Hospital Bertioga elege novos membros da CIPA

Publicado em: 25/07/2014

O Hospital Bertioga – Fundação do ABC elegeu nova Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) – mandato 2014/2015. O processo contou com 10 candidatos – sendo que quatro foram eleitos titulares para representar os colaboradores. A eleição teve mais de 65% de adesão dos funcionários, com votações em 25 e 26 de junho. A apuração ocorreu dia 27.

O primeiro lugar ficou com a enfermeira Marlene Fernandes Couto, eleita com 47 dos 207 votos válidos. O segundo titular é a enfermeira Ana Paula Martins, coordenadora do Samu. O representante da manutenção, João Justino da Cruz, ficou em terceiro lugar, enquanto a coordenadora de Gestão da Informação, Tania Zampa Mancinni, classificou-se na quarta vaga de titular. Os postos de suplente foram preenchidos por Denise Jardim Dias, Carlos Roberto Caldas, Meire Romilda Chedid e Lays Batista dos Santos.

A CIPA é regida pela Norma Regulamentadora Nº 5 (NR-5) da Portaria 3.214/78 do Ministério do Trabalho e Emprego. Tem como objetivo principal a redução de acidentes de trabalho e de doenças contraídas nesse ambiente.

Os novos membros da CIPA do Hospital Bertioga participarão de curso de Prevenção de Acidentes no Trabalho, que será realizado pelo SESMT – Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho. O treinamento abordará temas como “NR-5, “O que é CIPA”, “Legislação”, “Acidente de Trabalho”, “Conceito Legal e Previdenciário”, “Comunicação de Acidente do Trabalho à CAT” e “Equipamento de Proteção Individual – EPI”.

Conforme orientações do Ministério do Trabalho, a administração do Hospital Bertioga indicará mais quatro profissionais que, juntamente com os eleitos, deverão planejar ações de prevenção de acidentes e doenças decorrentes do exercício profissional, de modo a tornar compatível o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.