Santo André inaugura UPA Perimetral com padrão Qualisaúde

Publicado em: 03/05/2019

Fechada na gestão anterior, unidade foi modernizada e tem capacidade para realizar 15 mil atendimentos por mês

 

Estrutura possui 21 leitos, cinco consultórios médicos e duas salas de classificação de risco – Foto: Alex Cavanha/PSA

A Prefeitura de Santo André entregou dia 27 de abril mais um equipamento de saúde modernizado com o padrão Qualisaúde. A UPA Perimetral, antigamente chamada de UPA Centro, foi fechada na gestão anterior e teve as obras retomadas pela atual administração em julho do ano passado. O atendimento à população teve início no dia 30 de abril.

O funcionamento da unidade vai representar importante papel de suporte ao Centro Hospitalar Municipal Dr. Newton da Costa Brandão, localizado na mesma região. A estrutura física da UPA, modernizada de acordo com conceitos atuais de conforto e acessibilidade, é composta por recepção, farmácia 24h, três salas de espera, cinco consultórios médicos (sendo três de clínica médica adulto e dois de pediatria), duas salas de classificação de risco e 21 leitos, sendo sete da sala vermelha, dez da sala amarela, dois de pediatria e dois isolamentos.

“É uma outra realidade da saúde pública que a gente começa a construir em Santo André. Essa unidade foi fechada por falta de planejamento, sem nenhuma justificativa, e estamos consertando. Essa UPA tem posicionamento estratégico na rede, contribuindo para que o CHM volte a ser referência. Uma unidade totalmente informatizada e de primeiríssima qualidade”, ressaltou o prefeito Paulo Serra.

A UPA Perimetral será habilitada como porte 2 e fará média de 15 mil atendimentos ao mês. Para enquadrar a unidade ao padrão do Qualisaúde, a Prefeitura realizou investimento de aproximadamente R$ 1,9 milhão.

O equipamento conta com uma ala de medicação e inalação pediátrica, separada da ala adulta, totalmente personalizada, com o objetivo de garantir atendimento humanizado e acolhedor. Um dos grandes diferenciais desta UPA é a implantação de uma base descentralizada do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), que garantirá melhora no tempo de resposta dos atendimentos de chamada nas imediações da região.

“O sistema de saúde de Santo André há muito tempo não tinha investimento e nem passava por processo de modernização. Estamos construindo um SUS forte, que vai orgulhar cada cidadão de Santo André, em um processo que está sendo liderado pelo prefeito Paulo Serra”, afirmou o secretário de Saúde, Marcio Chaves.

A dona de casa Maria Lima mora perto da nova UPA Perimetral e foi prestigiar com alegria a inauguração da unidade. “Acompanhei cada passo das obras dessa unidade e fico muito feliz pela abertura. Perdi meu plano de saúde recentemente e fico tranquila em saber que posso contar com um serviço de qualidade caso precise”, comentou.

QUALISAÚDE

A inauguração da UPA Perimetral marca mais um importante avanço do Qualisaúde, programa que está modernizando a rede de saúde pública em Santo André. Esta foi a segunda unidade inaugurada neste ano. Em março foi entregue à população a Policlínica e Clínica da Família Humaitá.

No ano passado, a Prefeitura inaugurou a UPA Bangu, UPA Jardim Santo André, Clínica da Família Jardim Cipreste, Policlínica Campestre, Policlínica Jardim Bom Pastor, Centro Médico de Especialidades Xavier de Toledo, Policlínica Parque Novo Oratório, Centro Médico de Especialidades Referência em Infectologia, Centro de Distribuição de Medicamentos, Centro de Diagnósticos do CHM e o Complexo Regulador Municipal, responsável pela gestão das vagas por consultas e exames da rede.