Ações preventivas e cuidados com a saúde são destaques na SIPAT do Hospital Mário Covas

Publicado em: 17/10/2019

Evento foi organizado entre 14 e 18 de outubro

Entre os dias 14 e 18 de outubro colaboradores do Hospital Estadual Mário Covas de Santo André participaram da Semana Interna de Prevenção de Acidentes – SIPAT 2019, organizada pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA). Houve palestras sobre atividades profissionais e cuidados necessários em atividades diárias, além da abordagem de temas importantes para a saúde dos funcionários, como climatério e alimentação saudável.

A semana foi aberta oficialmente no dia 15 pelo diretor-geral do hospital, Dr. Desiré Carlos Callegari, que lembrou a importância do comprometimento dos colaboradores com os procedimentos de segurança. “A maioria dos acidentes muitas vezes ocorre com aquele que mais está mais preparado ou até pelo excesso de confiança. Não podemos baixar a guarda. A SIPAT cumpre esse papel de alerta, nos lembrando dos riscos e proporcionando mais informação e conhecimento”, disse.

A primeira palestra, sobre lesão por instrumento perfurocortante, foi realizada no dia 14 de outubro pela equipe da Segurança do Trabalho e Medicina. No período da tarde, o tema foi alimentação saudável com a equipe da Nutrição. Dia 15, após abertura, o médico ginecologista e obstetra Dr. Fernando Sansone Rodrigues abordou o tema “Climatério”, sobre as transformações da saúde da mulher em razão de questões hormonais, diferença entre menopausa e climatério, e, ainda, sobre problemas decorrentes do fim do período de fertilidade.

A programação prosseguiu no dia 16 com trabalho da Comissão de Resíduos do hospital. Os técnicos da área falaram sobre tópicos e processos com foco na segregação e descarte correto dos resíduos. O encerramento ocorreu dia 17 com a palestra “Doenças preveníveis por vacina”.