Hospital Estadual de Francisco Morato

CONTRATO ENCERRADO EM 19/11/2019

 

Em novembro de 2014, a Fundação do ABC ampliou a parceria com o Governo do Estado de São Paulo, quando passou a responder pela gestão do Hospital Estadual de Francisco Morato “Prof. Carlos da Silva Lacaz”. Desde então, tanto as áreas clínicas quanto administrativas estão sob responsabilidade da FUABC, em contrato firmado no modelo de Organização Social de Saúde (OSS).

Inaugurada em 2004, a unidade conta com aproximadamente 460 funcionários diretos e cerca de 240 colaboradores terceirizados. Dispõe de 109 leitos – sendo 29 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). É um hospital regional de Atenção Secundária, de “porta fechada”, que integra o Sistema Único de Saúde (SUS) por meio de sistema de referência e contra referência controlado pela Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde (CROSS), do Governo do Estado. Presta assistência médico-hospitalar, visando a promoção da saúde, o tratamento e a reabilitação da população – principalmente de pacientes que residem na região de Franco da Rocha, Caieiras, Cajamar e Mairiporã, além de Francisco Morato.

O HEFM está dividido em dois prédios – um administrativo e outro assistencial. Os leitos ofertados são: 10 de UTI adulto, 8 de UTI pediátrica, 11 de UTI neonatal, 10 de berçário médio risco, 3 de berçário externo e 4 de unidade semi-intensiva adulto, além de leitos destinados ao alojamento conjunto, sala de emergência, salas para atendimento ambulatorial e salas de observação e medicação do Pronto Atendimento (paciente adulto e obstetrícia).

O corpo clínico é composto por equipes de Clínica Médica, UTI, Emergência, Cirurgia Geral, Ortopedia, Ginecologia e Obstetrícia, UTI Pediátrica, UTI Neonatal, Cirurgia Pediátrica e Anestesiologia. Na área de diagnóstico por imagem estão disponíveis exames de raio-x, tomografia computadorizada, mamografia, ultrassonografia geral e com doppler. Também constam serviços de endoscopia e colonoscopia, ecocardiografia, fisioterapia, fonoaudiologia, nefrologia e diálise de urgência, assim como avaliação oftalmológica de recém-nascidos.

Entre os destaques da unidade está o Serviço de Obstetrícia, que é referência para gestação de alto risco e realiza média de 220 partos por mês e 40 atendimentos diários no Pronto Atendimento. São cerca de 30 pacientes internadas no alojamento conjunto ou em gestação patológica.

O Hospital Estadual de Francisco Morato mantém ainda Banco de Sangue 24 horas, Serviço de Comissão de Infecção Hospitalar (SCIH) e Serviço de Ginecologia Eletiva – com ambulatório, cirurgias endoscópicas e uroginecológicas.

Hospital Estadual de Francisco Morato “Prof. Carlos da Silva Lacaz”
Rodovia Manoel Silvério Pinto, 125
Bairro Belém Estação - Francisco Morato (SP). CEP: 07901-040
Tel.: (11) 4489-9444