SAÚDE

Caracterizada como pessoa jurídica de direito privado, qualificada como Organização Social de Saúde e entidade filantrópica de assistência social, saúde e educação, a FUABC está presente em unidades de saúde instaladas em Santo André, São Bernardo, São Caetano, Mauá, Diadema, Itatiba, Itapevi, Ferraz de Vasconcelos, Sorocaba, Carapicuíba, Mirandópolis, São Paulo (Capital) e Mogi das Cruzes, além de Praia Grande, Santos e Guarujá.

Declarada instituição de Utilidade Pública nos âmbitos federal e estadual e na cidade-sede de Santo André, a Fundação do ABC foi criada em 1967 pelas cidades de Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul, com objetivo de implantar uma faculdade de medicina na região do ABC Paulista. Deu certo! Em 1969, surgia a Faculdade de Medicina do ABC – hoje Centro Universitário FMABC, uma referência nacional em ensino, pesquisa, extensão e assistência.

Ao longo dos anos, a FUABC foi se consolidando cada vez mais como parceira estratégica de municípios e do Governo do Estado de São Paulo para a gestão de equipamentos públicos de saúde, primando pela qualidade no atendimento, alta resolutividade e humanização. Com receita anual de mais de R$ 3 bilhões, a entidade realiza mais de 11 milhões de consultas e atendimentos por ano, além de 133,6 mil cirurgias, 87 mil internações e 18,9 milhões de exames e procedimentos.

Hospital Nardini recebe selo de qualidade do ‘Programa Farol’

Postado por Maíra Oliveira em 25/jan/2024 -

Programa Farol é uma ferramenta de gestão que padroniza e centraliza indicadores em instituições de saúde

 

Gerenciado pela Fundação do ABC em parceria com a Prefeitura de Mauá, o Hospital de Clínicas Dr. Radamés Nardini (HCDRN) acaba de conquistar seu primeiro selo em Sistemas de Gestão da Qualidade, uma distinção concedida pelo Programa Farol de Indicadores de Qualidade.

A iniciativa é promovida pela Confederação Nacional de Saúde (CNSaúde), Federação Nacional dos Estabelecimentos de Saúde (FENAESS) e Sindicatos dos Hospitais do Município do Rio de Janeiro (SINDHRIO). O selo atesta as boas práticas de monitoramento permanente adotadas pelo HCDRN em relação à assistência e às rotinas administrativas.

Juliana Antônio Bueno, coordenadora da Qualidade do HCDRN, enfatiza a importância da certificação. “Um sistema de gestão da qualidade devidamente implantado no serviço de saúde serve para prover a confiança para nossos pacientes, colaboradores e usuários, sendo, portanto, uma decisão estratégica de nossa instituição chancelada por nossa diretoria-geral. É com muito orgulho que recebemos este reconhecimento. Este selo demonstra o engajamento de todos os colaboradores”, disse.

A diretora-geral, Dra. Adlin Veduato, vislumbra o Programa Farol como o ponto de partida para um novo caminho de excelência no atendimento hospitalar. “O Programa Farol é só o começo do novo caminho que queremos trilhar. Estamos em outro patamar, já tivemos muitas dificuldades, porém, chegou o momento de andarmos para frente. Os funcionários e a população merecem um Hospital de ponta, com qualidade e segurança. Seguiremos firmes em busca de nossos objetivos. Parabenizo a todos os nossos colaboradores pela conquista. Todos fazem parte desta entrega e deste reconhecimento”.

O PROGRAMA

O Programa Farol é uma ferramenta de gestão de indicadores que busca padronizar e centralizar informações assistenciais e administrativas de diversas instituições de saúde. Seu principal objetivo é instaurar a prática do monitoramento permanente, promovendo a cultura da qualidade e a melhoria contínua nos serviços prestados.

Ao comparar dados fornecidos pelas instituições de forma confidencial, o Farol possibilita uma avaliação objetiva do desempenho de cada hospital. Essa abordagem fomenta a competição saudável e estimula a busca por metas individuais, contribuindo para a elevação dos padrões de qualidade no setor.

