Hospital Estadual Mário Covas

Alta complexidade a serviço do Grande ABC

Maior complexo hospitalar da região, o Hospital Mário Covas completou uma década de atividades em 2011 sob gestão Fundação do ABC, que está à frente do equipamento desde a abertura em novembro de 2001. Instalado em Santo André, o HEMC é referência para os sete municípios do Grande em alta complexidade cirúrgica e exames diagnósticos, realizando desde transplante de córnea, tratamento oncológico e intervenções cardíacas sofisticadas até ressonância magnética e densitometria óssea.

Também sedia a Farmácia Regional de Alto Custo e o CRIE (Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais), espaços onde são ofertados medicamentos especiais e vacinas extra-calendário oficial, respectivamente.

Nos 10 anos de atividades (em números até a metade de 2011), o HEMC contabilizou 1.522.831 consultas ambulatoriais, ou mais de 13 mil por mês. Em uma década foram 115.772 internações, 11.638 partos e 69.910 cirurgias. Recebe em média 7 mil pessoas por dia entre pacientes, acompanhantes e 1,7 mil colaboradores, que ocupam quase 30 mil m2 de área divididos em 7 pavimentos. Coleciona os principais prêmios e atestados em qualidade de gestão e atendimento, como o de Hospital Amigo da Criança, Hospital Amigo do Meio Ambiente, CQH, ONA, COREN e Melhores do ‘provão’ SUS.

O HEMC surgiu a partir de decisão tomada em 1996 pelo governo do Estado de finalizar obras inacabadas de administrações anteriores, colocando à disposição da população paulista cerca de 3,5 mil leitos equipados em 16 hospitais – 14 na Grande São Paulo e 2 no Interior. Para operar esses hospitais em curto prazo, o Estado buscou parcerias na iniciativa privada por meio de OSS (Organizações Sociais de Saúde), mediante pactuação de metas qualitativas e quantitativas de serviços.

Após longa história de abandono das obras iniciadas em 1976, o então Hospital Regional de Clínicas de Santo André teve a construção retomada em 2000 para ser aberto no ano seguinte e rebatizado em homenagem ao ex-governador Mário Covas.

O HEMC dispõe em 2012 de 13 salas cirúrgicas e 346 leitos:

  • 106 clínica cirúrgica
  • 50 clínica médica
  • 21 clínica de infectologia
  • 25 clínica pediátrica
  • 21 clínica psiquiátrica
  • 14 berçário de médio risco
  • 28 UTI adulto
  • 07 UTI infantil
  • 10 UTI neonatal
  • 07 Unidade coronariana
  • 20 Hospital Dia
  • 14 observação
  • 06 quimioterapia
  • 17 cuidados intermediários

 

Destaques 2010-2011

O ano em que o Hospital Estadual Mário Covas completou uma década começou com importante serviço à comunidade: em janeiro foi realizado o primeiro transplante de córnea no equipamento, retomando esse procedimento público no Grande ABC com até 4 cirurgias mensais – mesmo volume de quando o serviço foi interrompido em 2003 no Centro Hospitalar de Santo André para recredenciamento no Ministério da Saúde. A Enfermagem do HEMC também foi destaque: foi premiada em julho com o Programa Gestão com Qualidade, do Conselho Regional de Enfermagem-São Paulo.

Outro ponto alto em 2011 foi a visita do secretário de Estado da Saúde, Giovanni Guido Cerri, que percorreu e elogiou as instalações do maior complexo hospitalar da região.

Terceirizada desde a inauguração do ‘Mário Covas’, a Unidade de Nutrição e Dietética assumiu a gestão da alimentação de todos os pacientes, acompanhantes e funcionários, o que significa 49 mil refeições por mês. Ponto a favor da unidade foi também seu credenciamento pelo Ministério da Saúde como Serviço de Assistência de Alta Complexidade em Terapia Enteral e Parenteral.

Reforçando o compromisso com a sustentabilidade que lhe rendeu dois prêmios ‘Amigo do Meio Ambiente’, em 2009 e 2010, o hospital inaugurou em 2011 lava-rápido no estacionamento reaproveitando mais de 560 mil litros de água mensalmente despejados no esgoto. A água é utilizada para resfriamento de três motores que funcionam de maneira ininterrupta. Além do benefício aos colaboradores que deixam os carros para lavar, seu reuso também irriga áreas verdes do hospital. O Prêmio Amigo do Meio Ambiente foi idealizado pela Secretaria da Saúde e distinguiu o HEMC em 2010 pelo projeto de arborização dos jardins externos, onde cada setor cuida de uma muda. A iniciativa teve sequência em 2011 com plantio de aproximadamente 60 orquídeas.

Novas ações pautaram a agenda comunitária, como a campanha organizada pela Enfermagem em janeiro para vítimas de enchentes na região. A Assistência Social marcou o Dia das Mães com homenagem às mulheres da vizinha comunidade Gamboa, que ganharam dia de beleza graças ao Instituto Embelleze. E os pacientes infantis foram contemplados com o Espaço Brinque Aqui – brinquedoteca viabilizada com apoio da Ordem dos Advogados do Brasil de Santo André e Associação de Voluntárias para o Combate ao Câncer do ABC. No Dia das Crianças de 2010 os usuários da Reabilitação haviam tido a companhia inédita de oito cães-terapeutas.

2010 também foi marcante para o ‘Mário Covas’ com a conquista em maio da Gestão de Qualidade ONA (Organização Nacional de Acreditação). O selo atesta que uma instituição obedece a padrões de qualidade e adota espírito de melhoria contínua nos serviços.

Em 2010 a Secretaria de Estado da Saúde nomeou o HEMC referência para exames de triagem neonatal (teste do pezinho) e implantou de forma pioneira em uma OSS o ‘Conte Comigo’, programa de orientação a pacientes e familiares e de pesquisas de satisfação. Nesse quesito, o hospital se destacou entre mais de 630 estabelecimentos em 29ª lugar entre os melhores hospitais gerais no “provão SUS 2009” – levantamento junto a usuários da rede pública paulista.

Em novas parcerias com o Estado, a FUABC reformou totalmente em 2010 a Farmácia de Alto Custo regional, além de entregar 8 novos leitos de UTI adulto e uma Unidade de Cuidados Intermediários (semi intensiva) com 14 leitos. Também reinaugurou em julho a Hemodiálise, que funcionou oito anos seguidos e demandou reformas.

Hospital Estadual Mário Covas
http://www.hospitalmariocovas.org.br
Rua Dr. Henrique Calderazzo, 321, Bairro Paraíso
Santo André (SP) - CEP: 09190-615
Tel. (11) 2829-5000