Fundação do ABC renova contrato com Estado para gestão do Emílio Ribas II, no Guarujá

Publicado em: 27/05/2019

Após processo de concorrência pública, Fundação do ABC e Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo vão renovar o contrato de gestão do Instituto de Infectologia Emílio Ribas II – Baixada Santista, no Guarujá, por mais cinco anos. O resultado do processo 31056/2019 foi publicado dia 25 de maio no Diário Oficial do Estado. Essa foi a primeira renovação contratual entre as partes. A unidade é gerida pela FUABC, em parceria com o Governo do Estado, desde julho de 2014.

O ERII é um hospital estadual especializado no atendimento de doenças infecciosas e parasitárias. O equipamento funciona 24 horas por dia, ininterruptamente, e conta com total de 46 leitos – 33 de enfermaria e 13 de Terapia Intensiva (UTI).

A renovação contratual garante a continuidade do trabalho de excelência desenvolvido na unidade nos últimos cinco anos. Entre 2015 e 2018 foram realizados 357 mil exames, 918 sessões de diálise, além de 3.065 internações.

A unidade recebe pacientes encaminhados de hospitais dos nove municípios que integram a Baixada Santista para o cuidado de diferentes doenças infectocontagiosas, entre as principais HIV/Aids, tuberculose, leptospirose, meningites meningocócicas, complicações por gripe e hepatites. No verão, uma das maiores preocupações é a dengue.

O Emílio Ribas II conta com cerca de 200 colaboradores. Além do atendimento médico e de enfermagem, também estão disponíveis exames laboratoriais e de imagem, como raio X, ultrassonografia e endoscopia. Os pacientes são atendidos mediante encaminhamento coordenado pela Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde (CROSS), do Governo do Estado.