AME Praia Grande

Depois da parceria bem-sucedida que mantém desde 2001 com o governo do Estado para gestão do Hospital Estadual Mário Covas em Santo André, a Fundação do ABC repete a aliança em Praia Grande, na Baixada Santista. A partir de fevereiro de 2009 entrará em atividade o Ambulatório Médico de Especialidades (AME) da Vila Mirim, que além de Praia Grande será referência em serviços de média e alta complexidade para outros 6 municípios no Litoral Sul, beneficiando cerca de 840 mil moradores. O contrato de gestão foi assinado em 30 de outubro de 2008 com a Secretaria de Estado da Saúde.

Os AMEs fazem parte de modelo inaugurado em 2007 com objetivo de agilizar o atendimento concentrando em um único dia consultas, exames e retorno com o médico. Se necessitar de tratamento especializado, o paciente é encaminhado na mesma data. Na Praia Grande estão previstas na fase inicial pelo menos 25 especialidades médicas e 16 tipos de exames diagnósticos.

Destacam-se especialidades como cardiologia, endocrinologia, dermatologia, vascular, ortopedia, ginecologia-obstetrícia, infectologia e oftalmologia, assim como pequenas cirurgias. Os exames são assegurados por equipamentos modernos para diagnósticos em audiometria, eletroencefalograma, mamografia, ultra-som, radiologia e estudo urodinámico. Haverá também serviços de apoio como fisioterapia, psicologia, enfermagem e nutrição. A FUABC é responsável pela gestão administrativa e clínica por meio de modelo OSS (Organização Social de Saúde), disponibilizando profissionais e especialistas de seu braço de ensino, a Faculdade de Medicina do ABC.

Além de Praia Grande, o AME da Vila Mirim beneficiará as cidades de Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, São Vicente, Pedro de Toledo e Bariri. Os planos de trabalho prevêem 18.870 consultas/mês, 4 mil consultas não médicas, 6 mil sessões de fisioterapia e 39.266 exames diagnósticos, incluídos os laboratoriais.

O complexo da Vila Mirim foi construído pela Prefeitura e será equipado e custeado pelo governo do Estado. O contrato com a FUABC contempla repasse de R$ 30 milhões/ano.

AME – Ambulatório Médico de Especialidades
Rua Walter José Alves, s/nº, Vila Mirim
Praia Grande (SP) – CEP:11705-030
Tel. (13) 3496-1700