Medicina ABC organiza 1º Simpósio de Geriatria e Gerontologia

Publicado em: 10/05/2019

O Centro Universitário Saúde ABC / Faculdade de Medicina do ABC organiza nos dias 10 e 11 de junho o 1º Simpósio de Geriatria e Gerontologia do ABC, a ser realizado no Anfiteatro Dr. David Uip. No primeiro dia o evento terá início às 18h, e no dia seguinte às 18h30. A ação é promovida pela Sociedade Acadêmica de Geriatria e Gerontologia da FMABC em parceria com a Liga Acadêmica de Geriatria e Gerontologia da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS).

O simpósio tem como objetivo promover o debate sobre a geriatria e a gerontologia nas universidades e no Grande ABC, além de buscar ampliar a visibilidade dos temas no meio acadêmico. “O contato que temos com essas disciplinas durante a formação nos cursos de saúde é mínimo. A população idosa brasileira vai triplicar até 2050 e o Brasil ainda não está preparado para lidar com todo esse contingente. É necessário falar sobre a saúde física, emocional, espiritual e social dos idosos. Enquanto profissionais de saúde em formação, devemos nos preparar para essa alteração populacional que já está ocorrendo”, disse uma das presidentes das ligas de Geriatria da FMABC, Rafaela Oliveira de Sousa, mentora da ideia do simpósio junto à aluna Carolina Constantini, da USCS.

A abertura do evento será feita pelo professor titular de Geriatria da FMABC e presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), Dr. Marcelo Valente, que falará sobre o Alzheimer – doença progressiva comum em idosos e que compromete memória e funções cognitivas. Durante a programação também haverá palestras sobre cuidadores, cuidados paliativos, solidão, síndromes geriátricas, reabilitação e atendimento multidisciplinar.

O simpósio é destinado a alunos e profissionais da área da saúde. A inscrição custa R$ 25 e deve ser feita pelo link: https://www.eventbrite.com.br/e/1o-simposio-de-geriatria-e-gerontologia-do-abc-tickets-61603269036.