MONITORAMENTO

Durante o primeiro ano da certificação é preciso comprovar quatro indicadores administrativos e seis indicadores de cuidados de saúde e de segurança do paciente. A unidade certificada também não pode deixar de inserir dados por três meses consecutivos nos indicadores escolhidos. Já no segundo ano de participação serão exigidos quatro indicadores administrativos e 15 indicadores assistenciais.

A conquista representa marco significativo na trajetória do Hospital Nardini, refletindo o compromisso com a qualidade e a segurança no atendimento, além de impulsionar a contínua melhoria nos serviços prestados à comunidade por meio da Fundação do ABC.

Dirigentes de São Caetano visitam obras do Hospital de Emergências Albert Sabin

Postado por Akira Suzuki em 19/jan/2024 -

Unidade é gerenciada pela Fundação do ABC e expansão inclui 30 leitos, consultórios adicionais e melhorias estruturais

 

O prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior, a secretária de Saúde, Regina Maura Zetone, e equipe conferem obras de expansão do Hospital de Emergências Albert Sabin (foto: Letícia Teixeira/PMSCS)

O prefeito de São Caetano do Sul, José Auricchio Júnior, e a secretária de Saúde, Regina Maura Zetone, realizaram na terça-feira (16/01) visita técnica nas obras de ampliação do Hospital Municipal de Emergências Albert Sabin, unidade gerenciada em parceira com a Fundação do ABC.

Em outubro de 2023, foi assinada a Ordem de Serviço para execução das obras, que têm investimento na ordem de R$ 7,6 milhões, incluindo emenda do deputado estadual Thiago Auricchio e da USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul).

A obra está em sua primeira fase, com execução de serviços na Rua Saldanha Marinho (trecho à lateral do Albert Sabin), que permanece fechada para circulação de carros. Já foram realizadas a montagem do canteiro de obras, serviços preliminares como demolições, escavações, movimentação de terra, perfuração de estacas, concretagem de blocos e da base para os gases que abastecem o hospital.

“Até o fim do mês, será executado o radier, a fundação que é uma espécie de laje que engloba a parte da construção. Nessa fase da obra já será possível ter a dimensão do espaço que será ampliado. Sabemos que enfrentar grandes obras sempre traz alguns transtornos, mas nosso compromisso é melhorar a qualidade de vida dos nossos moradores e levar mais segurança, qualidade e conforto no atendimento de urgência e emergências”, destacou Auricchio.

O projeto prevê ampliação de quase 700 metros quadrados. “Vamos ampliar nossa capacidade de atendimentos na sala de medicação, chegaremos a 30 leitos de internação, divididos entre enfermaria masculina e feminina, teremos o dobro de consultórios, área de descompressão para funcionários e parte técnica mais confortável”, afirmou a secretária Regina Maura.

A segunda etapa da obra, que deve iniciar em três meses, terá atendimentos realizados em unidades móveis com estruturas montadas anexas ao prédio. Em nenhum momento da obra o atendimento será paralisado na unidade hospitalar.

Hospital da Mulher de São Bernardo é incluído em rede internacional de excelência em Neonatologia

Postado por Maíra Oliveira em 19/jan/2024 -

Antes afiliado, serviço de Neonatologia da unidade passa a ser um dos centros da Rede Brasileira de Pesquisas Neonatais – Rede Vermont-Oxford (RBPN-VON)

 

Gabriel Inamine/PMSBC

O setor de Neonatologia do Hospital da Mulher de São Bernardo do Campo (HM-SBC), unidade gerenciada pela Fundação do ABC em parceria com a Prefeitura de São Bernardo do Campo, foi promovido e incorporado, em janeiro de 2024, ao grupo dos Centros da Rede Brasileira de Pesquisas Neonatais — Rede Vermont-Oxford (RBPN-VON). O serviço era vinculado ao órgão desde 2020, porém, na condição de afiliado. Agora, passou a integrar o seleto grupo de centros na RBPN-VON.

