Pacientes do Grande ABC ganharão ‘Associação de Apoio à Dermatite Atópica’

Publicado em: 26/08/2016

Especialistas do Ambulatório Multidisciplinar de Dermatite Atópica da Faculdade de Medicina do ABC (AMDA-FMABC) programaram para 27 de agosto (sábado), das 10h às 12h, a primeira reunião da Associação de Apoio à Dermatite Atópica do ABC, a AADA-ABC. O encontro com entrada gratuita marcará o início dos trabalhos da entidade regional, cujo objetivo é aproximar pacientes, familiares e profissionais de saúde, facilitando a troca de experiências e contribuindo na divulgação de informações sobre tratamento e controle da doença. Também neste mês de agosto foi inaugurada a página online da AADA-ABC no Facebook (Fanpage).

Susana Machado Passeti, Maria Amélia Frias, Roberta Jardim Criado, Lucia Mioko Ito e Cristina Laczynski

Susana Machado Passeti, Maria Amélia Frias, Roberta Jardim Criado, Lucia Mioko Ito e Cristina Laczynski

“Hoje temos muitos pacientes em tratamento na Faculdade de Medicina do ABC e que precisam se deslocar até a Capital para participar das reuniões da AADA de São Paulo. Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre também já criaram suas associações de apoio e entendemos que chegou o momento dos pacientes do Grande ABC também contarem com esse diferencial”, explica a professora da disciplina de Dermatologia da FMABC, Dra. Cristina Laczynski, que acrescenta: “Recentemente estivemos em visita à AADA-SP e buscamos orientações sobre como conduzir os trabalhos no ABC. A ideia é seguir modelo semelhante de atuação, com reuniões mensais, sempre aos sábados, mas facilitar o acesso com encontros na própria faculdade de medicina, que é o local onde esses pacientes passam periodicamente em atendimento”.

O primeiro encontro da AADA-ABC ocorrerá no prédio da Dermatologia/Estética da Faculdade de Medicina do ABC, em Santo André (Av. Príncipe de Gales, 821), e contará com presença do Dr. Roberto Takaoka, responsável pelo Ambulatório de Dermatite Atópica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e fundador da AADA-SP, a primeira do gênero no país. A partir de então, as reuniões da AADA-ABC ocorrerão mensalmente, sempre no último sábado do mês – com exceção de dezembro, quando o evento será antecipado para o dia 10.

REFERÊNCIA REGIONAL

O Ambulatório Multidisciplinar de Dermatite Atópica da FMABC foi criado em abril de 2015 e hoje conta com cerca de 100 pacientes cadastrados. Os atendimentos são gratuitos, via Sistema Único de Saúde (SUS), e ocorrem todas as quartas-feiras, das 8h às 12h. São aproximadamente 60 consultas mensais, cujo agendamento é diretamente no município de origem do paciente, através das Unidades Básicas de Saúde (UBSs). A assistência abrange as áreas de Dermatologia, Psicologia, Pediatria e Alergia.

“A criação da AADA-ABC e o início das reuniões também contribuirá para a divulgação do ambulatório. É importante que todas as UBSs, das sete cidades da região, conheçam o serviço e sempre que tiverem pacientes com suspeita de dermatite atópica encaminhem para avaliação especializada na Medicina ABC”, reforça a Dra. Cristina Laczynski, que coordena o ambulatório da FMABC ao lado das doutoras Lucia Mioko Ito, Roberta Jardim Criado e Susana Machado Passeti, além da psicóloga Maria Amélia Frias.

DERMATITE ATÓPICA

A dermatite atópica é uma doença dermatológica comum na infância, que pode se iniciar aos três meses de idade. Tem grande impacto na vida das crianças e de suas famílias, principalmente pelo aspecto das lesões de pele e pela coceira, que pode ser intensa e, muitas vezes, alterar o sono e comprometer a qualidade de vida.

O sinal mais importante da dermatite atópica é o ressecamento da pele, que pode ser acompanhado por de descamação e vermelhidão, podendo evoluir para o envolvimento de toda a pele, com repercussões em todo organismo. “Fatores ambientais, como a poluição e o tempo muito seco, podem agravar a dermatite atópica. Infecções também podem acontecer, muitas vezes ocasionadas ao coçar a pele e por escoriações”, completa Dra. Cristina Laczynski.

São fundamentais o uso de hidratantes e o acompanhamento periódico com dermatologista, que oferecerá aos pacientes os tratamentos adequados para cuidar e controlar a dermatite atópica.