Hospital Estadual Mário Covas

Maior unidade hospitalar do Grande ABC, o Hospital Estadual Mário Covas de Santo André conta com 2.500 profissionais em atuação, entre colaboradores diretos e terceirizados. Possui 300 leitos entre internação, terapia intensiva e complementares, incluindo leitos pediátricos destinados, prioritariamente, ao atendimento de crianças com câncer. Seu centro cirúrgico é composto por 13 salas. O hospital também conta com Banco de Sangue, Banco de Leite Humano, Centro de Fisioterapia, Central de Vacinas e outros serviços que visam otimizar o atendimento aos pacientes.

Desde a inauguração, em 2001, a gestão do hospital é feita pela Fundação do ABC no modelo de Organização Social de Saúde. O HEMC cobre os sete municípios do Grande ABC – Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra – e beneficia cerca de 3 milhões de moradores. São quase 30 mil metros quadrados de área, divididos em sete pavimentos.

Cerca de 7 mil pessoas circulam pelas instalações da unidade diariamente, divididas entre pacientes, acompanhantes e colaboradores. Um dos grandes diferenciais do HEMC é o corpo clínico, composto por muitos profissionais ligados à Faculdade de Medicina da Fundação do ABC – vários deles docentes, oriundos das disciplinas da instituição de ensino. Internamente, as atividades de ensino e pesquisa estão sob coordenação do Centro de Estudos Prof. Dr. José da Silva Guedes – complexo didático que reúne salas de aula, biblioteca e dois anfiteatros.

Ao longo dos anos, o HEMC conquistou diversas certificações e prêmios pela qualidade do atendimento. Atualmente, possui certificação da Organização Nacional de Acreditação (ONA) em nível 2, pela qualidade dos processos e atendimento; Inovação Santo André, relacionado à educação continuada e incentivo profissional; Gestão com Qualidade, pelo Coren; Amigo do Meio Ambiente, da SES-SP; Amigo da Criança, idealizado pela OMS (Organização Mundial da Saúde), entre outros.

 

CONQUISTA HISTÓRICA

O início das obras data de 1976, quando o equipamento foi denominado Hospital Regional de Clínicas. A construção sofreu diversas interrupções, algumas das quais por longos períodos, até que em 2000 foi definitivamente retomada pelo então governador Mário Covas, que batiza o hospital. A unidade estava entre os esqueletos encontrados pelo governador em 1995 e já havia consumido grande quantidade de investimentos sem sua efetiva conclusão.

A entrega ocorreu em 2001 com a inauguração da primeira fase. A segunda etapa de atendimento do Hospital Estadual Mário Covas teve início em junho de 2002, com oferta de leitos cirúrgicos, leitos de UTI, Central de Material e áreas de suporte, além da introdução de cirurgias de maior porte, que exigem internação.

Na condição de hospital terciário de alta complexidade, a importância do “Mário Covas” para o Grande ABC se evidencia diariamente. São mais de 1,2 milhão de atendimentos por ano entre consultas, exames, procedimentos e cirurgias.

HOSPITAL ESTADUAL MÁRIO COVAS
www.hospitalmariocovas.org.br
Rua Dr. Henrique Calderazzo, 321, Bairro Paraíso - Santo André (SP)
CEP: 09190-610
Tel.: (11) 2829-5000