São Bernardo registra 1.409 atendimentos em ‘Dia D’ da campanha Novembro Azul

Publicado em: 14/11/2019

Procedimentos, entre consultas e exames, foram realizados nas 34 Unidades Básicas de Saúde

 

Foto: Gabriel Inamine/PMSBC

Como parte da campanha do Novembro Azul, que dedica o mês para orientação, prevenção e tratamento contra o câncer de próstata e outras doenças relacionadas à saúde do homem, a Prefeitura de São Bernardo, por meio da Secretaria de Saúde, atendeu, dia 9 de novembro, 1.409 munícipes durante o Dia D realizado nas 34 Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

Além dos 1.409 procedimentos, foram ofertados 707 testes rápidos de detecção de doenças como diabetes, infecções sexualmente transmissíveis e outras; 575 avaliações de saúde bucal e 568 exames de dosagem de antígeno prostático específico (PSA).

O prefeito Orlando Morando acompanhou as ações, ao lado do secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple, e reforçou o compromisso da Administração em oferecer serviços de qualidade à população. “Há um custo extra em abrir as UBSs aos sábados, mas o investimento vale a pena quando o assunto é a prevenção de doenças e diagnóstico precoce”, disse.

Além dos exames preventivos, os homens participaram de grupos de discussões com orientações sobre hipertensão, diabetes, males causados pelo consumo de álcool e tabaco, bem como a importância de se praticar atividade física regularmente. Os atendimentos foram realizados sem necessidade de agendamento prévio, por meio de demanda livre. Algumas unidades ofereceram também corte de cabelo e cuidados estéticos, como limpeza de pele.

Desde o dia 4 de novembro, as 34 UBSs estão realizando ações do calendário do Novembro Azul. Ao todo, foram feitos mais de 14 mil atendimentos aos homens neste período. “Todos os casos em que forem detectadas alterações seguirão o tratamento na rede municipal de Saúde”, destacou Dr. Geraldo Reple.

SATISFAÇÃO

Wellington Geraldo de Oliveira Neto, 62 anos, foi até a UBS do Farina acompanhado da esposa, Sabrina, e se surpreendeu com a rapidez do atendimento. “Atendi aos apelos da minha mulher para trazer os resultados dos meus exames para o médico. Valeu a pena”, comentou o morador.

SAÚDE BUCAL

Na semana de 4 a 8 de novembro, a Prefeitura de São Bernardo ainda ofertou exames de prevenção ao câncer de boca com o programa “Abre a Boca para a Saúde”, realizado no Poupatempo. Durante cinco dias, foram avaliados 2.550 pacientes, sendo que 121 deles apresentaram alguma lesão e foram encaminhados para o especialista em um dos três Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) do município, para segundo exame e tratamento.