O HM-SBC foi selecionado junto a outros centros de excelência para esta integração devido à consistência das informações e implementação de ciclos de melhoria com redução efetiva de comorbidades dos prematuros de baixo peso. Entre as ações de destaque alcançadas estão a redução da incidência de displasia broncopulmonar e da retinopatia da prematuridade a partir da análise crítica dos indicadores. Outro importante indicador que ajudou a qualificar a assistência ao recém-nascido no serviço foi a queda de 82% nos casos de sepse neonatal tardia — grave infecção hospitalar — nos últimos oito anos.

Para o secretário de Saúde de São Bernardo, Dr. Geraldo Reple, o cuidado, a segurança e a oferta do tratamento humanizado para estes recém-nascidos são diferenciais fundamentais do Hospital da Mulher. “O trabalho realizado pela equipe de Neonatologia trouxe qualidade para todo o corpo clínico do hospital. Todos entenderam que todo cuidado ao pré-maturo é importante e resulta numa alta hospitalar mais qualificada”.

ESFORÇO GLOBAL

A Rede Brasileira de Pesquisas Neonatais (RBPN) é uma colaboração voluntária, sem fins lucrativos, de unidades neonatais públicas e privadas, cuja missão é melhorar a qualidade da assistência neonatal por meio da educação e da pesquisa, com base na análise crítica de dados de morbidade e mortalidade de prematuros de baixo peso.

A RBPN está associada à Vermont-Oxford Network (VON), considerado o maior banco de dados prospectivo de recém-nascidos prematuros do mundo, contando com mais de 1.000 Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) neonatais que compartilham seus indicadores de maneira padronizada, a fim de permitir a comparação de resultados para a melhora da qualidade da assistência hospitalar.

Os relatórios da RBPN-VON fazem parte de uma ferramenta inovadora utilizada pelas unidades neonatais, de forma individualizada, com foco na identificação de pontos fortes e fraquezas no contexto nacional e mundial. Até 2023, na composição da RBPN-VON, havia 46 unidades neonatais associadas de todo o Brasil, sendo 20 Centros e 26 Afiliados. O setor de Neonatologia do HM-SBC compartilha indicadores de aproximadamente 70 recém-nascidos de muito baixo peso ao ano.

“A promoção do Hospital da Mulher de São Bernardo de Afiliado para Centro na RBPN-VON é o reconhecimento do trabalho de longo prazo coordenado, integrado e dedicado dos profissionais envolvidos no cuidado aos recém-nascidos e suas famílias – neonatologistas, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas, assistentes sociais, odontólogos, banco de leite humano e psicólogos – que enxergam nos indicadores e desafios apresentados oportunidades de melhoria na assistência neonatal, em curto e longo prazo”, disse a coordenadora da Neonatologia do Hospital da Mulher de São Bernardo, Dra. Cibele Wolf Lebrão. O trabalho tem suporte técnico da neonatologista da unidade, Dra. Gleise Aparecida Moraes Costa, e do diretor técnico da unidade, Dr. Rodolfo Strufaldi.

Hospital Mário Covas realiza cirurgia inédita de osseointegração para paciente amputado

Postado por Maíra Oliveira em 18/jan/2024 -

Parceria com Rede Lucy Montoro de Diadema viabiliza primeiro procedimento do tipo realizado na região metropolitana de São Paulo

 

O Hospital Estadual Mário Covas (HEMC), unidade de alta complexidade do Governo do Estado de São Paulo gerida pela Fundação do ABC, realizou neste janeiro a primeira cirurgia de osseointegração – também conhecida por implante intraósseo – da região metropolitana de São Paulo. O procedimento envolve a colocação de uma endoprótese em um paciente amputado que realiza tratamento na Rede de Reabilitação Lucy Montoro de Diadema, unidade também sob gestão da FUABC. Recém-chegada ao Brasil, a iniciativa marca um avanço significativo no tratamento de amputações nas regiões do fêmur e da tíbia.

