Fundação do ABC e Santander renovam parceria por 5 anos

Publicado em: 11/12/2015

A Fundação do ABC e o Banco Santander, por meio do Programa Santander Universidades, assinaram em 9 de dezembro renovação de parceria que já dura mais de duas décadas, garantindo o desenvolvimento de novos projetos para os próximos 5 anos. A partir do acordo, a instituição financeira se compromete a investir, principalmente, em quatro grandes áreas: infraestrutura do campus universitário da Faculdade de Medicina do ABC, na Revista MedABC – publicação mensal, com temas de saúde para o público leigo – e em obras para instalação do Instituto de Cardiologia e dos Laboratórios Multidisciplinares, ambos da FMABC.

Participaram da reunião pela Fundação do ABC o presidente da instituição, Dr. Marco Antonio Santos Silva, o vice-presidente, Dr. Mauricio Mindrisz, e a secretária geral, Dra. Maria Aparecida Damaia, além dos diretores Antonio Nelso Ribeiro, Carlos Eduardo Bognar, Caroline Saint Aubin, Jovelino Gazola, Lázaro Roberto Leão, Lilian de Oliveira Dias e Moacyr Rodrigues, e dos gerentes Gislene Teles, Sandro Tavares e Heleno Teixeira Passetto.

Já pelo Santander, compareceram o atual diretor geral do Santander Universidades, Jamil Hannouche, e o futuro diretor geral – a partir de 2016 –, Ronaldo Rondinelli, assim como os gerentes Sergio Kogima, Márcia Nakagawa e Emerson Camargo Silva.

A parceria Fundação do ABC-Santander teve início há mais de duas décadas ainda com o Banespa – posteriormente adquirido pelo Santander. Entre os investimentos mais recentes estão a reforma completa da antiga biblioteca da Faculdade de Medicina do ABC, que deu lugar ao CADIP – Centro de Aprendizagem, Documentação, Informação e Pesquisa, a instalação do Espaço Digital Santander Universidades no campus, a construção do prédio administrativo da FMABC e o patrocínio do intercâmbio internacional de alunos por meio de bolsas de estudos.

“Estou à frente deste relacionamento entre Santander Universidades e Fundação do ABC há 15 anos, desde a época em que respondia pela operação comercial do Banespa. Essa é a terceira renovação de parceria que participo e tenho sido testemunha da gigante evolução da FUABC. O salto qualitativo e quantitativo da instituição nos últimos anos impressiona”, garantiu o diretor geral do Santander Universidades, Jamil Hannouche, que acrescentou: “Vemos administração e gestão empreendedoras na FUABC. Para nós, essa parceria faz todo o sentido, pois usamos a área do Santander Universidades para promover a aproximação com a sociedade e com as empresas. Temos muito orgulho de sermos parceiros da Fundação do ABC, principalmente pela nobreza com que a instituição trata os recursos e pela excelência com que trata a comunidade. Empresas com essas características são empresas que queremos estar próximos”.

Para o presidente da FUABC, a renovação da parceria com o Santander contribuirá sobremaneira para o fortalecimento da faculdade. “Esse investimento chega em momento importantíssimo. Os novos laboratórios, as reformas estruturais e o Instituto de Cardiologia permitirão que agreguemos modernidade à tradição e qualidade já reconhecidas de nossa Faculdade de Medicina do ABC”, declarou Dr. Marco Antonio Santos Silva.

PREMIAÇÃO ANUAL

Há 20 anos o Banco Santander, por meio do Santander Universidades, apoia instituições de ensino superior como compromisso social corporativo e como forma de investir, no longo prazo, em iniciativas que promovam resultados diretos às sociedades, principalmente nos 20 países onde está presente. Atualmente, o Santander mantém 1.202 acordos de parceria com universidades e instituições no mundo inteiro. No Brasil, são 448 acordos com universidades de todo o país.

Entre as ações desenvolvidas, desde 2005 é realizado o Prêmio Santander Universidades, com intuito de re​forçar o compromisso do banco com o ensino superior, ao reconhecer, incentivar e premiar ideias e projetos relevantes de alunos, professores, pesquisadores e instituições de ensino.

Neste 2015, a 11ª edição dos Prêmios Santander Universidades premiou 21 trabalhos nas categorias Empreendedorismo, Ciência e Inovação, Universidade Solidária e Guia do Estudante – Destaques do Ano. Juntos, receberam mais de R$ 2 milhões em prêmios, além de bolsas de estudos internacionais na Babson College, nos Estados Unidos, e mentoria da Endeavor e da UniSol.

A premiação deste ano registrou recorde de inscrições: 23.893 projetos de universitários de graduação e pós-graduação, professores, pesquisadores e gestores de mais de 900 instituições de ensino superior, apontando crescimento de 20% em relação a 2014.

A Faculdade de Medicina do ABC participou da premiação com aproximadamente 200 projetos inscritos. “A Fundação do ABC, através da Faculdade de Medicina do ABC, dará tratamento especial em 2016 ao Prêmio Santander Universidades. É extremamente importante que nossos alunos e professores participem em peso dessa iniciativa, que garante visibilidade aos projetos da instituição e à nossa produção científica”, afirmou o presidente da FUABC, Dr. Marco Antonio Santos Silva.