Funcionários participam de treinamento sobre segurança em instalações elétricas

Publicado em: 15/09/2017

Curso é destinado a trabalhadores de todas as mantidas da Fundação do ABC

 

Amaury Machi Junior, engenheiro de Segurança do Trabalho da FUABC

O Serviço Especializado de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) da Fundação do ABC realizará em setembro e outubro treinamentos de NR-10: segurança em instalações elétricas. Com carga de 40 horas, a capacitação é destinada a colaboradores de todas as unidades da FUABC e prefeituras, que têm contato direto ou indireto com a rede elétrica. O treinamento é obrigatório por lei (Portaria 3.214/78 do Ministério do Trabalho) e deve ser reeditado a cada dois anos. A última edição ocorreu em 2015, quando 36 profissionais foram capacitados. A previsão deste ano é capacitar o dobro, 72 trabalhadores.

A primeira turma será treinada de 18 a 29 de setembro, e a segunda entre 16 e 27 de outubro. Ambas acontecerão das 13h às 17h no auditório da Central de Convênios, na sede administrativa da Fundação do ABC. As convocações foram feitas via Secretaria de Saúde e pelos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMTs) das mantidas.

“Além da questão da obrigatoriedade legal, a iniciativa capacita os profissionais do setor elétrico da Fundação do ABC e das prefeituras a se precaverem contra os riscos da eletricidade, tornando-os mais conscientes sobre os riscos à saúde e à integridade física. Também vão aprender sobre primeiros socorros, combate a incêndio e os efeitos da eletricidade sobre o sistema cardiovascular. Por fim, os municípios e mantidas acabam economizando ao enviar os seus trabalhadores para o treinamento, pois não há necessidade de contratação do serviço por estabelecimentos externos”, ressalta o engenheiro de Segurança do Trabalho da FUABC, Amaury Machi Junior.

A NR 28, que dispõe sobre fiscalização e penalidades, estipula multa pelo não cumprimento dos itens de segurança em aproximadamente R$ 6,3 mil por trabalhador sem treinamento.