O paciente, de 21 anos, sofreu uma amputação em 2021 devido a um acidente. A endoprótese foi doada por uma empresa privada e permite a integração entre a prótese e o coto remanescente do membro inferior, oferecendo uma solução para aqueles pacientes que enfrentam dificuldades na adaptação das próteses convencionais. Este problema é frequentemente observado em amputações no fêmur, mas também pode ocorrer em casos de amputação da tíbia. Ocorre, entre outros fatores, em função da falta de firmeza e instabilidade da prótese, habitualmente sustentada pelo membro residual por meio do Liner, um revestimento em forma de capa protetora.

Dr. Fábio Lucas Rodrigues, Dra. Marcella Coppini e Dr. Antonio Marcelo Gonçalves de Souza

No HEMC, a cirurgia foi conduzida pelo precursor da técnica no Brasil e chefe do Serviço de Ortopedia Oncológica do Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP), Dr. Antonio Marcelo Gonçalves de Souza, também mestre e doutor em cirurgia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O procedimento em 10 de janeiro teve participação de toda a equipe de Ortopedia do HEMC. “É um trabalho em conjunto, que cirurgiões não fazem sozinhos. É preciso constante suporte da equipe multidisciplinar composta por fisioterapeutas, enfermeiros, protesistas, fisiatras e psicólogos para garantir o sucesso do procedimento e o rígido cumprimento do protocolo de reabilitação pós-cirúrgico, que tem trazido amplo ganho de qualidade de vida ao paciente. Temos um futuro brilhante pela frente. Pouco a pouco, vamos divulgar a técnica pelo País para que mais pacientes tenham acesso”, disse o especialista.

Segundo Souza, cerca de 50% dos pacientes que utilizam próteses convencionais não se adaptam ao equipamento e precisam de soluções alternativas. O paciente operado no HEMC foi o 13º no Brasil. As outras cirurgias foram realizadas em Recife, Belo Horizonte e Ribeirão Preto.

A técnica de osseointegração consiste em criar uma união estável entre o osso e uma superfície de titânio, de modo que haja ancoragem suficiente do tecido ósseo para suportar uma carga funcional. “Essa neoformação óssea é algo incrível. O osso reage e se incorpora ao material implantado. Porém, o paciente precisa ter ciência de que vai conviver com um implante exteriorizado para o resto da vida. Sempre haverá risco de infecção, mas os benefícios são tamanhos que compensam todo o cuidado que é preciso ter com o estoma diariamente”, detalha Souza. A facilidade de manuseio e a ampla mobilidade rotacional e motora estão entre as principais vantagens pós-cirurgia. Quanto à assepsia, água e sabão são suficientes para manter o local esterilizado.

ORIENTAÇÕES

Após o procedimento, Dr. Antonio de Souza comandou aula detalhada para médicos e enfermeiros da equipe de Ortopedia do HEMC. Dr. Fábio Lucas Rodrigues, ortopedista do HEMC e preceptor de ensino do Centro Universitário Faculdade de Medicina do ABC (FMABC), coordenou a iniciativa após constatar — em colaboração com o Serviço de Reabilitação Lucy Montoro de Diadema — a necessidade de tratamentos alternativos para pacientes que não se adaptam às próteses em razão de problemas de fixação.

A bem-sucedida articulação entre os serviços gerenciados pela FUABC foi determinante para o sucesso da iniciativa. “Quando começamos a seleção do paciente, há seis meses, junto ao Lucy Montoro de Diadema, o procedimento só era realizado em pacientes oncológicos que passaram por remoções de tumores. E queríamos utilizar em pacientes pós-traumáticos, pois o número de casos é muito maior. Foi uma experiência muito interessante. Considerando a estrutura que uma cirurgia deste porte exige, o Hospital Mário Covas era o lugar ideal para recebermos essa técnica”, disse o ortopedista.

Dr. Antonio Marcelo Gonçalves de Souza, do Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP), precursor da técnica no Brasil

O paciente operado no HEMC irá iniciar o protocolo de reabilitação na unidade do Lucy Montoro de Diadema nas próximas semanas e a expectativa é de que, em breve, possa voltar a andar. “Fizemos diversas revisões na prótese convencional do paciente, mas infelizmente ele não se adaptou e sofria com constantes lesões de pele. A equipe irá seguir o protocolo de reabilitação da osseointegração, dando toda a assistência necessária para que o paciente se adapte à endoprótese”, disse a coordenadora médica e fisiatra da Rede de Reabilitação Lucy Montoro de Diadema, Dra. Marcella Coppini.

