“Feira de Saúde” espera 800 pessoas para atendimentos gratuitos em Santo André

Publicado em: 21/08/2015

Mutirão da Medicina ABC chega à 12ª edição com exames, consultas e orientações gratuitas à população neste sábado, 22 de agosto

Alunos da Faculdade de Medicina do ABC organizam neste sábado (22 de agosto) a 12ª edição da Feira de Saúde – evento que orienta e faz atendimento gratuito à população com exames, consultas e palestras educativas. A ação das 9h às 17h terá lugar na Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila Guiomar, em Santo André (Rua Silveiras, 73), com expectativa de receber pelo menos 800 pessoas.

Entre os atendimentos disponíveis estarão exames de glicemia capilar (diabetes) e medição de pressão arterial, tipagem sanguínea, papanicolau e testes para detecção de sífilis, hepatites B e C. Também haverá atendimento em diversas especialidades médicas, entre as quais Cardiologia, Endocrinologia, Vascular, Dermatologia, Ginecologia e Obstetrícia, Medicina Legal, Infectologia, Reumatologia, Neurologia, Psiquiatria, Pneumologia, Clínica Médica, Nefrologia, Hebiatria, Oncologia, Pediatria, Hematologia, Ortopedia e Acupuntura.

A orientação à população contará com palestras e oficinas temáticas sobre interações medicamentosas e uso racional de medicamentos, alimentação saudável, métodos corretos para a prática de atividades físicas, sala sensorial, incentivo à leitura junto ao público infantil e prevenção de acidentes com idosos.

“Nosso objetivo é atender a população dos municípios do ABC e avaliar a saúde da comunidade de maneira geral. Além disso, buscaremos divulgar orientações que permitam à população ter maior conhecimento, mentalidade crítica e responsabilidade sobre a gestão da própria saúde”, explicam os alunos de Medicina da FMABC e coordenadores da 12ª Feira de Saúde, Ramon Félix e Italo Coelho, que acrescentam: “Queremos promover a importância de ser ativo, ter boa alimentação, desenvolver práticas saudáveis de vida e praticar atividades físicas regularmente como formas de prevenir doenças”.

Além dos acadêmicos de Medicina, também estarão envolvidos no evento alunos dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Farmácia e Nutrição.

MOBILIZAÇÃO DISCENTE

A Feira de Saúde é organizada pelo Diretório Acadêmico Nylceo Marques de Castro, do curso de Medicina. Ao todo estarão envolvidas 23 ligas acadêmicas e aproximadamente 400 estudantes voluntários, que serão supervisionados por professores responsáveis para realização dos atendimentos.

As ligas são compostas por estudantes da Faculdade de Medicina da Fundação do ABC e por professores orientadores, que coordenam e auxiliam em atividades como cursos, atendimentos ambulatoriais, trabalhos científicos e palestras. Cada liga atuará em sua área – algumas de forma integrada – para atendimento voluntário e exames diagnósticos e de prevenção das doenças mais prevalentes, com abrangência de todas as faixas etárias.

SERVIÇO: A 12ª Feira de Saúde da Faculdade de Medicina do ABC ocorrerá em 22 de agosto (sábado), das 9h às 17h, na Unidade Básica de Saúde da Vila Guiomar, em Santo André (Rua Silveiras, 73).