Divulgação/PMMC
Em junho de 2019, a Central de Convênios FUABC assumiu a gestão do Hospital Municipal de Mogi das Cruzes “Prefeito Waldemar Costa Filho”. Inaugurado em 2013, o HMMC é a primeira unidade hospitalar do município e foi construída com recursos da Prefeitura e do Governo do Estado. Soma 10,6 mil m² de área construída em um terreno com 5,7 mil m². O prédio possui oito pavimentos e 79 leitos, sendo 10 de UTI (Unidade de Terapia Intensiva).
No âmbito da assistência ambulatorial, a unidade destina-se à realização de consultas agendadas de especialidades reguladas pela Secretaria Municipal de Saúde. São nove consultórios multiprofissionais ambulatoriais, além de sala de coleta de exames, sala de espera e recepção. As consultas de especialidades médicas são nas seguintes áreas: cardiologia (pré-operatório), cirurgia geral, cirurgia ginecológica, cirurgia otorrinolaringológica, cirurgia pediátrica, cirurgia urológica, cirurgia vascular, geriatria e oftalmologia (consultas pós-operatória), além do Atendimento à Vítima de Violência com pediatra e/ou infectologista, inclusive com psicólogo e assistente social. São ofertadas também consultas de Enfermagem, para orientação pré-operatória, ou para realização de exames complementares.
A unidade dispõe de exames e procedimentos como colonoscopia, ecocardiografia, eletrocardiograma, endoscopia digestiva alta, estudo urodinâmico, exames laboratoriais de análises clínicas e de anatomia patológica, exames oftalmológicos, tomografia computadorizada, ultrassonografia, hemodiálise e transfusão sanguínea.
Já o Pronto Atendimento Infantil conta com estrutura de seis consultórios, sendo dois para Classificação de Risco, além de 13 leitos — 10 de observação, dois de Emergência e um de isolamento.