NOVIDADE

A técnica de implante intraósseo é relativamente nova e tem sido usada com mais frequência na Austrália. Mesmo para países como os Estados Unidos, representa uma abordagem inovadora na medicina ortopédica. Após longo período de testes, o procedimento foi aprovado para realização no Brasil em 2021, após autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Trata-se não apenas da introdução de uma técnica pioneira no País, mas de um implante genuinamente brasileiro, fabricado no Brasil, o que implica em redução de custos e viabiliza um número maior de procedimentos. A cirurgia é baseada na experiência do próprio introdutor da técnica na área de Ortopedia, o sueco Rickard Branemark.

Para ser apto ao procedimento o paciente precisa atender a alguns critérios, como não ter problemas vasculares, não ser fumante, não ter histórico de infecções recentes ou radioterapias, além de não possuir peso corporal superior a 110kg.

Além do benefício direto ao paciente, o procedimento no Hospital Mário Covas é objeto de estudo acadêmico, com a equipe de Ortopedia do HEMC e a disciplina de Ortopedia e Traumatologia do Centro Universitário FMABC colaborando para a produção de um artigo científico. Publicações internacionais já destacam a melhora significativa na qualidade de vida dos pacientes submetidos a este tratamento.

A cirurgia de osseointegração, sem custos para o hospital graças à doação da endoprótese, não apenas eleva o patamar de tratamentos realizados no HEMC, mas também estabelece um marco na medicina ortopédica da região, reforçando o compromisso da Fundação do ABC com a inovação médica e a excelência no cuidado aos pacientes.

Laboratório da FMABC realiza mais de 6,6 milhões de exames em 2023

Postado por Akira Suzuki em 16/jan/2024 -

Além das análises clínicas, foram feitos quase 80 mil testes patológicos

 

Hemograma foi o exame mais realizado no Laboratório do Centro Universitário (Foto:Divulgação/FMABC)

O Laboratório de Análises Clínicas do Centro Universitário FMABC realizou mais de 6,6 milhões de exames no ano de 2023, segundo levantamento divulgado pela instituição. Localizado em Santo André, o laboratório atende os municípios da Grande São Paulo via Sistema Único de Saúde (SUS) e também faz atendimentos particulares.

 O exame mais realizado foi o hemograma, o popular exame de sangue, com mais de 500 mil procedimentos registrados em 2023. Testes de creatina (soro), ureia, potássio e sódio completam a lista dos cinco mais solicitados durante o período, todos estes com mais de 300 mil resultados.

Além dos citados, o Laboratório de Análises Clínicas da FMABC também realiza outros tipos de exame, incluindo coletas de urina e medições de taxas de colesterol e de enzimas como TGP e TGO. Durante o ano, também foram realizados mais de 200 mil testes de Proteína C Reativa (PCR), responsável pela detecção de inflamações.

Além das análises clínicas, o laboratório registrou ainda quase 80 mil exames patológicos no ano de 2023. Nesse tipo de teste são retiradas amostras do tecido do paciente, o que permite a identificação de doenças como o câncer. Foram mais de 50 mil testes de Papanicolau e outras 20 mil biópsias realizadas no período.

HISTÓRICO

Inaugurado em 1997 para atender a área de Oncologia do Ambulatório da FMABC, o Laboratório de Análises Clínicas do Centro Universitário FMABC expandiu seus atendimentos e se tornou referência regional na realização de exames, permitindo diagnósticos e monitoramento de doenças.

O laboratório também conta com um extenso trabalho na área de pesquisa e desenvolvimento de métodos inovadores. Durante a pandemia de Covid-19, foi responsável pelo sequenciamento genético das variantes da doença, chegando a detectar novas linhagens do vírus e permitindo que fossem elaboradas estratégias eficientes para conter o avanço.

