São Bernardo é pioneira na oferta de mamografias com carreta própria

Publicado em: 17/10/2019

Novo equipamento ofertará 1.500 exames por mês de forma itinerante

 

Foto: Gabriel Inamine/PMSBC

A Prefeitura de São Bernardo iniciou dia 14 de outubro o serviço de exame de mamografia em suas unidades de Saúde. A iniciativa, pioneira em todo o Grande ABC, foi inaugurada pelo prefeito Orlando Morando, acompanhado do secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple Sobrinho, do vice-prefeito e secretário de Serviços Urbanos, Marcelo Lima, de vereadores da base aliada e da população local.

A Unidade Móvel de Mamografia – “Amiga do Peito” – é mais uma ação alinhada ao calendário do Outubro Rosa e foi viabilizada após assinatura de contrato de um ano para utilização da carreta. “Estamos trabalhando com a prerrogativa de que a prevenção é o melhor remédio, assim como o diagnóstico precoce da doença. Com a instalação do novo equipamento, nossa cidade passa a ofertar 4.000 mamografias por mês. Na unidade itinerante serão 1.500 exames por mês”, explicou o prefeito Orlando Morando.

O equipamento está instalado na UPA União, na região do Grande Alvarenga, que concentra o maior número de pedidos do exame. Ao longo do ano, a cada 15 dias, todos os bairros receberão o novo equipamento, de acordo com a demanda. Os atendimentos serão feitos por agendamento, das 8h às 17h, e por livre demanda para mulheres entre 50 e 69 anos. O resultado do exame fica disponível na UBS de origem da paciente em até 20 dias. Os casos de urgência/emergência terão seus resultados disponibilizados em até 24 horas para maior agilidade no atendimento do paciente.

“A partir dos 40 anos, todas as mulheres devem fazer a mamografia uma vez ao ano, como prevenção, assim como demais exames ginecológicos. Percebendo alguma alteração na pele da mama, no formato, alguma saliência, em qualquer idade, a mulher deve procurar uma UBS para o correto diagnóstico. O câncer de mama é curável na maioria dos casos, quando descoberto de forma inicial”, ressaltou o secretário Dr. Geraldo Reple.

O valor do novo serviço investido pela Prefeitura de São Bernardo será de aproximadamente R$ 800 mil por ano. Cada exame custará R$ 45, obedecendo a tabela SUS.