Hospital Estadual Metropolitano Santa Cecília

Parceria entre a Fundação do ABC e o Governo do Estado de São Paulo, o Hospital Estadual Metropolitano Santa Cecília recebeu seu primeiro paciente às 20h04 de 11 de abril de 2021. Dedicado exclusivamente a casos de Covid-19, o hospital de campanha tem capacidade para 180 leitos. Na primeira fase, a unidade foi ativada com 60 leitos, sendo 40 de enfermaria e 20 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Em 13 de abril de 2021, o governador João Doria e o secretário de Estado da Saúde, Jean Gorinchteyn, visitaram as instalações e realizaram a inauguração oficial do hospital, sucedida por coletiva de imprensa.

Localizado na região central da Capital, o Hospital Estadual Metropolitano Santa Cecília está instalado em prédio com 10 andares cedido por um ano ao Estado pela iniciativa privada, onde funcionou até 2019 o Hospital Santa Cecília. O plano de trabalho apresentado pela Fundação do ABC foi eleito vencedor para celebração do convênio emergencial para gerenciamento da unidade, cuja publicação no Diário Oficial do Estado ocorreu em 27 de março de 2021. Na mesma data, comitiva da FUABC e da Secretaria de Estado da Saúde estiveram no local para receber as chaves.

A partir de então, em apenas 15 dias o hospital recebia o primeiro paciente internado por Covid-19. Todas as equipes da Fundação do ABC estiveram envolvidas no processo e trabalharam ininterruptamente para a contratação de pessoal, revisão de todas as instalações, aquisição de insumos e medicações, reformas, compra e instalação de equipamentos, entre muitas outras ações básicas necessárias para a abertura da unidade.

Paralelamente às questões assistenciais, um dos pontos mais importantes do projeto da Fundação do ABC foi a preocupação com o bem-estar dos pacientes e de seus familiares durante todo o período de internação.

Desde o início, o foco esteve direcionado para a humanização do serviço e acolhimento dos pacientes e seus familiares. Equipes de assistentes sociais e de Psicologia estão empenhadas nesse sentido. Também optou-se pela instalação de um espaço exclusivo para os familiares, em função da restrição de visitas pelo elevado risco de contaminação pela Covid-19. Dessa forma, foi criada a Visita Virtual em ala externa, no primeiro pavimento do Hospital – um serviço que conecta as famílias aos entes queridos internados. Do lado de dentro, as equipes assistenciais coordenam a questão logística, que funciona a partir de videochamadas em tempo real.

Praça Marechal Deodoro, 151
Bairro Santa Cecília, São Paulo-SP
CEP: 01150-011