Segundo Fernando Fonseca, coordenador do Laboratório de Análises Clínicas e vice-reitor do Centro Universitário FMABC, os números indicam a importância do trabalho que vem sendo realizado. “A cada ano mostramos o foco na qualidade e dedicação dos colaboradores, oferecendo condições para que os exames sejam realizados de maneira eficiente. Nosso Laboratório é fundamental para o sistema de saúde do Grande ABC”, conclui.

Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Nardini vai para espaço mais amplo

Postado por Akira Suzuki em 16/jan/2024 -

Mudança possibilita melhores condições para atendimento aos pacientes

 

UTI do Hospital Nardini muda para área mais ampla e climatizada (foto: Evandro Oliveira/PMM)

Gerenciado a partir de parceria entre a Prefeitura de Mauá e a Fundação do ABC, o Hospital de Clínicas Dr. Radamés Nardini já está com a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) atendendo em espaço mais amplo. O serviço passou de uma área de 180m² para outra, de 306m², no mesmo andar.

A mudança permitiu a ampliação em duas salas de isolamento e o espaço ficou mais adequado para a circulação dos plantonistas que fazem o atendimento de pacientes em estado grave e que exigem tratamento intensivo. Com isso, a equipe passa a ter melhores condições de trabalho e de realizar suas tarefas com ainda mais segurança.

As equipes médica e de enfermagem também passaram a ter uma Central de Monitoramento, para garantir a segurança dos pacientes; os quartos têm banheiros, a copa tem tamanho adequado com solário para trabalhadores, conforto médico e de enfermagem com banheiro. Além disso, há climatização dos ambientes, para mais conforto dos pacientes e trabalhadores.

O espaço anterior, deixado pela UTI, passa a fazer parte do Pronto-Socorro e servirá para o atendimento dos pacientes, também em ambiente climatizado.

São Caetano realiza mutirão de exames cardiológicos com oferta de quase 700 procedimentos

Postado por Akira Suzuki em 16/jan/2024 -

A iniciativa visa reduzir espera, proporcionar diagnósticos precisos e melhorar a saúde cardiovascular da população

 

O teste ergométrico é um dos exames ofertados no mutirão (foto: Letícia Teixeira/PMSCS)

A Secretaria de Saúde de São Caetano do Sul, em parceria com a Fundação do ABC, iniciou a ampliação da oferta de quatro exames cardiológicos: MAPA, holter, ecocardiografia transtorácica e teste ergométrico. Serão realizados mais 682 exames ao longo do mês de janeiro, com atendimento estendido durante a semana e mutirões aos sábados no Atende Fácil Saúde.

“Após estudo da demanda de exames cardiológicos, concentramos uma ação em quatro tipos para equalizar a demanda reprimida e diminuir o tempo de espera dos pacientes que aguardam agendamento”, explica a secretária municipal de Saúde, Regina Maura Zetone.

Estes quatro tipos de exames fornecem diagnóstico mais preciso e detalhado no rastreio de doenças cardíacas ou alterações da pressão arterial.

O agendamento dos pacientes respeita a ordem cronológica de solicitação dos exames, faixa etária e prioridades definidas pelo médico.

Gilberto Ribeiro Costa colocou holter 24 horas para avaliação cardiológica. O exame é realizado com a fixação de eletrodos no tórax do paciente, conectados a um aparelho que fica preso à cintura. Enquanto os eletrodos fazem a função de medir o funcionamento do coração, o aparelho registra as informações.

“Faço acompanhamento com o cardiologista, devido a problemas de pressão, e estava aguardando desde outubro para realizar os exames de rotina”, afirmou Gilberto.

Já Habib Sarquis Neto, 34 anos, teve um princípio de infarto no fim do ano passado. “Passei pelo cardiologista e, em quinze dias, já consegui fazer os exames. Foi muito rápido.” Habib fez o teste ergométrico, que serve para analisar como o corpo, e principalmente o sistema cardiovascular, reage ao esforço físico.