Hospital Estadual Mário Covas

Maior unidade hospitalar do Grande ABC, o Hospital Estadual Mário Covas de Santo André conta com mais de 300 leitos, 13 salas cirúrgicas e 1.800 colaboradores. Hospital-escola da Faculdade de Medicina do ABC, a unidade ocupa lugar de destaque no sistema público de Saúde da região do ABC pela estrutura, volume de atendimento e foco na assistência de alta complexidade.

Desde a inauguração, em 2001, a gestão do hospital é feita pela Fundação do ABC no modelo de Organização Social de Saúde. O HEMC cobre os sete municípios do Grande ABC – Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra – e beneficia cerca de 3 milhões de moradores. São quase 30 mil metros quadrados de área, divididos em sete pavimentos.

Cerca de 7 mil pessoas circulam pelas instalações da unidade diariamente, divididas entre pacientes, acompanhantes e colaboradores. Um dos grandes diferenciais do HEMC é o corpo clínico, composto por muitos profissionais ligados à Faculdade de Medicina da Fundação do ABC – vários deles docentes, oriundos das disciplinas da instituição de ensino. Internamente, as atividades de ensino e pesquisa estão sob coordenação do Centro de Estudos Prof. Dr. José da Silva Guedes – complexo didático que reúne salas de aula, biblioteca e dois anfiteatros.

O Hospital Estadual Mário Covas de Santo André é mantido com recursos do Governo do Estado de São Paulo, por meio de contrato de gestão celebrado entre a Secretaria de Estado da Saúde e a Fundação do ABC.

CONQUISTA HISTÓRICA

O início das obras data de 1976, quando o equipamento foi denominado Hospital Regional de Clínicas. A construção sofreu diversas interrupções, algumas das quais por longos períodos, até que em 2000 foi definitivamente retomada pelo então governador Mário Covas, que batiza o hospital. A unidade estava entre os esqueletos encontrados pelo governador em 1995 e já havia consumido grande quantidade de investimentos sem sua efetiva conclusão.

A entrega ocorreu em 2001 com a inauguração da primeira fase, que ofereceu à comunidade dos sete municípios do ABC serviços ambulatoriais e de diagnóstico por imagem, além de exames laboratoriais, teste ergométrico, eletroencefalograma (EEG), eletrocardiograma (ECG), entre outros.

A segunda etapa de atendimento do Hospital Estadual Mário Covas teve início em junho de 2002, com oferta de leitos cirúrgicos, leitos de UTI, Central de Material e áreas de suporte, além da introdução de cirurgias de maior porte, que exigem internação. Na condição de hospital terciário de alta complexidade, a importância do “Mário Covas” para o Grande ABC se evidencia diariamente. São mais de 1 milhão de atendimentos por ano entre consultas, exames, procedimentos e cirurgias.

Além do grande volume de atendimentos, ao longo dos anos o hospital foi reconhecido com prêmios e certificações, que o colocam entre os melhores do país. Selo CQH (Qualidade Hospitalar) do Conselho Regional de Medicina, ONA – Organização Nacional de Acreditação, Hospital Amigo da Criança da UNICEF, Hospital Amigo do Meio Ambiente e “Melhores do Provão SUS”, ambos da Secretaria de Estado da Saúde, são algumas das certificações conquistadas.

Hospital Estadual Mário Covas
www.hospitalmariocovas.org.br
Rua Dr. Henrique Calderazzo, 321, Bairro Paraíso.
Santo André (SP) - CEP: 09190-615.
Tel.: (11) 2829-5000.